Feira de Milão 2015 – Móveis, design & trends
Intensidade criativa e aposta no monocromático; ousadia nas formas e clássicos reapresentados. Depois de visitar a Feira de Milão 2015 entre os dias 12 e 17 de abril, nossa Diretora de Estilo Alexandra Tobler fez um apanhado do que viu de mais interessante para compartilhar suas principais percepções.
A sensação principal foi a necessidade de reinvenção a partir de valores que devem, cada vez mais, ser resgatados. Ela analisa o momento:
“Vivemos uma época em que a explosão tecnológica gera a vontade de reviver valores do passado e, assim, reencontramos nós mesmos, captando a essência das coisas e não a beleza apenas pela beleza. Nesse cenário, o design precisa ir muito além da forma e função, cumprindo o seu papel de refletir os reais anseios e necessidades da sociedade.”
Veja agora os principais destaques que Alexandra separou da feira!
Os clássicos permanecem, a apresentação muda
“Mais do que nunca, percebi que os móveis foram expostos como obras de arte. Até os clássicos do design ganhavam um novo frescor e uma apresentação criativa. Da montagem das estantes aos vídeos informativos, o público teve a chance de conhecer os produtos de forma mais profunda.”
Tempo de experimentações
“Quando você trabalha um material de um jeito inédito, experimenta técnicas distintas ou cria com as novas tecnologias, a inovação da forma se torna uma consequência natural do processo e não a finalidade em si”, observa Alexandra.
A experimentação ficou evidente na Kartell que foi além do policarbonato e, em diversos móveis, procurou inovar com o material. Já a Moroso surpreendeu com a fusão de tramas coloridas.
Desenhando o hoje
O design produzido hoje muitas vezes é encarado como algo mais “frio e distante”. O estereótipo é quebrado facilmente com a Casamania que brincou com volumes, cores e formas para apresentar um conceito de mobiliário atual mais leve e lúdico. Na Cappellini a madeira crua e o metalizado se destacaram, assim como a combinação de conceitos do design moderno e contemporâneo.
Para todos os gostos, sem exceção
Quase 70% dos mais de 310 mil visitantes da Feira de Milão 2015 eram estrangeiros. A variedade do público foi representada pela mistura de referências estéticas. Do bizarro e eclético aos perfis mais comportadinhos, a semana ficou marcada pela diversidade de estilos. Tinha atrações para todos!