Sofá
Quando a palavra de ordem é relaxar, nada mais justo do que se jogar sobre um bom sofá. Móvel sempre presente nas salas de estar e TV, ele é responsável pelos nossos momentos de descanso, diversão e descontração em família e entre amigos. Seja para uma sessão pipoca ou um bate-papo informal, um bom sofá é um excelente e duradouro investimento para a sua casa.
O Westwing acredita que qualidade e estilo são características fundamentais que todo sofá deve ter. Por isso, montamos uma seleção de dicas para te ajudar a encontrar o sofá mais confortável para o seu lar. Nesta página falamos sobre os modelos, materiais e tudo mais que possa te ajudar na hora de comprar o tão esperado sofá para a sua casa. Inspire-se e aproveite para não errar na sua escolha!
Modelos de Sofá
O sofá pode ser encontrado em diferentes modelos como 2 ou 3 lugares, sofá-cama, sofá de canto, além de muitos outros tipos que podem ser escolhidos para fazer parte da sua sala de estar.
O tipo de sofá selecionado deve ser de acordo com o tamanho da sala de estar. Se, por exemplo, colocarmos um sofá de canto em uma sala de estar pequena, o resultado não será o ideal, porque a peça será muito grande e volumosa para o espaço disponível. Do mesmo modo, se colocarmos um sofá de 2 lugares em uma sala de estar ampla, o sofá perderá seu efeito como um móvel aconchegante porque passará desapercebido no cômodo.
Um sofá de canto é ideal para as salas de estar que são grandes e tem efeito positivo na comunicação familiar. Já um sofá-cama é perfeito para um apartamento tipo flat ou studio, pois é um móvel com duplo uso – o móvel para sentar-se durante o dia e a cama para dormir e descansar de noite. E com a falta de quartos de hóspedes em apartamentos pequenos, o sofá-cama pode ser perfeitamente integrado na área de estudo ou trabalho e ser convertido como cama para os convidados quando necessário.
Materiais
Na hora de comprar o sofá, o modelo e o tamanho são importantes, mas o material e o tecido com os quais o móvel é feito, também. Couro? Couro sintético? Linho? Microfibra? Há muitas opções de tecidos para o sofá e cada uma possui vantagens diferentes.
Couro: o couro está entre os materiais mais nobres para fabricação de sofás – além de ser muito bonito e proporcionar uma sensação boa ao tocá-lo, com o tempo e com os cuidados necessários, irá parecer ainda mais natural e mais bonito. Um sofá de couro, se cuidado com a devida atenção, é o centro de atenção da sala de estar.
Microfibra: este tipo de tecido tem a vantagem de ser muito fácil de limpar e por isso é adequado para ser usado em sofás que ficam expostos ao ar livre ou em alguma parte externa da casa.
Enchimentos
Em relação ao enchimento do sofá, existem algumas diferenças básicas, pois os sofás podem ter enchimentos mais firmes ou mais macios. Para conseguir um enchimento mais macio geralmente o revestimento não está ligado ao enchimento – mas sim solto para facilitar o enchimento com recheio materiais moldáveis, garantindo um grande conforto. Ao escolher este tipo de enchimento, é como se o estofado do sofá nos abraçasse quando sentamos.
Para obter um enchimento mais firme, o revestimento precisa estar ligado ao enchimento. É devido ao processo de esticar fortemente o revestimento que ocorrem os vincos nos cantos do sofá. O enchimento mais firme evita que o assento afunde facilmente ao sentar-se no sofá, sendo mais confortável e simples para levantar-se do sofá.
Altura do Assento
A altura do sofá e da poltrona é muito importante e se mede desde o chão até o ponto mais alto do assento. Uma altura de aproximadamente de 43 a 45 centímetros é a ideal para a maioria das pessoas – é válido lembrar que quanto mais baixa a altura do assento, mais difícil é para levantar-se do sofá.
Cores
Ao selecionar as cores para a sala de estar e para o sofá, existem duas opções: ou a peça é escolhida como referência para as cores das paredes, acessórios, cômodas e almofadas ou se escolhe uma cor para a sala de estar como padrão para a seleção dos elementos restantes. Com cores brilhantes e ousadas, como o vermelho, rosa ou verde, deve se ter cuidado – especialmente no caso de um sofá grande – e escolher cores claras, em tons pastéis para que o sofá não resulte como o móvel dominante do ambiente.
Acessórios
Com almofadas, cobertores e mantas, o sofá fica ainda mais aconchegante. Esses acessórios acolhedores devem combinar com a cor da peça ou criar um forte contraste. Estes complementos além de serem geniais acessórios de decoração, ajudam a criar mais conforto na hora de acomodar-se no sofá.