A arquitetura é a técnica de projetar uma edificação. Ou seja, a técnica de planejar cada detalhe, estrutural e artístico de uma edificação ou espaço em construção. Prédios, casas, hospitais, teatros, todas as edificações precisam de um arquiteto para planejá-las adequadamente.
Fonte: Unsplash
Quando se fala em história da arquitetura é possível reconhecer que a arquitetura é praticamente tão antiga quanto a origem do homem. Ela surgiu a partir da necessidade de criar e organizar os mais diversos ambientes onde o ser humano pudesse realizar suas atividades.
Compre agora com até 70% off:
Nesse sentido, a arquitetura não está ligada apenas à construção, mas também às finalidades e objetivos que devem ser contemplados quando se realiza um projeto. Por isso, diversos fatores podem influenciar, como o meio físico e social onde ele será aplicado, assim como os recursos e materiais disponíveis.
Por ser diferente a cada contexto histórico, social e físico é que a arquitetura se torna algo tão apaixonante e impressionante. Sendo assim, a variedade de suas formas e conceitos faz com que essa arte nunca se esgote. E para que você a conheça um pouco mais, a Westwing apresenta um material especial sobre essa técnica atemporal. Confira e inspire-se com toda a ousadia dessa arte!
Arquitetura Hostil
A arquitetura hostil, ou arquitetura defensiva, refere-se ao design de espaços públicos e privados que desencorajam seu uso para fins não intencionados, como dormir nas ruas ou skateboarding.
Elementos como bancos inclinados, superfícies irregulares, e pinos são empregados para impedir que as pessoas se sentem ou deitem, promovendo uma estética funcional que prioriza a segurança e a manutenção de certas normas sociais.
Arquitetura Gótica
Caracterizada por suas grandes abóbadas, arcos apontados, e um uso extensivo de vitrais, a arquitetura gótica floresceu na Europa durante a Idade Média.
Este estilo é famoso por enfatizar a verticalidade e a luz, com a Catedral de Notre-Dame em Paris sendo um exemplo emblemático. As estruturas góticas muitas vezes parecem alcançar o céu, com a finalidade de conectar o espiritual com o terreno.
Arquitetura Barroca
A arquitetura barroca emergiu no final do século XVI na Itália e é conhecida por sua extravagância decorativa e formas dramáticas.
Marcada por uma grande escala de construções, uso de colunas grandiosas, e fachadas complexas, essa abordagem visava impressionar e transmitir o poder da Igreja Católica. O Palácio de Versalhes, na França, exemplifica o opulento uso de detalhes ornamentais e espaciais do barroco.
Arquitetura Grega
Fundamentada nos princípios de ordem, simetria, e proporção, a arquitetura grega antiga é exemplificada por suas colunas estilizadas e frontões. Dividida em três estilos principais – dórico, jônico e coríntio – cada um com características distintas em suas colunas e capitéis.
O Partenon em Atenas, dedicado à deusa Atena, permanece como um dos mais proeminentes legados dessa tradição.
Arquitetura Moderna
Emergindo no século XX, a arquitetura moderna rompe com ornamentações excessivas em favor de uma simplicidade funcional e formas geométricas. Utiliza materiais como aço, vidro e concreto para criar estruturas que refletem a inovação industrial.
Exemplos notáveis incluem a Casa da Fazenda de Fallingwater de Frank Lloyd Wright e a Villa Savoye de Le Corbusier, que exemplificam o lema de que “a forma segue a função”.
Arquitetura Contemporânea
A arquitetura contemporânea tem o pluralismo como base, uma grande característica da pós-modernidade. Esse estilo de arquitetura é conhecido por aproveitar muito mais a luz natural na hora de criar as edificações, tendo com um grande objetivo a unificação do meio ambiente com a construção.
Esse estilo, então, une áreas verdes com urbanicidade. O resultado é edificações mais espaçosas, com mais vida e muito mais dinâmicas.
