Patchwork para todos os lados
Retalhos, remendos e um trabalho manual impressionante. O nascimento do patchwork se mistura com as memórias de diferentes culturas do passado e a técnica é, provavelmente, uma das mais antigas tradições de bordado. Uma decoração com patchwork é o sonho de inúmeras pessoas que apreciam a especialidade artesanal e o charme do reaproveitamento.
Quarto para sonhar
As colchas de patchwork estão entre as peças mais antigas com esse tipo de confecção e aparecem no topo da lista de desejos porque transformam completamente o visual do quarto. A técnica pode ser combinada com o quilt, um processo que cria efeitos de relevo.
Misturar é ser único
Uma decoração com patchwork simplesmente brinca com a mistura de cores, estampas, conceitos e desenhos ao emendar vários tecidos. A ideia é reaproveitar e soltar completamente a criatividade!
Estilo livre
Os fragmentos têxteis que se unem até formar uma mesma peça podem se tornar milhões de coisas: desde roupas e cobertores até tapetes e pufes. Como não há regras na hora de costurar, cada um compõe com as padronagens que quiser.
Costurando a nossa história
O patchwork acompanhou muitos momentos da história. Em épocas de guerra, foi popular para que os solados não sentissem tanto frio. Em 1922, com a quebra da bolsa em 1922, a criatividade das mulheres ampliou o movimento de reaproveitar e renovar. Na geração hippie, os jovens adoravam o conceito artesanal e deram força ao visual.
O resgate artesanal
Hoje, ajuda a gerar rendas em diversas comunidades, revela a habilidade de novos artistas e reafirma seu valor no mercado. Vivemos um cenário em que olhamos para as raízes profundas que nos constituem e buscamos resgatar valores que afirmam nossa unicidade. Por isso, mais do que ter beleza ao planejar uma decoração com patchwork, é possível rearranjar e atualizar a essência dessa arte milenar.