Arquitetura grega: história e características

A arquitetura grega antiga é de grande importância para o mundo ocidental e sua influência pode ser vista ainda nos dias de hoje. Devido a sua assimilação ao modelo romano, alguns pesquisadores agrupam ambos os estilos denominando-os de arquitetura clássica. A época em que as obras arquitetônicas gregas mais se desenvolveram foi entre os séculos VII a.C. e IV a.C., concentrando-se principalmente no estilo das edificações religiosas, com grande rigor de dimensões.

Arquitetura grega: história e características | westwing.com.br

A arquitetura grega é reconhecida mundialmente até hoje. Fonte: Pexels

A arquitetura grega tem como princípios a racionalidade, a ordem, a beleza e a geometria, não sendo tão funcional quanto outros modelos antigos. O seu traço mais marcante é o uso de colunas, que podem ser divididas em três diferentes ordens características:  dórica, jônica e coríntia. Na Westwing você descobre as principais referências da arquitetura e da decoração moderna e se inspira para transformar a sua casa e, também, realizar viagens incríveis. Confira nossas novidades!

Compre agora com até 70% off:

Arte e arquitetura da Grécia antiga

A arquitetura grega está intimamente ligada a arte da região. Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, portanto se preocupavam em representar a natureza como ela realmente é e, para isso, foi fundamental o estudo de proporções e perspectiva, essenciais às obras arquitetônicas do período.

Arquitetura grega, templo da grécia antiga

A arquitetura grega é imponente. Fonte: Pexels

A arte e arquitetura grega muitas vezes se confundem, pois eram tratadas com os mesmos princípios e paixão. Tendo os templos e esculturas como suas principais manifestações, a arquitetura e a arte tinham como objetivo a procura da beleza, unidade e harmonia universais, unidas por uma filosofia que buscava a relação entre o homem e o divino, a origem do mundo e a vida e a morte. A arquitetura grega buscava unir de forma harmoniosa os conceitos de vida pública e vida religiosa.

Arquitetura nos templos gregos

Os templos gregos são os maiores exemplos da arquitetura clássica. Muito conhecidos, neles eram realizados cultos aos deuses e celebrações civis e esportivas.

Arquitetura grega, Parthenon

Os templos são as produções arquitetônicas gregas mais conhecidas. Fonte: Pexels

O principal objetivo da arquitetura grega era homenagear os deuses. Por isso, as construções eram grandes e imponentes, superando até mesmo outros monumentos da época.

Tudo era construído a partir de cálculos, proporções matemática e simetria, pois os gregos valorizavam a estética perfeita. Na época, utilizava-se mármore, madeira e calcário nas principais construções.

Mas, é claro que, além dos templos, outros espaços sofreram influência da arquitetura grega, como ágoras (praças públicas), estádios e teatros.

Quais são as arquiteturas gregas?

O culto aos deuses era tão comum que a arquitetura da Grécia antiga se destaca pelas edificações religiosas, como os templos. Mas, não só eles que fizeram da cultura grega um destaque mundial. Outras construções também são destaque, confira:

Acrópole grega

As acrópoles eram as antigas cidades gregas. Elas eram formadas por uma fortaleza no alto de uma colina, junto a construções na parte inferior. A mais conhecida, por exemplo, é Atenas.

 arquitetura grega acropole com vista para o pathernon e erecteion

Acrópole com vista para o Pathernon e Erecteion. Fonte: Unsplash

Bouleuterion

O bouleuterion era a sede do conselho. Ali, o orador ficava na parte inferior central, enquanto os outros conselheiros ficavam nos degraus ao redor.

 arquitetura grega bouleuterion

O bouleuterion era a sede do conselho e assembleia dos cidadãos.

Estádios gregos

A prática de exercícios físicos era um dos principais ensinamentos das escolas gregas, por isso os estádios eram usados para esportes.

 arquitetura grega estadio e palanque

No início, os participantes não precisavam ser profissionais. Fonte: Unsplash

Teatro

Os teatros também eram destaque na arquitetura grega. Eles tinham função cultural, religiosa e educacional. Ali, os cidadãos eram incitados a se questionarem sobre o homem, suas virtudes e vícios e o poder dos deuses.

arquitetura grega teatro

Os teatros tinham grandes arquibancadas. Fonte: Unsplash

Ágora grega

As ágoras foram as praças públicas da Grécia Antiga. Considerada “o coração da cidade”, nela aconteciam assembleias nas quais os gregos debatiam e votavam sobre justiça, obras públicas, leis e cultura. Além disso, a ágora também tinha caráter comercial, esportivo e religioso, já que os cidadãos podiam transitar livremente, fazer compras e declarar impostos.

 arquitetura grega agora grega

A ágora sempre ficava no ponto mais baixo da cidade. Fonte: Unsplash

Principais características da arquitetura grega

A arquitetura grega era baseada na matemática e na proporção áurea, de modo a garantir as dimensões e proporções corretas, além da simetria. As construções gregas tinham como principais características:

  • Monumentalidade
  • Perspectiva
  • Proporcionalidade
  • Colunas e pórticos imponentes
  • Simetria e harmonia
  • Equilíbrio e rigor das formas

Estilos da arquitetura grega

A arquitetura grega evoluiu a partir de influências das culturas micênica e mediterrânea. Um sistema de ordens definiu as proporções para todos os componentes arquitetônicos, de acordo com proporções matemáticas predefinidas. As unidades de medida se baseavam no diâmetro de uma coluna, com derivações para outros elementos.

Arquitetura grega, visão embaixo das colunas e foto da coluna ordem coríntia

A arquitetura grega teve três estilos distintos. Fonte: Pexels e Pinterest

Assim sendo, a arquitetura grega tinha no templo sua principal expressão e, na coluna, sua peculiaridade, como podemos ver por suas classificações:

Ordem dórica

Decoração do templo com ênfase na estrutura. O formato básico fundamenta-se na estrutura retangular de mármore, cercada por uma fileira dupla de colunas, com um pórtico na frente e outro atrás. Cada coluna grega era segmentada por tambores sobrepostos, com 20 canaletas ou entalhes verticais.

Ordem jônica

Templos mais delicados que os dóricos, utilizando motivos abstratos ou semi-abstratos para simbolizar a vida orgânica. As características que mais os identificam são os frisos que enfeitam a parte da frente e de trás dos prédios. Podiam ser projetados com dois andares, com pórticos para cada um e colunas de diferentes alturas.

Ordem coríntia

Surgiu durante o período helenístico, quando a arquitetura grega passa a usar ornamentos inspirados no acanto e outras plantas. Sua principal marca é o capitel das colunas moldado como um sino invertido cercado por folhas.

A maior marca da arquitetura grega pode ser vista ainda hoje em Atenas, a Acrópole coroada pelo Parthenon, que representa o apogeu da técnica e da beleza artísticas do período clássico da Grécia Antiga. Não resta dúvida que o templo foi o maior legado da arquitetura grega para o ocidente.

Gostou? Continue conosco e conheça outros símbolos gregos, como o olho grego. Além disso, confira novos estilos decorativos para o lar! Descubra tudo sobre a decoração minimalista e o estilo boho.

Westwing: tudo sobre decoração e arte

Gostou das dicas e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!

Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!