"Elegância", "requinte" e "sofisticação". Essas são as palavras que sintetizam a presença do mármore escuro nas decorações.
O mármore escuro é um clássico, que traz muita sofisticação, como esse ambiente com Classic Marquinia (Projeto: Portobello S.A.)
O mármore escuro é um clássico, que traz muita sofisticação, como esse ambiente com Classic Marquinia (Projeto: Portobello S.A.) Em alta, esse material ajuda a transformar qualquer ambiente, pois pode ser usado desde as fachadas até os banheiros.
Compre agora com até 70% off:
Para quem deseja peças sustentáveis, práticas e versáteis, os porcelanatos que recriam esses mármores são as melhores opções.
Ficou interessado? Então, veja as informações que separamos!
Por que o mármore escuro é um clássico na decoração?
O mármore escuro é um clássico. Isso significa que ele nunca sai de moda. Portanto, ao optar por esse revestimento, sua decoração não ficará datada.
As cores mais fechadas deixam qualquer ambiente exclusivo. Além disso, eles são fáceis de coordenar com diferentes tonalidades e materiais, como madeira, vidro e aço.
Até mesmo os espaços pequenos podem investir nessa opção. Basta combinar o mármore escuro com outros revestimentos ou itens em tons claros e neutros, como a clássica combinação de preto e branco.
Por que dar preferência ao porcelanato que reproduz mármore escuro?
Na hora de escolher o seu revestimento, que tal investir em porcelanatos que recriam mármore escuro? São muitas as vantagens, como:
- diversidade de formatos e acabamentos, o que permite o uso das peças em fachadas, pisos, paredes, áreas externas, internas e até ambientes úmidos e molhados;
- possibilidade de encontrar produtos que interpretam mármores raros com custo mais acessível que as matérias-primas originais;
- resistente, uma vez que tem menos chances de riscos e manchas que os mármores, que são materiais porosos;
- sustentável, pois é extraído de jazidas de argila, que são superficiais e podem ser recuperadas;
- fácil de manter, bastando usar um pano úmido em água e detergente neutro.
Quais são os novos produtos Portobello que recriam mármore escuro e como usá-los?
A Portobello conta com várias novidades que interpretam de maneira fidedigna o mármore escuro, inclusive no formato de lastras.
Essas são superfícies contínuas em tamanhos superiores aos dos porcelanatos de grandes formatos. O resultado é uma reprodução ainda mais fiel, já que há poucas emendas.
Veja as linhas que você precisa conhecer.
Unique
A linha Unique reproduz mármores de personalidade, de diferentes partes do mundo, capazes de adicionar estilo a qualquer espaço.
Os produtos escuros presentes são:
- Nero Venato, no formato de petit lastra, em 90×180 cm, e também em 120×120 cm e 60×120 cm, todos com acabamento polido;
- Classic Marquinia, nos formatos de lastras 160×320 cm e 120×270 cm, ambos com acabamento polido;
- Black Supreme, na dimensão 60x120cm e em acabamento polido.
Mármore preto
Essas três opções recriam mármores com tons próximos ao preto. Por serem bem escuras, muitas pessoas têm dúvidas em como usá-las.
Na verdade, as cores mais fechadas são neutras, o que significa que podem ser combinadas com praticamente qualquer outra tonalidade e se encaixam em todos os estilos decorativos.
Por exemplo, uma ideia interessante é criar um banheiro totalmente revestido com mármore escuro, com o mesmo porcelanato em piso, parede e bancada.
Para garantir aconchego, inclua alguns detalhes em madeira, que traz calor.
As lareiras também são ótimas para a aplicação do porcelanato que recria o mármore escuro. Elas ficam muito imponentes e charmosas.
O restante da decoração pode contar com texturas mais delicadas e aconchegantes, para quebrar a rigidez.
Tem medo de usar o mármore escuro e ficar muito pesado? Brinque com cores suaves. Por exemplo, em um banheiro com louças brancas e um piso claro ou em uma cozinha com bancada e piso em tons claros.
As áreas externas também combinam com o mármore escuro — desde as fachadas até os espaços de lazer.
Nesse caso, a dica é combinar com materiais rústicos, como os porcelanatos que reproduzem cimentícios.
Você pode até mesmo montar um painel de porcelanato, dando destaque e criando um ponto focal para o ambiente.
Mármore marrom
Além desses, faz parte da linha Or de Cacau, um porcelanato marrom com veios dourados, recriando o clássico mármore espanhol.
Ele está disponível nos tamanhos: 90×180 cm (petit lastra), em acabamento polido; 120×120 cm, em acabamento natural; e 120×120 cm, em acabamento polido.
O porcelanato marmorizado marrom é fácil de combinar e cria um efeito lindíssimo. Afinal, essa tonalidade também é neutra, se harmonizando com qualquer material, cor e estilo decorativo.
São inúmeras as combinações que você pode fazer. Desde ambientes intensos, com revestimentos, metais e outros itens de decoração em tons fechados (como grafite e preto), até espaços suaves, com detalhes em nuances de branco, off-white, dourado ou bege-claro.
Para proporcionar ainda mais aconchego, vale a pena combinar Or de Cacau com madeira ou outros elementos naturais e rústicos, como os porcelanatos que reproduzem cimentícios.
É possível criar uma cozinha moderna com Or de Cacau em piso, bancada e detalhes na parede. A marcenaria pode ser escura, em preto.
Já um quarto aconchegante mescla detalhes em Or de Cacau no painel da cabeceira e tons suaves de branco, off-white e bege, que aproveitam a iluminação natural.
Timeless
Timeless é a linha da Portobello que recria os mármores atemporais.
Embora a maioria da coleção seja composta por porcelanatos com fundo claro e veios intensos, Mare D’Autunno quebra a regra com fundo acinzentado e veios claros.
São vários os formatos, inclusive de lastras, com opções nos tamanhos 120×278 cm e 90×180 cm, ambos com acabamento polido.
Além das lastras, estão disponíveis outras dimensões, como 120×120 cm (acabamento polido), 90×90 cm (acabamento natural e polido) e 60×120 cm (acabamento natural e polido).
Mármore cinza
Um mármore cinza, como o Mare D’Autunno, não é difícil de ser combinado. A cor é neutra e suave, permitindo a criação desde espaços monocromáticos até coloridos.
Se você deseja algo moderno, que tal um ambiente com várias tonalidades de cinza? O resultado é equilibrado. Brinque com as texturas para dar personalidade.
Outra possibilidade é combinar o mármore cinza com a madeira. Assim, você quebra a rigidez da cor, deixando os ambientes mais convidativos.
Aliás, os porcelanatos amadeirados podem ser usados até mesmo em espaços úmidos, como os banheiros.
Gostou de conhecer opções de uso do mármore escuro? Receba mais dicas bacanas e veja inúmeras inspirações para transformar a sua casa no Archtrends!