Conheça o trabalho do designer Edward van Vliet
Há 25 anos o designer holandês Edward van Vliet atua em projetos residenciais e hoteleiros aplicando todo o seu know-how e bom gosto. A Revista Westwing entrevistou essa mente criativa e mostra todas as suas ideias que fazem sucesso no mundo decorativo. Confira e inspire-se!
Como você descreveria o seu estilo?
“Meu estilo é definido por nove pontos: padronagens, misturas, natureza, culturas, tradição, materiais, cores, tesouros e luz. Todos essas peças-chave são descritas no meu livro Criando Mundos.”
No seu livro você diz que o leitor pode explorar diferentes mundos junto com você. O que isso significa?
“Você pode criar mundos diferentes que ultrapassem as definições de estilo escolhendo materiais especiais e misturando elementos. Para mim, a identidade de um projeto é muito importante e quero que todos possam criar seus próprios universos decorativos.”
O que faz o seu trabalho ser especial?
“Meu trabalho é buscar soluções e tornar cada uma delas única. Estou sempre à procura de novos rumos e possibilidades para me aperfeiçoar e atualizar. Isso é um processo contínuo e faz com que cada dia seja diferente.”
Qual item criado por você está mais ligado à sua casa? Por quê?
“Meu pufe Karma Coma da coleção Sushi que desenvolvi para a Moroso. Ele reflete meu estilo e ainda oferece todo o conforto que preciso.”
De qual projeto você mais se orgulha?
“Um deles é o projeto que eu fiz para a presidência holandesa encomendado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Eram quatro edifícios e o Museu Marítimo. Antes disso, fiz uma mesa redonda para 84 ministros e um tapete de 30 m². Tudo isso marcou a minha carreira.”
E o que você destacaria no seu projeto do Hotel Blooming?
“O Hotel Blooming é um hotel tanto para conferências, quanto para se hospedar com a família. A ideia era fazer com que as pessoas se sentissem em casa desde o momento em que entrassem nele. Pensando nisso, a natureza se tornou o destaque e desempenhou um papel importante do lado de dentro e de fora.”
Quais são as suas maiores inspirações?
“Minha maior inspiração é o mundo e tudo o que vejo ao meu redor. Quando viajo, gosto de conhecer novas culturas.”
Você é um apaixonado pela natureza, certo? Por quê?
“Acredito que a natureza é o maior mestre que podemos ter. Quando respeitamos ela, é possível sentir de volta uma sensação de gratidão. Gosto de trabalhar os materiais naturais justamente por isso.”
Como é uma decoração perfeita para você?
“O interior de uma casa deve transmitir intimidade e aconchego. Você não pode se sentir deslocado dentro do seu próprio lar. Por isso, sou um grande defensor de tudo o que pode oferecer a sensação de calor e acolhimento, como os têxteis, por exemplo.”
Que dica você daria para incluir estampas na decoração sem exagerar?
“Na hora de escolher as estampas para misturar lembre-se que elas devem seguir a mesma linguagem ou tema. Caso contrário, o resultado será uma atmosfera caótica.”
Quais as dicas de estilo que você daria para nossos sócios?
“Em termos de estilo, tudo é possível desde que os diferentes elementos juntos contem uma história. Eles têm de entrar em um relacionamento com o outro, uma sinergia, pois só assim conseguem reforçar a beleza um do outro.”