15 museus e exposições para visitar online
Já pensou em visitar o Louvre, em Paris, na França, o Museu da Acrópole, em Atenas, na Grécia, e o MASP, em São Paulo… tudo em um único dia? O que antes parecia impossível, hoje pode ser feito em pouquíssimo tempo — e no maior conforto, sem sair do sofá — através de tours virtuais por museus online.
Por Vitória Torres
Em um tempo em que ficar em casa é necessário, essa é uma alternativa para sair da rotina, respirar novos ares e ainda manter-se conectado com cultura e arte. E o melhor: tudo de graça e sem enfrentar horas de fila.
Se você não sabe por onde começar, o Westwing separou algumas visitas virtuais superinspiradoras, que serão ótimos programas para a sua quarentena. Ah, e uma dica: é possível traduzir algumas páginas da web no botão direito do seu mouse, basta clicar em “traduzir para o português”.
Bom passeio!
Museus pelo Brasil
1. Pinacoteca, São Paulo
A Pinacoteca é um dos mais belos museus de São Paulo e fica situada em um antigo prédio projetado ao final do século 19. Ela começou com um acervo de 26 quadros, e hoje possui nada menos que 9 mil obras de arte. Wow! É possível explorar os corredores através do Google Arts & Culture. O destaque fica por conta da obra “O Mestiço”, de Candido Portinari.
2. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
O MON foi inaugurado em 2002 e possui 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. Além do acervo próprio, são realizadas mais de 20 exposições temporárias anualmente. Você pode conferir algumas exposições no Google Arts & Culture e fazer uma visita 360° no site oficial do museu.
3. Museu Afro Brasil, São Paulo
O Museu Afro Brasil fica dentro do famoso Parque Ibirapuera e conserva um acervo com mais de 6 mil obras. São pinturas, esculturas, documentos e peças etnológicas, produzidas entre o século 18 e os dias de hoje. As obras de seu acervo abordam temas como religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros aspectos culturais africanos e afro-brasileiros. É parada obrigatória na cidade mas, por enquanto, você pode conferir tudo no Google Arts & Culture.
4. Museu Nacional, Rio de Janeiro
O Museu Nacional era a mais antiga instituição científica do Brasil até que, em 2018, um incêndio de grandes proporções comprometeu grande parte de seu acervo, com uma perda inestimável e incalculável. Por meio do Google Arts & Culture, é possível voltar no tempo e fazer um passeio virtual, explorar sua coleção – registrada antes do incêndio -, e até mesmo conhecer Luzia, o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul. É muita história!
5. MASP, São Paulo
No coração da Avenida Paulista está o emblemático prédio arquitetado por Lina Bo Bardi, famoso pelos quatro pilares que apoiam o grande vão livre de 74 metros. O rico acervo do museu reúne obras de ícones do modernismo brasileiro, como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti, além de grande mestres das artes de todos os tempos, como os pintores Rafael, Botticelli, Monet, Picasso. É possível conferir o acervo e passear pelas galerias através do Google Arts & Culture.
Museus ao redor do mundo
6. Louvre, Paris – França
Maior museu de arte do mundo, o Louvre é, definitivamente, o queridinho dos amantes da arte. Além disso, é conhecido por ser a casa de “Mona Lisa”, a mais notável obra de Leonardo Da Vinci. Aproveite para conhecer essa e outras maravilhosas obras, através de uma visita virtual, sem precisar enfrentar horas de fila. O passeio é feito no site oficial do museu, por isso, é necessário instalar o Flash, caso seu computador não tenha.
7. Museu do Vaticano, Roma – Itália
O Museu do Vaticano é um verdadeiro clássico e possui um acervo com milhares de obras reunidas através dos séculos, com trabalhos que vão desde Rafael até Caravaggio. No tour virtual, é possível percorrer os corredores e até mesmo conferir os detalhes da Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. É imperdível!
8. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México
Essa é uma das principais atrações da cidade e não é para menos: o museu conta com um acervo único e rico em cultura! Seus maiores destaques são a Pedra do Sol – famoso Calendário Asteca – e as grandes esculturas que representam os deuses de Teotihuacán. Não quer ter que esperar a próxima viagem para conferir esse monte de história? É só fazer um passeio online pelo Google Arts & Culture!
9. Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos
Aberto em 1872, o MET é um dos principais museus de Nova York e um dos mais visitados do planeta. Seu acervo permanente conta com obras da Antiguidade Clássica e do Antigo Egito, além de galerias com ênfase em arte de várias culturas ao redor do mundo. No site do museu, é possível explorar o acervo em alta resolução e encontrar vídeos com interação 360°. Também é possível passear pelos corredores por meio do Google Arts & Culture.
10. Van Gogh Museum, Amsterdam – Holanda
O Museu Van Gogh foi inaugurado em 1973 e abriga a maior coleção de pinturas do artista no mundo! Além dos quadros de Vincent, o acervo conta com obras de seus contemporâneos e muitos desenhos e cartas. Você pode conferir tudo em alta resolução no site oficial do museu ou passear pelos corredores do museu através do Google Art & Culture.
11. Museu da Acrópole, Atenas – Grécia
O Museu Arqueológico de Atenas é, com toda certeza, uma visita imperdível para quem vai à cidade, mas sua visita online não deixa a desejar. O museu, que existe há quase 150 anos, foi reinaugurado em 2009 e preserva grande parte do que restou das peças da Acrópole de Atenas, além de ter as cinco Cariátides – figuras femininas esculpidas que funcionam como suporte, no lugar de uma coluna ou um pilar – como parte de seu acervo. Passeie pelas lindas galerias do prédio no Google Arts & Culture.
12. Galeria Uffizi, Florença – Itália
Florença é, sem dúvidas, uma cidade que respira arte, por isso, a Galeria Uffizi não poderia ficar de fora dessa lista. Entre seus destaques, estão Botticelli, com “O Nascimento de Vênus”, e Caravaggio, com a famosa “Medusa”. Você pode percorrer os corredores através do Google Arts & Culture e conferir as exposições online no site oficial do museu. Spoiler: você vai se apaixonar.
13. La Casa Azul (Museu Frida Kahlo) Cidade do México – México
Localizada em um dos bairros mais bonitos da Cidade do México, a Casa Azul foi transformada em museu em 1958, quatro anos após a morte da pintora. Além de obras icônicas como “Viva la Vida” e “Frida e a Cesariana”, o museu guarda objetos pessoais da artista latino-americana, e é uma verdadeira imersão em seu universo. É, sem dúvidas, uma parada obrigatória, seja para ir pessoalmente ou através de uma visita online, pelo Google Arts & Culture.
14. The British Museum, Londres – Inglaterra
O Museu Britânico abriga mais de 6 milhões de objetos importantes para a história da humanidade, entre eles, a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas. O local abriga tanta história, que percorrer todas as dependências com calma pode levar uns dias, mesmo virtualmente. É possível conhecer detalhes sobre suas galerias no site oficial ou percorrer seus corredores em passeio virtual.
15. National Museum of Natural History, Washington DC – Estados Unidos
O Museu de História Natural guarda em seu acervo mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos. Famoso pela interatividade que oferece aos visitantes, o museu não deixa a desejar em sua versão online. É possível conhecê-lo através do site oficial, em um tour virtual 360°.
Dica bônus!
Outro site que abriga muita história é o Era Virtual. Nele, você confere tours virtuais em mais de 20 museus pelo Brasil, além de exposições temporárias e passeios por patrimônios culturais.
Gostou da matéria? Leia mais sobre arte e exposições na Revista Westwing.