6 lugares para curtir as férias no Brasil
Ah, o verão! Chegou a hora de fazer as malas e aproveitar tudo de melhor que existe no Brasil: praias, sol e muitas belezas naturais para recarregar as energias. Se você ainda não decidiu o destino das férias desse ano, aqui você encontra um roteiro de viagem para todos os gostos – ideal para quem quer relaxar, conhecer novos lugares ou até se aventurar país afora. Confira nossas indicações:
1. Canoa Quebrada, Fortaleza
Localizada em Aracati, no Ceará, a praia de Canoa Quebrada atrai turistas por sua versatilidade. A antiga ilha de pescadores é um paraíso que reúne desde opções de lazer até atrações mais aventureiras, como um passeio radical pelas dunas. Falésias, um mar cristalino e areia avermelhada compõem um cenário encantador de tirar o fôlego.
“Seja para fazer um bate volta ou para ficar hospedado durante alguns dias, Canoa Quebrada é aquele destino que não pode ficar de fora da sua viagem a Fortaleza. Suas falésias coloridas, dunas enormes e o lindo mar tornam Canoa Quebrada um destino imperdível”, conta a blogueira Viviane Carneiro, que assina o blog “Vivi na Viagem”.
2. Barra de São Miguel, Alagoas
A cerca de 30 km da capital Maceió, a Barra de São Miguel é mais um dos refúgios paradisíacos do Nordeste. Com uma barreira de corais como atração, a praia se transforma em uma piscina natural gigante e extremamente relaxante. Quem busca por férias mais calminhas e um visual deslumbrante, essa é a pedida.
“Mar calmo, aquele verde incrível, infraestrutura hoteleira e gente pra lá de simpática compõem o cenário perfeito para dias deliciosos! Além de curtir o marzão e os bares da região, recomendamos o famoso passeio de lanchinha (que já fiz uma meia dúzia de vezes), inclusive pra quem está com crianças”, indica Cris Andrade, do blog “Viajante Comum”.
3. Bonito, Mato Grosso do Sul
Para os mais aventureiros, ter Bonito como destino pode ser um sinônimo para as férias dos sonhos. O lugar é recheado de atrações radicais que variam desde trilhas em grutas até banhos de cachoeiras e mergulho. As flutuações são os passeios mais requisitados pelos exploradores que buscam desbravar os rios cristalinos habitados por peixes nativos.
“Fazer uma trilha pelas cachoeiras da Estância Mimosa é uma das coisas mais legais para se fazer em Bonito. Esse circuito percorre 8 cachoeiras, que proporcionam diferentes experiências. O percurso é bem agradável, com trilhas suspensas e alguns mirantes. O roteiro é feito com o acompanhamento de um guia, o que ajuda tanto na locomoção como na indicação dos principais atrativos de cada cachoeira”, explica Fabio Pastorello, escritor do blog “Viagens Cinematográficas”.
4. Olímpia, São Paulo
Se o seu objetivo é ter uma viagem em família inesquecível, a dica é a cidade de Olímpia, no interior de São Paulo. A estância turística localizada a cerca de 430 km da capital paulista abriga fontes de água mineral naturalmente aquecidas pelas rochas submersas presentes na região. O local é um dos queridinhos entre os viajantes com filhos pequenos, pois reúne boas opções de lazer para crianças e várias atrações para os mais adultos, que também se divertem com as águas termais e os parques aquáticos.
“Além dos já disputados parques, Olímpia também conta com pesqueiros. Para quem quer relaxar, curtir com a família e os amigos, eles são uma boa pedida”, indica o casal Cynthia e Alvaro Sordi, do blog “Gordiando”.
5. Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco
A menos de 40 km de Recife, a região do Cabo de Santo Agostinho presenteia os visitantes com vistas paradisíacas e uma atmosfera bem vibrante. São nove praias que atraem os mais variados tipos de turistas: há opções para quem busca se aventurar no surf, curtir um verão mais agitado com drinks refrescantes ou apenas apreciar a vista.
Piscinas naturais, manguezais e rochas vulcânicas estão entre as atrações deste oásis pernambucano, mas o destino também vai agradar quem gosta de história do Brasil, com ruínas do século 17 e construções do século 19. “Cabo é reconhecido como marco geológico mundial por ser o ponto de ruptura entre os continentes africano e sul-americano. É a única região do país onde existem rochas graníticas de 102 milhões de anos”, ressalta Naira Amorelli, autora do blog “Embarque na Viagem”.
6. Barreirinhas, Maranhão
Pode ser que você nunca tenha escutado o nome de Barreirinhas, mas certamente já viu a beleza sem igual que esse local proporciona. A cidade é um dos principais pontos de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, conhecido por sua imensidão de dunas, areias e lagoas incríveis que juntos ocupam uma área maior do que a cidade de São Paulo.
Além do disputado parque, quem viaja até Barreirinhas ainda pode conhecer os vilarejos próximos aos Lençóis, conhecidos pela rota gastronômica impecável e resorts estrelados. “Eu pouco sabia de Barreirinhas quando planejei uma viagem para lá, em abril deste ano. E me surpreendi. É que eu esperava encontrar a beleza extraordinária dos Lençóis Maranhenses, claro, mas não sabia que a cidade que serve como base para conhecer a região tem outros atrativos, que rendem facilmente uma semana de viagem”, conta Rafael Sette Câmara, do site “360Meridianos”.
Tudo pronto para fazer as malas? E que tal fazer um quadro para marcar todos os lugares que você já visitou? Confira o vídeo e faça você mesmo!