O marmorite é um material usado como revestimento de pisos, paredes e bancadas que tem um efeito estético único, graças à mistura de fragmentos de mármore.
Yass Gray é a opção perfeita para ambientes internos arrojados (Projeto: Portobello S.A.)
Foi muito utilizado na década de 1940, tornando-se um clássico da decoração. Nos últimos tempos, esta tendência voltou com força total, passando por releituras que trazem novas propostas.
Compre agora com até 70% off:
Quer dar mais vida para os ambientes? Então, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o material!
O que é marmorite?
Presente em casas e apartamentos de diferentes estilos decorativos, o marmorite tem um apelo singular. Isso porque o material é o resultado de uma mistura de pó e pedacinhos de mármore de uma ou várias cores, que resulta em um visual estiloso.
Ele pode ser aplicado sobre pisos, paredes, bancadas e diversas peças de mobiliário. E, assim como outros revestimentos irreverentes, deixa as superfícies chamativas.
Essa versatilidade de aplicações tem a ver com a sua funcionalidade, já que se trata de um material bastante resistente. Diferentemente do mármore tradicional, o marmorite é menos suscetível a desgastes e manchas, além de ter um custo menor e uma aparência mais moderna.
É possível encontrar no mercado uma grande variedade de revestimentos desse tipo, com pedacinhos de diferentes tamanhos e cores. Alguns são neutros e discretos; outros são coloridos e chamativos.
Assim, na hora de escolher a melhor opção, é importante avaliar o conjunto da decoração para garantir a plena harmonia.
Qual é a diferença entre marmorite, granilite e terrazzo?
Além do marmorite, talvez você já tenha ouvido falar de granilite e terrazzo, que são termos usados muitas vezes como sinônimos.
Apesar de a estética ser parecida, existem algumas diferenças entre eles. No marmorite, a única pedra adicionada à mistura é o mármore. Já o granilite e o terrazzo podem ser formados por uma variedade de pedras, como mármore, granito e quartzo.
Ou seja, os dois últimos são o mesmo tipo de revestimento e têm um valor mais acessível, sendo ótimos para aplicar em ambientes maiores.
Quais são os revestimentos da Portobello que reproduzem estes materiais?
Diante da complexidade de fabricação de marmorites, granilites e terrazzos, o mercado de revestimentos cerâmicos criou alternativas mais práticas para quem quer aderir a esta tendência.
Beats
Um ótimo exemplo é a linha Beats, da Portobello, que conta com revestimentos que reproduzem o efeito do terrazzo com uma estética atualizada.
Trata-se de uma superfície com fragmentos grandes e cores neutras, tudo sobre um fundo quente que garante contemporaneidade.
A coleção é composta por três produtos — Ash, Bone e Sage —, todos disponíveis no formato 90×90 cm e com acabamento natural. Beats Ash também está disponível no acabamento EXT, para ser usado em áreas externas.
Yass
A linha Yass, da Portobello, também faz uma releitura do terrazzo, que há séculos reveste a arquitetura de Veneza.
Este porcelanato tem um toque despretensioso, arrojado e trendy, pois a intensidade dos fragmentos repagina a proposta original.
São três cores, Gray, Nude e Off White, sendo que todas estão disponíveis no formato 90×90 cm e com acabamento natural.
Gray e Nude ainda contam com versões em acabamento EXT. O que não faltam são alternativas acessíveis para quem deseja conferir personalidade a pisos, paredes e móveis de ambientes internos, além de áreas externas e fachadas.
Quer conhecer outras tendências? Acesse o Archtrends e mergulhe no universo da arquitetura, do design e da decoração!