Makeover #2: O quarto do Miguel
Como transformar um quarto de bebê em um quarto de criança, que já é independente e cheia de energia? Pois foi esse o desafio do novo Makeover Westwing: uma mudança completa no cantinho do Miguel, filho da Consultora de Estilo Thais Farage. O resultado? Você confere aqui!
O Miguel tem dois anos e é uma criança ativa, que tem muita autonomia. Exatamente por isso a Thais precisava transformar o antigo quarto de bebê em um espaço em que ele se sentisse confortável para viver e brincar com liberdade. Para isso, foi desenvolvido um projeto que estimulasse o seu desenvolvimento nos próximos anos.
O projeto
O novo quarto do Miguel segue o conceito montessoriano, onde a criança tem a oportunidade de vivenciar o mundo a partir da sua própria visão e autonomia. Os produtos foram selecionados sob a curadoria da Diretora de Arte da Petit Retrô, Luca Schiller, expert no universo infantil e apaixonada pela estética escandinava.
Charme scandi
A cama do Miguel foi desenvolvida pela Muskinha Móveis e fica no chão. Ela estimula a independência da criança e tem grades laterais que são removíveis, podendo ser retiradas quando ele atingir uma idade segura. Além disso, ela apresenta também o formato de casinha, enquanto as almofadas e a roupa de cama aparecem em um mix de cores neutras e estampas geométricas ‘moderninhas’ – uma tendência muito forte no estilo escandinavo. Aliás, todo o quarto tem um charme lúdico, afinal também é um espaço para brincar. A cabaninha, que é removível, serve como um refúgio. Um cantinho seguro e acolhedor onde o Miguel pode explorar seu universo imaginário.
Outra necessidade era criar espaços para guardar os livros que mãe e filho tem o hábito de ler juntos toda noite. A solução foi distribuí-los pelas estantes, alguns na altura dele, outros apenas ao alcance da mãe. Ao lado da cama foi colocado também um criado mudo, para manter as coisas que ele mais precisa e gosta bem pertinho.
No chão, o tapete de lã traz outro tipo de estampa geométrica, além de permitir que a criança fique descalça e confortável. Na parede, os quadrinhos criam uma charmosa gallery wall. E para brincar, Miguel ganhou uma mesa com o tampo de giz. Prática, nela ele pode desenhar à vontade, sendo por outro lado muito simples de limpar.
Um objeto favorito? O Bubu: “O legal é que ele se apropria de duas funções. Você pode sentar, mas a peça também funciona como um bauzinho para guardar mais brinquedos. Afinal, num quarto de criança, não faltam coisas para a gente guardar”, destaca Ale.
Referências
A cor cinza, com um fundo azulado, foi usada como base para criar uma atmosfera relaxante. Os adesivos de bolinhas amarelas são, por sua vez, pontos de luz que trazem calor ao ambiente. Práticos, eles podem ser aplicados com a ajuda da criança, como em uma brincadeira de decorar, e são facilmente removidos sem a necessidade de pintar o espaço novamente.
O armário seguiu a mesma paleta, com o acabamento de puxadores amarelos. A cortina de algodão foi escolhida para proteger da luz, mas, ao mesmo tempo, proporcionar uma iluminação leve e agradável. À noite, três pontos de luz prevalecem, podendo ser regulados à medida que a criança vai se preparando para dormir – desligando primeiro a luz principal, depois o abajur e, por fim, as luzes de fada, que tem um brilho aconchegante.
Objetos de valor
O baú de madeira foi um presente da bisavó e Thais não queria deixa-lo de fora da reforma ou desfazer-se da peça. No fim, ele foi pintado na paleta do quarto, em um azul clarinho e decorado também com adesivos.
Gostou desta inspiração? Na nossa campanha especial de hoje você pode comprar todos estes e outros produtos.
Vídeos e imagens: Westwing