Trend Alert: jardins verticais
Para ficar cada vez mais perto da natureza, encher a casa de plantas é uma agradável opção. Uma forte tendência no design de interiores é a criação de jardins verticais, que além de embelezarem os ambientes, trazem ar puro para dentro dos cômodos. Por isso, hoje a Revista Westwing traz a dicas e inspirações de alguns experts em arquitetura e paisagismo para você também criar a sua selva particular.
Projetos: Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli. Fotos: Salvador Cordaro
Está na moda!
Na última edição da Casa Cor São Paulo, eles marcaram presença. No ambiente apresentado pelo renomado arquiteto Dado Castello Branco, uma parede forrada de plantas deu um charme especial para a varanda. Já a paisagista Cornelia Von Ammon mostrou uma instalação com um mix de espécies.
À esquerda: Cornelia Von Ammon para Casa Cor. À direita: Dado Castello Branco para Casa Cor
Para fazer em casa
Se você quer implementar um jardim vertical em casa, é preciso seguir algumas recomendações, começando pelo ambiente a ser escolhido. Segundo o arquiteto Marcelo Rosset, espaços com incidência de luz e ventilação natural garantem a durabilidade das espécies. Cômodos escuros e não arejados pedem a troca de plantas com maior frequência.
Projeto: Marcelo Rosset Arquitetura
Depois de decidido o local, é hora de pensar na estrutura. Se feita em tijolos vazados, as plantas ficam em evidência e a armação dura por mais tempo. Por outro lado, o suporte de fibra de coco é simples e não necessita de uma grande obra para ser instalado.
Projetos: Clariça Lima
Para combinar com a decoração, o arquiteto dá a dica: ‘’Em ambientes pequenos, o jardim vertical se torna uma opção muito contemporânea para inserir verde na decoração sem perder espaço. Em paredes cegas, acaba sendo uma solução para humanizar o espaço e trazer a natureza para dentro de casa’’.
Projeto: Triplex Arquitetura
Vamos falar de plantas?
A paisagista Nô Figueiredo, do blog A Menina do Dedo Verde, recomenda escolher as espécies de acordo com o clima do lugar escolhido. Em espaços com muito sol, ela indica cissus e cipó uva, columéia peixinho ou aspargos pendentes. Já para meia sombra, o ideal são jiboias, peperômias, samambaias americanas e lírios da paz.
Projeto: Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
Para cuidar das espécies, a profissional aconselha adubagem três vezes ao ano, na primavera, verão e outono. A rega também deve ser feita com cautela: “A melhor forma de mantê-lo sempre bonito é com irrigação automática. Ela garante que as plantas recebam a quantidade de água necessária’’.
Folhagens são capazes de alegrar qualquer espaço. Inspire-se nessas ideias e traga o frescor da natureza para dentro de casa!