Arquitetura e urbanismo
Arquitetura e urbanismo é, na maioria das vezes, o nome que o curso de arquitetura carrega. Hoje, é uma das carreiras que se destaca no mercado e existem inúmeros cursos os quais os profissionais podem se inserir.
Neste curso, o estudante acessa a história da arquitetura, aprende os conceitos dessa técnica e como aplicá-la no dia a dia de trabalho. Ao final do curso, o arquiteto terá aprendido como criar espaços internos e externos nos mais diversos estilos de arquitetura.
Tudo Sobre Arquitetura: Faça uma Viagem Arquitetônica
O que não falta são lugares incríveis no mundo para apreciar uma boa arquitetura. A Westwing sugere um pequeno roteiro para você se encantar:
- Roma: aqui se concentram algumas das obras que mais influenciaram o mundo ocidental. O Coliseu, por exemplo, é um deles. Construído na Idade Média, ele é um anfiteatro com 48 metros de altura e que tinha capacidade para 50 mil pessoas. Ou seja, não há como um fã de arquitetura não ficar de boca aberta com sua imponência.
- Dubai: saindo do estilo antigo e clássico para o moderno e futuristo, Dubai é o roteiro perfeito para quem gosta de construções luxuosas e impactantes. Conhecer o Burj Khalifa é imperdível, já que é considerada a maior torre do mundo, com 828 metros de altura. Outro prédio extraordinário é o Burj Al-Arab, o único hotel sete estrelas do mundo, que possui 320 metros de altura e um formato de vela de barco.
- Petrópolis: para quem quer conhecer mais a arquitetura nacional, Petrópolis, no Rio de Janeiro, é fundamental. Nessa cidade são encontradas construções da época do Império no Brasil, como o Palácio de Cristal. Construído em 1884, sua beleza está na estrutura transparente e sustentação de metal, ferro e arame.
Nomes da Arquitetura Mundial
Se há tantos projetos de tirar o nosso fôlego é porque existem e existiram arquitetos que dedicaram uma vida inteira a isso, consagrando seus nomes na arquitetura mundial.
Como não relacionar a arquitetura brasileira a Oscar Niemeyer? Ele foi um dos maiores representantes da arquitetura moderna de nosso país. A presença de estruturas formais claras, a utilização de formas elementares e de um número de elementos limitados são alguns dos motivos para sua obra ser admirada não só aqui, mas no mundo como um todo.
Já Frank Lloyd Wright é considerado por muitos o maior arquiteto norte-americano. Seus projetos possuem formas orgânicas que se misturam com o ambiente, parecendo que faziam parte dele.
E seria injusto não citar Antonio Gaudí, que revolucionou a arquitetura na região da Catalunha, na Espanha. Sob influência gótica e utilizando cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria, ele compunha obras extremamente modernas. A mais famosa é o templo católico Sagrada Família, localizado em Barcelona.
Design de Interiores e Arquitetura
O design de interiores e a arquitetura costumam andar lado a lado. Cada um possui sua especificidade, mas ambos procuram atender a uma necessidade e gerar soluções de maneira inovadora, criativa e também sempre pensando em sua relação com o meio ambiente.
Não é à toa, portanto, que diversos arquitetos se aventuraram pelo design e projetaram peças inspiradoras. É o caso, por exemplo, de Arne Jacobsen, um dos maiores nomes da arquitetura e design mundial. As cadeiras planejadas por ele são, até hoje, uma das maiores referências nesse ramo, vistas como grandes ícones do design moderno.
Para conhecer outros detalhes sobre arquitetura, continue navegando pelo site da Westwing e descubra muito mais!
Westwing: bem mais que uma loja de decoração
Gostou das dicas sobre arquitetura e ainda não conhece a Westwing? Na WestwingNow você encontra tudo o que precisa para deixar toda a decoração do seu lar completamente sofisticada e receber os amigos com muita elegância!
Além disso, na Westwing você também pode aproveitar para conhecer o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online. Nele você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo com o auxílio de um expert by Westwing.
É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar a casa. Aproveite!