Tipos de cortinas
As cortinas emolduram ambientes, ancoram paredes e dosam a luminosidade para os momentos vividos. Há muitos modelos, mas cada cantinho tem uma necessidade própria. As salas de estar com televisão, por exemplo, são versáteis porque oferecem convivência, relaxamento e diversão a qualquer hora. Por isso, precisam tanto de luz quanto de sombra. Uma boa dica é investir em peças compostas por tecidos leves sob cortes escuros que se movimentam.
Belo e funcional
Cozinhas e lavanderias devem propor funcionalidade, mas isto não significa que não serão cômodos belos. Quando possuem janelas grandes, a incidência do sol pode ser parcialmente barrada. Os rolos de tela são ótimas opções na medida em que filtram a luminosidade necessária para a realização das tarefas domésticas.
Persianas pra que te quero?
As persianas são práticas e podem caminhar por diversos espaços. Seja no banheiro, para ampliar a privacidade, ou na sala como uma reta poética. Com versões variadas, elas são recomendadas para pessoas alérgicas devido à facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira.
Romantismo visual
As cortinas longas e leves são puro romance. Com caimento e sutileza, elas compõem os cantinhos de forma apaixonante, crescendo diante os olhos dos observadores. No quarto ou sala de estar, conseguem clarear o local ao mesmo tempo em que filtram a luminosidade. O comprimento? Geralmente este modelo fica rente ao chão. Escolha seu tecido favorito e adicione suavidade à rotina!
Protagonistas imponentes
As cortinas também podem ser protagonistas imponentes dos espaços. Como? Quando escolhemos tecidos cheios de cores, estampas e formas, criando verdadeiras molduras da elegância!
Luminosidade controlada
Há várias origens e tipos de cortinas. A persiana, por exemplo, surgiu no litoral sul francês, em 1824. O engenheiro Pierre Le Fou produziu a maquete de um projeto com o intuito de conter o movimento da água. Após finalizá-la, percebeu que a ideia era perfeita para dosar a luminosidade com praticidade!
“Além de vestirem bem os ambientes, as cortinas ampliam o aconchego e a praticidade diária.”