Flores do verão: 5 passos para arranjos perfeitos
Renda-se aos encantos das flores! Uma das melhores formas de decorar na estação mais quente do ano é emprestar a beleza e o aroma das plantas. Para uma morada fresca e deslumbrante, a Revista Westwing te ensina como montar arranjos de verão dignos de verdadeiros floristas com apenas cinco passos simples. Coloque a mão na massa e deixe a natureza entrar na sua casa!
Passo 1: escolhendo a base
O apoio é quase tão importante quanto as plantas escolhidas. Para acomodá-las, opte por bases bonitas e que combinem com as cores do buquê. Se tiver em dúvida, aposte em um vaso de vidro transparente, assim, não tem como errar.
Outra ideia interessante é pegar carona na onda da sustentabilidade, usando como recipiente potes de conservas, taças que não possuem mais conjunto, caixotes de feira, cestos, garrafas e o que mais estiver disponível.
Passo 2: as plantas ideais
A graça do verão é aproveitar a alegria da estação e abusar das cores. Ou seja, há um passe livre para combinar amarelo com vermelho, roxo com laranja e todos os outros tons que lhe agradem.
Além da beleza e das cores, é importante atentar-se às condições climáticas da estação. As espécies que se dão melhor com o clima quente são alpinéias, antúrios, callas, lírios, lisianthus, gérberas, dálias, rosas e begônias.
Para que seu ramalhete dure bastante, é indicado optar por botões mais fechados, que se abrirão com o tempo.
Passo 3: preparando as flores
Se existirem, retire todos os espinhos e faça um corte diagonal em suas hastes. Este passo é muito importante para que as plantas absorvam água de forma correta e assim se conservem por mais tempo. Se as espécies escolhidas possuírem folhagens em seus caules, retire-as para que não formem volume na parte de baixo.
Passo 4: monte os arranjos
Agora é a hora de soltar o decorador que existe dentro de você! Separe as flores por cores e vá juntando, intercalando os tons para um efeito harmonioso. Se, ao final da montagem, achar que sobrou espaço, encaixe outra planta ou folhagem para dar volume.
Com um arame especial para jardinagem, junte todos os cabos. Isso dará firmeza para seu ramalhete.
Passo 5: cuidando do seu buquê
Para manter o seu arranjo sempre bonito, é ideal tomar alguns cuidados. Primeiramente, escolha o local correto para colocá-lo. Ele deve ficar longe de ventos fortes e do ar-condicionado.
Ao dispor o buquê no vaso, espete os caules em uma esponja vegetal. Coloque um pouco de água e troque-a semanalmente. A cada rega, é importante higienizar o vaso e ficar atento à temperatura da água, que deve ser ambiente.