Fonte: Pexels
Compre agora com até 70% off:
Consumo consciente, descarte de resíduos e economia de energia e água estão entre as atitudes que você pode tomar desde já para fazer a sua parte
Viver de forma sustentável é algo muito possível e está ao alcance de qualquer pessoa que esteja disposta a inserir mudanças de hábito muito sutis no dia a dia – mas que, quando feitas de forma coletiva, formam uma reação em cadeia que pode gerar impactos positivos em todo o planeta. Neste artigo, trazemos várias dicas sustentáveis para você aplicar no seu cotidiano e fazer a sua parte pelas próximas gerações.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito que diz respeito a diversos tipos de ações que visam o suprimento das necessidades das pessoas de uma forma equilibrada, preservando os recursos naturais do planeta, cada vez mais escassos.
Vamos fazer um paralelo, aqui, com a relação entre um locador e um locatário no aluguel de um imóvel, por exemplo. O dono de uma casa ou um apartamento disponibiliza a sua propriedade para que um inquilino possa morar. E existe toda uma legislação, a Lei do Inquilinato, que regula essa relação, para que ela aconteça da melhor forma possível, sem prejuízo para ambas as partes.
O morador de uma casa ou um apartamento alugado tem o dever, pela lei, de preservar aquela propriedade, uma vez que está ali de forma temporária. Pois funciona da mesma forma com o Planeta Terra, que é o “imóvel” onde nós, os seres humanos “inquilinos”, moramos por algum tempo.
A sustentabilidade, portanto, é algo que deveria ser encarado como a Lei do Inquilinato da humanidade.
Consuma menos e de forma mais consciente
Você já parou para pensar em todo o lixo que a sua casa produz e qual é o destino dele? Não é possível falar em sustentabilidade sem uma reflexão completa sobre tudo o que jogamos fora. Para isso, é preciso começar pensando que o descarte é o fim de um processo que começa justamente com o consumo. E que esse consumo precisa ser o mais consciente possível, visando justamente uma maior sustentabilidade.
Especialmente na alimentação, ao optar por aumentar o seu consumo de produtos naturais como legumes, verduras e frutas – de preferência comprados em feiras orgânicas – além de ajudar pequenos produtores, você deixa menos espaço na sua dieta para os produtos industrializados, que costumam vir em embalagens nada sustentáveis, como plástico. E, vamos combinar, ainda faz bem para a sua saúde!
Dicas sustentáveis relacionadas ao consumo:
- Ao comprar qualquer produto, desde um prego até um carro, procure refletir se realmente precisa dele;
- Dê preferência a produtos feitos por empresas reconhecidamente sustentáveis. Pesquise sobre as marcas que você consome e as que gostaria de comprar;
- No caso dos alimentos, leve em consideração a validade dos produtos, pois jogar fora comida vencida não é nada sustentável;
- Evite estocar alimentos planejando-se para ir ao mercado semanalmente. Dessa forma, você compra as coisas mais de acordo com a sua necessidade e diminui bastante o desperdício;
- Compre produtos com embalagens retornáveis ou que possam ser reaproveitadas;
- Diminua ao máximo ou, de preferência, elimine o uso de produtos descartáveis. Ações simples, como optar por um jogo de canudos de inox, por exemplo, em vez daqueles feitos de plástico, já ajudam.
Como descartar o lixo?
A maioria das grandes cidades possuem caminhões de coleta seletiva de lixo. Procure se informar sobre isso junto à Prefeitura do seu município. Se a sua cidade não oferece essa opção de coleta, uma boa alternativa é procurar uma cooperativa de reciclagem.
Ao separar o “lixo orgânico”, formado por restos de comida, do chamado “lixo seco” – composto de vidros, plásticos, metais e papéis –, você já dá uma boa direcionada no destino desses resíduos.
