A história da Páscoa pelo mundo
A Páscoa é uma das datas mais celebradas ao redor do mundo. A tradição começou há séculos e seu nome significa passagem. No Brasil, é comum trocar chocolates ou promover uma caça aos ovos com as crianças. Conheça um pouquinho mais sobre os símbolos e a história da Páscoa em diferentes países!
História da Páscoa
Apesar de tradicional no calendário cristão, a história da Páscoa tem influências derivadas das tradições judaica e pagã.
Páscoa judaica
A Páscoa judaica baseia-se no termo pessach, palavra hebraica que significa “passagem”. Ela comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. A história está, inclusive, registrada na Bíblia, no livro Êxodo.
Páscoa pagã
Já na tradição pagã, os povos germânicos realizavam comemorações em homenagem à deusa Eostern.
Após a cristianização desses povos na Europa, muitos elementos foram incorporados e misturados entre as culturas – como é o caso dos coelhinhos e ovos.
Eles são considerados a representação da fertilidade, nascimento e renovação. Conforme a cristianização acontecia, os símbolos foram incluídos na cultura cristã.
História da Páscoa cristã
Por fim, chegamos a história da Páscoa cristã, data importante no calendário brasileiro. A data relembra a morte, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo – um dos principais pilares da fé desta religião.
Jesus se ofereceu como sacrifício para salvar a humanidade, então foi crucificado e morto. Mas, após três dias, ressuscitou.
Nos dias atuais, a Páscoa encerra o período de Quaresma, no qual católicos fazem jejum e promessas.
A última semana da Quaresma é conhecida como Semana Santa, quando a última ceia, crucificação, morte e ressurreição aconteceram respectivamente na quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e Domingo de Ramos.
Todos esses eventos ocorreram em paralelo à Páscoa judaica e pagã.
A data oficial foi instaurada pela igreja, durante o Concilio de Niceia, em 325 d.C.. De acordo com a igreja, a Páscoa deveria ser comemorada no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio (início da primavera, no hemisfério norte e do outono, no sul).
Por isso, a Páscoa é comemorada em uma data móvel, que vai de 22 de março até 25 de abril.
A Páscoa do mundo
Agora que você já conhece a história da Páscoa, confira como ela é comemorada em diferentes partes do mundo:
Alemanha
A Páscoa acontece com a chegada da primavera e, por isso, os alemães recebem a data decorando as árvores. Em 2009 o país chegou a montar uma árvore com mais de 70 mil ovinhos coloridos!
Índia
O festival Holi acontece nessa época e uma das lendas sobre a sua origem conta que o deus Krishna, que era apaixonado por Radha, coloriu o rosto da amada para escurecer sua pele que era clara. A história virou festa com o povo que se diverte com as cores!
Suécia
Parece Halloween dos EUA, mas é a Páscoa da Suécia! Ali as crianças se fantasiam para passear na vizinhança e distribuir um cartãozinho que elas mesmas fazem ou cantar a música Glad Påsk (Feliz Páscoa). Em troca, ganham docinhos ou dinheiro.
Grécia
Mais uma tradição curiosa está na história da Páscoa grega. Lá, quando as pessoas se reúnem cada uma recebe um ovo pintado de vermelho, que simboliza o sangue de Jesus. Os convidados precisam segurá-lo com firmeza e bater um na mão do outro. A superstição é que quem tiver o ovo rachado por último contará com muita sorte no futuro.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história e curiosidades acerca da Páscoa? Então, continue conosco e veja como ter uma comemoração incrível:
- 10 ideias de decoração para Páscoa em casa
- Brincadeiras infantis para animar o almoço de domingo
- Dicas de presente para surpreender
Tudo de Páscoa é na Westwing!
Se você gostou das dicas, vai adorar a Westwing! Somos o maior clube de compras gratuito de decoração e móveis. Por aqui você encontra os melhores produtos para casa com até 70% de desconto. Aproveite e confira itens incríveis para montar a decoração de Páscoa ideal. Aproveite!