Carnaval é feriado? A história da festa brasileira
Tem algo mais brasileiro do que o Carnaval? Uma das principais festas populares do Brasil está prestes a acontecer – mas você sabia que o surgimento da data não foi uma invenção necessariamente brasileira?
Mas, antes de contar para você sobre a origem do carnaval, você deve sempre se perguntar se o carnaval é feriado ou não, certo?
A seguir vamos explicar um pouco mais sobre essa data tão esperada por muitos brasileiros, seja para pular carnaval ou para viajar e descansar.
Carnaval é feriado ou não?
É importante ressaltar que o carnaval não é um feriado nacional e nem todos os municípios ou estados consideram essa data como feriado.
É comum ouvir dizer que a terça de carnaval é feriado, mas segundo a lei, a terça de carnaval não é feriado nacional, alguns estados e cidades decretam feriado ou ponto facultativo nesta data.
Mas afinal, que dia é feriado de carnaval?
Existem muitas diferenças na forma que o carnaval é tratado em algumas cidades, justamente por não ser um feriado nacional.
Um bom exemplo, é que o carnaval é feriado no Rio de Janeiro, já em Belo Horizonte e São Paulo, é considerado ponto facultativo.
Dessa forma, cada empresa deve verificar o calendário municipal para descobrir se a terça de carnaval é feriado ou não.
Já na quarta-feira de cinzas, o ponto facultativo é válido até às 14h. Assim, como ocorrem muitos programas durante o carnaval é importante se planejar com antecedência para você curtir essa data da melhor forma.
A origem do Carnaval
Segundo a revista “Superinteressante”, o Carnaval é feriado porque a sua origem remonta à Antiguidade Clássica. Historiadores constataram que a festa como conhecemos hoje é, na verdade, uma herança de costumes dos povos egípcios, hebreus, gregos e romanos.
Antigamente, esses povos celebravam o sucesso de grandes colheitas com festejos pagãos que louvavam as divindades. Naquele tempo, as escolas eram fechadas, os escravos liberados e o povo saia às ruas para dançar e comemorar os bons resultados.
Já naquela época, os “carrum navalis”, expressão que pode ser traduzida como “carros navais”, já roubavam a cena como aquilo que atualmente conhecemos como carros alegóricos.
No passado, as estruturas semelhantes a navios carregavam homens e mulheres nus, tradição que se manteve nos desfiles até hoje. Alguns pesquisadores, inclusive, enxergam na palavra “carro naval” a origem do “carnaval”.
Mas para a maior parte dos historiadores, o nome vem de outra expressão: “carnem levare”, que significa “retirar ou ficar livre da carne”. Na Idade Média, as festas pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica como forma de marcar os últimos dias de “liberdade” antes das restrições impostas pelo período da quaresma, que proíbe o consumo de carne.
A tradição logo foi se espalhando pelos países católicos e ganhando diferentes versões.
No Brasil, o Carnaval é feriado porque herdou costumes de Portugal, como o “entrudo”, uma folia que popularizou as brincadeiras com água no século XVII. Naquele tempo, a festa ainda não tinha música e nem dança. As “guerras de água” eram a principal atração entre os foliões.
As marchinhas de carnaval
Eternizadas nas vozes de Mário Lago, Carmen Miranda, as marchinhas de Carnaval começaram a dar o ritmo da festa entre as décadas de 1930 e 1950. Mas a primeira canção criada especialmente para a folia nasceu bem antes.
Em 1899, Chiquinha Gonzaga escreveu a música “Ó Abre Alas”, considerada a primeira marchinha de carnaval da história. Depois dela, vieram criações icônicas como “Mamãe eu quero”, de Jararaca e Vicente Paiva, “Aurora”, de Mário Lago e “Cachaça”, de Mirabeau Pinheiro, Lúcio de Castro e Heber Lobato.
Os blocos de carnaval
Os primeiros blocos de Carnaval surgiram nas ruas no início do século XIX. De acordo com os historiadores, o primeiro que se teve notícia foi o Zé Pereira, criado pelo sapateiro português José Nogueira de Azevedo Prates em 1846.
Naquele ano, ele saiu pelas ruas do Rio de Janeiro ao som de um estrondoso bumbo. A folia chamou a atenção de quem passava pelo local e aglomerou uma multidão.
Com o passar dos anos, os blocos foram se popularizando de norte a sul do País e hoje são a principal atração do carnaval. Qual o seu preferido?
Já que Carnaval é feriado, que tal entrar no clima da festa? Escute a nossa playlist!
Já baixou o app Westwing? Baixe o app e tenha acesso a promoções incríveis e tendências para deixar a decoração da sua casa perfeita.