A arquitetura romana antiga é de grande importância para o mundo ocidental e sua influência pode ser vista ainda nos dias de hoje. Devido às suas semelhanças com o modelo grego, alguns pesquisadores agrupam ambos os estilos, denominando-os como arquitetura clássica. No entanto, a arquitetura romana tem características e avanços que vão muito além do usado nas construções da Grécia, resultado da longevidade e extensão do Império Romano.
A arquitetura romana é imponente e luxuosa.
A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões. Nunca antes uma civilização havia feito tanto para a arquitetura. Na Westwing você confere as melhores referencias históricas e atuais para compor a decoração da sua casa e ainda ficar por dentro dos principais movimentos e estilos arquitetônicos. Inspire-se!
Compre agora com até 70% off:
Arquitetura romana antiga
Por fazer parte de uma sociedade em constante expansão, a arquitetura romana começa a se desenvolver em II a.C.. Ela teve influência de muitas culturas antigas, em especial a grega e a etrusca.
Da Grécia, a arquitetura romana se apropriou de muitos traços, principalmente das concepções dos estilos jônico, dórico e coríntio, porém conseguiu imprimir suas próprias características com a criação das ordens toscana (um dórico mais simplificado) e compósita (que unia coríntio e jônico).
Com os etruscos, acredita-se que os romanos aprenderam a construir pontes, fortificações, arcos, sistemas de drenagem e aquedutos. Porém, isso não é confirmado, pois as obras etruscas não sobreviveram a ação do tempo e de guerras.
A arquitetura romana refletia uma postura sóbria de seu povo e tinha função basicamente prática – ao contrário do que acontecia com os gregos – por isso a utilizaram para construir estradas, sistemas de fornecimento de água, banheiros e lavatórios públicos, além de blocos de prédio que chegavam a ter oito andares.
Além do caráter utilitário e funcional, muitas das obras mostravam o poder e status do Império Romano na época.
O incêndio de Roma em 64 d.C. teve grande impacto na arquitetura romana. Após o desastre, o imperador Nero ordenou que a reconstrução da cidade, e todas as obras seguintes, fossem feitas com concreto, e não mais barro e madeira, deixando os edifícios da capital muito mais sólidos e resistentes. O uso do concreto aumentou as possibilidades da construção civil e um grande número de prédios foram erguidos sem o uso de colunas.
Principais tipos de construções romanas
A partir da junção entre o estilo grego (sobretudo o uso de colunas) e etrusco (arcos e abóbodas), os romanos conseguiram criar uma arquitetura inovadora e diferenciada.
Conheça alguns dos principais tipos de construções desse povo:
Templos
Os templos eram espaços grandes, luxuosos e bem iluminados, em homenagem aos deuses. O mais conhecido é o Panteão, localizado em Roma. Ele possui oito pilares e arcos.
Teatros, anfiteatros e circos
Os circos, teatros e anfiteatros eram destinados ao entretenimento público. Ali aconteciam diversos eventos, como espetáculos, lutas de gladiadores e corridas de cavalo.
O mais conhecido é o Coliseu. O anfiteatro foi inspirado na arquitetura grega e seu grande diferencial é o formato semicircular.
Obras públicas
Como dito, a arquitetura romana era extremamente utilitária. Por isso, a construção de obras públicas destaca-se, como as estradas romanas, muitas das quais sobreviveram até os dias atuais.
Os aquedutos também são muito conhecidos. Eles levavam a água dos reservatórios para as cidades. Só no século III, Roma tinha 11 aquedutos e 800 quilômetros de curso.
Obras comemorativas
A arquitetura romana também exaltava o poder do Império. Por isso, eles sempre construíam monumentos comemorativos, como arcos triunfais que aclamavam vitórias militares.
Palácios e casa
Os palácios eram muito luxuosos, formados por espaços amplos e abobadados. Já as casas, chamadas domus, eram simétricas, espaçosas, com ambientes bem divididos e decoradas com afrescos e estuques.
Arquitetura românica: características
As principais características da arquitetura romana são:
- Luxo
- Grandiosidade
- Solidez das construções, capazes de resistir a ação do tempo
- Uso de arcos e abóbadas
- Simetria
- Espaços com grandes aberturas
Obras da arquitetura romana
Conheça obras e edifícios romanos que mudaram a história da arquitetura! Muitos existem até hoje, prova da solidez das construções feitas pelo povo da época.
Coliseu
Não dá para fazer sobre arquitetura romana sem citar o Coliseu. O anfiteatro possui 46 metros de altura e capacidade para 80 mil espectadores. Antigamente, ele era palco para jogos e lutas de gladiadores.
Panteão
O Panteão foi um templo dedicado aos deuses. Ele possui 43,4 metros de altura e a maior cúpula de concreto sem suporte do mundo.
Arco de Constantino
O arco de Constantino é o mais moderno construído na Roma Antiga. Ele foi feito em comemoração à vitória do imperador Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, em 312 d.C.. Feito com blocos de mármore, o arco possui 21 metros de altura e três grandes arcos.
Fórum romano
Era no Fórum onde aconteciam a vida pública, cultural e econômica em Roma. Ele era rodeado por edifícios públicos, e está localizado até hoje entre as colinas mais importantes da cidade.
Ponte do Gard
A ponte do Gard é um aqueduto com 49 metros de altura. Ela é considerada a antiga mais alta do mundo e a única com três andares ainda erguidos.
Arquitetura romana: inovações e legado
A arquitetura romana presenciou várias inovações que ainda são muito utilizadas hoje. Os romanos foram responsáveis pela invenção de uma espécie de cimento (base para o modelo que utilizamos hoje), do concreto armado e do ladrilho.
Assim como as construções atuais, os principais materiais utilizados na arquitetura romana eram a pedra cortada em blocos regulares, o tijolo de concreto, alvenaria, madeira, gesso, mármore e azulejos.
As abobadas também são uma construção romana e até hoje é possível encontra-las em algumas obras. Além disso, basílicas (edifícios construídos em praça pública) e aquedutos continuam sendo constantemente levantados, dependendo da necessidade. A arquitetura romana ainda deu origem ao teatro plano, muito utilizado hoje em salas de apresentação, faculdades, cinemas etc.
Alguns das principais obras da arquitetura romana são o Coliseu, o Palatino, os arcos de Constantino e de Tito, o Panteão e a Pont du Gard (na França). Viaje e inspire-se com essa arquitetura tão rica e influente para nós.
Continue na Westwing e saiba tudo sobre a arquitetura grega e a arquitetura no Brasil.
Saiba tudo sobre arquitetura e decoração com a Westwing
Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto.
E não para por aí: na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar sofisticada, funcional e estilosa!