Dicas sustentáveis: descarte especial
Mas uma coisa importante e que deve sempre ser levada em consideração é que alguns resíduos não podem, de forma alguma, ser descartados no lixo normal. Entre eles estão:
- Pilhas e baterias: itens que contaminam solos e devem ser levados a postos de coletas especializados;
- Aparelhos eletrônicos: são itens que podem ser reutilizados, se não em sua integridade, pelo menos suas peças. Justamente por isso, há diversos serviços nas principais cidades do Brasil de coleta desse tipo de resíduo;
- Óleo de fritura usado: nunca jogue pelo ralo da pia da cozinha ou em vasos sanitários. Além de poluir o meio ambiente, você ainda pode prejudicar o encanamento da sua casa. Por isso, armazene o óleo usado em um recipiente limpo e com tampa – como uma garrafa PET ou de vidro – e leve a algum local de coleta seletiva. A maioria das grandes redes de supermercado hoje em dia têm compartimentos especiais para esse tipo de descarte;
- Medicamentos vencidos: são itens que podem contaminar o meio ambiente e causar sérios danos a pessoas e animais que possam vir a ter contato com o material descartado. O ideal é juntar os medicamentos vencidos e levar no posto de saúde mais próximo da sua casa, para que o descarte seja feito da forma adequada.
Reaproveitando resíduos orgânicos com a compostagem
Um dos destinos que você pode dar aos resíduos orgânicos é a compostagem: uma técnica de transformar restos de alimentos, como cascas de ovos e frutas, em adubo. Além disso, esse adubo pode ser usado para dar um up nas plantas da sua casa!
Dê um novo significado às embalagens
Reaproveite o máximo de materiais que puder, especialmente embalagens que possam encontrar outra finalidade no dia a dia da sua casa. O famoso pote de sorvete com feijão no congelador não deixa de ser uma forma de reutilização de um resíduo que poderia estar no lixo, mas ganhou outra função. E isso é reciclagem.
Use a energia elétrica de forma consciente e reduza seus gastos
Muito do que diz respeito à sustentabilidade gira em torno do consumo de energia elétrica. O ano de 2021, por exemplo, já está na história por ter registrado a maior crise hídrica em 90 anos, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Há nove décadas não se via níveis tão baixos em nossos reservatórios de água, por conta da falta de chuvas, o que prejudica a produção de energia das usinas hidrelétricas.
Por isso, separamos aqui algumas pequenas ações que você pode fazer diariamente para evitar o consumo desnecessário de energia elétrica:
Dicas sustentáveis: economia de luz
- Sempre apague as luzes de algum cômodo que não esteja sendo usado por alguém;
- Retire todos os eletrodomésticos da tomada após usá-los, inclusive os aparelhos eletroeletrônicos, pois aquela luzinha vermelha do stand-by representa um gasto silencioso que muitas pessoas não percebem;
- Faça o melhor proveito da iluminação natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia;
- Dê preferência para equipamentos e eletrodomésticos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Eles são mais eficientes e consomem menos;
- Troque as lâmpadas por modelos mais econômicos (esse tipo de equipamento também tem opções com o Selo Procel);
- Se você mora em uma casa, estude a possibilidade de instalar painéis solares de geração de energia.
Reduza seu consumo de água
A água é um dos pilares da vida no nosso planeta. E o desperdício desse bem precioso é algo que vai na direção oposta de qualquer prática sustentável. Há muitas ações que podemos fazer no dia a dia que, apesar de pequenas, quando feitas de uma forma coletiva, podem evitar que a água escoe pelos ralos à toa.
Dicas sustentáveis: economia de água
- Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, ensaboar as mãos e ao fazer a barba;
- Faça o mesmo ao se ensaboar no banho – e procure tomar banhos mais rápidos;
- Verifique se a válvula da descarga do seu vaso sanitário está regulada para evitar vazamentos;
- Não jogue lixo – como cotonetes ou fio dental – no vaso sanitário. Esses materiais podem causar entupimento e também vão poluir o meio ambiente;
- Verifique se as torneiras da sua casa estão pingando e faça a manutenção ou, se necessário, realize a troca;
- Antes de lavar a louça, raspe os restos de comida dos pratos e panelas e jogue no lixo orgânico;
- Ensaboe toda a louça e abra a torneira rapidamente apenas para fazer o enxágue de cada item;
- Use a máquina de lavar apenas quando tiver uma quantidade suficiente de roupas sujas para lavar tudo de uma vez. Evite usar o aparelho várias vezes para poucas quantidades;
- Reaproveite a água descartada pela máquina na lavagem das roupas para lavar a própria área de serviços ou outros cômodos como cozinha, quintal e banheiros.
Agora que você já conhece o básico de sustentabilidade, que tal começar a implementar esses hábitos no seu dia a dia? Com pequenas mudanças, já é possível garantir grandes diferenças!