8 objetos étnicos (e lindos) ao redor do mundo
Os detalhes fazem toda a diferença quando se trata de decoração, ainda mais dentro do estilo étnico. As formas exóticas e atraentes das pequenas peças servem de base para um ambiente cheio de personalidade, como esse tipo de décor pede. Se, assim como nós, você é um apaixonado pelas culturas espalhadas em diferentes países, venha dar uma volta ao mundo através de oito objetos especiais. Prepare suas malas e bon voyage!
1. Máscaras
As máscaras são marcantes e garantem identidade, sejam utilizadas sozinhas ou acompanhadas nas paredes, aparadores e mesas. Elas possuem diversos formatos, cores e materiais, além de carregarem diferentes simbologias em cada canto do planeta.
2. Cestos de vime
Um conjunto de cestos de vime é ideal para apoiar arranjos de flores ou decorar o buffet da sala de jantar. Apostar em tamanhos distintos é uma ótima opção para deixar os ambientes, além de personalizados, mais práticos. Um item perfeito para combinar com essas peças são os tapetes de sisal ou de juta.
3. Batik
Encontrados na Malásia e na Indonésia, os tecidos feitos a partir da técnica Batik são verdadeiras obras de arte. Esse trabalho consiste na vedação de algumas partes com cera, no qual apenas as desprotegidas são tingidas. O resultado são estampas exclusivas e excepcionais. Para destacar esse tipo de têxtil no décor, vale apoiá-lo em um banco rústico.
4. Tapetes
De origem marroquina ou persa, tapetes feitos a partir de materiais naturais são ótimos para aquecer os espaços. Alguns deles têm padrões geométricos coloridos e os outros apenas cores claras, como bege. Não importa qual o estilo da sua casa, pois existe um modelo que se encaixe perfeitamente.
5. Bancos de madeira
Os bancos de madeira são capazes de dar um toque especial ao visual étnico. Eles podem ser escuros, claros, talhados, rústicos… Não importa! Sempre se tornam o foco, principalmente em uma composição neutra.
6. Instrumentos musicais artesanais
Os instrumentos feitos à mão também podem fazer parte da decoração, como o djembe do Senegal, kora de Gana e ruan da China. Esses objetos merecem um local especial, principalmente para os que amam música.
7. Artigos de madeira, barro ou metal
Um belo quadro de madeira talhada, algumas estátuas de barro asiáticas ou uma bandeja de metal de Marrocos são alguns exemplos de elementos étnicos que fazem a diferença dentro do lar. Para itens como esses, vale criar um cantinho e colocá-los todos juntos.
8. Almofadas
Ricamente bordadas, as almofadas indianas são ótimas escolhas para quem quer altas doses de beleza no sofá, na cama ou na poltrona. Harmonizadas com outros estilos, elas criam um contraponto apaixonante com itens sofisticados, oferecendo um visual impecável e único.
A melhor parte do estilo étnico é a facilidade de ser combinado com elementos rústicos, vintage e até mesmo minimalistas. São mil e uma possibilidades de encaixar um pedacinho do mundo dentro de casa!