Decoração Estilo Industrial: Como aplicar esse estilo de decoração em sua casa?
Para fazer a sua decoração industrial você vai precisar de espaços amplos, rudimentares e ambientes integrados, com estruturas expostas em contraste a uma decoração sofisticada. Cada vez mais presente na decoração moderna brasileira, esse estilo descontraído é perfeito para renovar o visual do seu lar!
A casa com decoração estilo industrial traz um pouco do charme urbano sem perder a elegância. Possui características que se conectam com a juventude e com a movimentação das cidades.
Na verdade, talvez seja mais correto dizer que foram as casas que invadiram os espaços industriais quando, em Nova Iorque, inquilinos descolados transformaram antigos galpões em lofts modernos.
A decoração estilo industrial é para quem gosta de transformação. Para quem vê beleza em paredes de tijolos e encanamentos expostos. Brutal e elegante, esse é o tipo de decoração para quem sente aconchego na urbanidade.
Neste Guia da Revista Westwing você aprende o que é estilo industrial, como decorar a casa com estilo industrial e ainda pode dar uma olhada em mais de 25 Casas com Estilo Industrial para se inspirar!
O que é a decoração estilo industrial?
O estilo industrial une elegância à urbanidade. Ou seja, casas com decoração industrial moderna valorizam texturas, como concreto, couro e metais. Assim como cores fortes e sóbrias, sobretudo preto e cinza, além de boa iluminação natural e artificial e móveis de design requintado, valorizando peças retas.
Antes de iniciar o décor, é importante saber que o estilo surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos. E de lá para cá, a decoração com estilo industrial se tornou uma das decorações mais famosas, ao misturar elementos rústicos, contemporâneos e vintage com muita sofisticação.
E para conhecer melhor este tipo de decoração, o Westwing elegeu seis características de apartamentos e casas estilo industrial.
1. Concreto e Tijolo nas paredes
O concreto e tijolos aparentes nas paredes é um marco na arquitetura de estilo industrial. Esta inspiração no design de interiores industrial tem muito a ver com as características primárias das construções, que ficam expostas sem acabamento em paredes e pisos de cimento queimado e tijolos aparentes.
E o acabamento fica a cargo da suavidade do décor que equilibra a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes. Então, na hora de decorar uma casa industrial escolha materiais naturais como a madeira, tecidos macios como o algodão e a lã, ou ainda aposte no fake fur.
2. Decoração Industrial x Espaços Amplos
Semelhante a estrutura dos galpões industriais, os ambientes que seguem este estilo são amplos e funcionais, ou seja, planejados para integrar os espaços de convivência com muito charme e praticidade.
Sem paredes para isolar as pessoas, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço. O que é ideal para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo. Além disso, os ambientes integrados proporcionam melhor movimentação pela casa, funcionalidade e praticidade no cotidiano.
Agora, não se preocupe, na decoração de apartamentos industriais que não contam com tanto espaço ainda é possível apostar em outras características do estilo. O importante é manter o conceito industrial.
3. Encanamentos e Vigas aparentes
Os encanamentos e vigas aparentes também fazem parte da estrutura crua presente no estilo industrial. Quando colocados em evidência instantaneamente criam uma atmosfera urbana e moderna na decoração.
Contudo o truque é equilibrar o peso dos metais expostos dando vida aos ambientes através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.
O estilo industrial moderno, por exemplo, dá uma grande abertura para que moradores insiram mais da própria personalidade na decoração. Então, quadros, vasos, bancos coloridos, tudo pode te ajudar a casa com características da sua personalidade!
4. Iluminação Industrial na Decoração: Portas e Janelas Largas
As portas de estilo rústico e janelas largas de vidro e ferro fazem parte da decoração industrial. Nesse sentido, as portas dão versatilidade aos ambientes, permitindo ampliar espaços ou dar privacidade. E as janelas exploram a iluminação natural, imprescindível em casas industriais.
O uso de janelas largas é ótimo para a decoração da sala industrial pequena. Em cômodos menores, você precisa garantir uma boa entrada de luz! Dessa forma, o espaço fica mais acolhedor e transmite a sensação de aconchego e profundidade, sobretudo quando combinado com lindos espelhos decorativos.
E para a decoração da sala industrial ser aconchegante e mais intimista, você pode usar cortinas de voil combinadas com tecidos mais grossos e fechar sempre que precisar.
5. Ambientes Integrados: O ‘dois em um’
O estilo industrial é também sobre a otimização dos espaços. Em outros palavras os ambientes não apenas se fundem, mas acumulam funções.
Uma sala pode se transformar em quarto quando cai a noite, por exemplo. Bem como a cozinha e sala de jantar passam a ocupar um só ambiente. Sendo assim, tudo é possível quando trabalhamos os espaços com criatividade.
No entanto, se você é daqueles que gosta de dividir os cômodos de casa, uma dica é usar portas de vidro. Embora os espaços estejam fisicamente delimitados, o vidro não barra a passagem de luz, o que confere um efeito incrível e mantém a amplitude do espaço. Esse truque curinga é perfeito, inclusive para casas menores.
Por exemplo, você pode dividir a sala pequena com decoração industrial do quarto com uma porta de vidro. Assim, a casa ainda parecerá ampla.
6. Acessórios para Decoração Industrial
Uma maneira de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é fazendo uma rápida mudança nos acessórios.
Por isso, invista em lâmpadas e bancos de metal; unindo o acabamento em materiais rudimentares à combinação descolada de cores neutras pontuada com tons mais vibrantes.
Para te ajudar a completar a decoração estilo industrial, confira como fazer uma luminária rústica DIY:
Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto.
Para completar a decoração estilo industrial invista em itens decorativos como:
- Pendentes: Completam a decoração de diferentes cômodos da casa, de modo torná-la ainda mais iluminada.
- Trilhos de spots: Além dos pendentes, invista em trilhos de spots para deixar o lar ainda mais moderno.
- Tapetes em tons escuros: Tapetes grandes tornam o ambiente ainda mais estiloso e confortável. Aposte em tons escuros, como preto, vinho e marrom, e complete a decoração da sala de estar, jantar ou quarto.
- Quadros decorativos: São excelentes opções para trazer mais personalidade ao ambiente. Escolha modelos pontuais que combinam com a decoração e seu estilo pessoal.
- Capas de almofada: Para deixar a decoração da sala de estar industrial ainda mais sofisticada, aposte em capas para almofada diferentes. Escolha modelos lisos e estampados.
Estilo Industrial Contemporâneo
Com um pouco de criatividade, você pode misturar estilos decorativos diferentes em casa, sabia? Esse é o caso do estilo industrial contemporâneo.
Se você gosta da decoração industrial, mas não dispensa as últimas tendências em casa, este é o estilo para você! O estilo industrial contemporâneo não abre mão da dita funcionalidade, mas une a característica ao novo e criativo.
Esse estilo decorativo está em constante mudança, sem nunca deixar a praticidade de lado. Na verdade, o legal é que a decoração industrial contemporânea permite que os moradores personalizem a casa ao máximo, misturando diversas tendências, cores e formatos em ambientes abertos e integrados.
Nesse caso, a decoração de sala estilo industrial será ainda mais moderna e sofisticada, com itens de alta qualidade. Isso porque as maiores tendências estarão reunidas em um só lugar! Tons sóbrios por todo ambiente em contraste com acessórios coloridos são a marca desse tipo de décor.
Gostou das dicas? Veja também: Tudo sobre decoração da casa. Por fim, veja nossas dicas de como fazer uma luminária de pote para sua decoração industrial: