Apartamento em Berlim
“Quem tem medo das cores, tem medo da vida”, ri Martin Schmieder. Quando entramos no apartamento que ele divide com seu companheiro, Florian Dengler, reconhecemos imediatamente que a ideia sobre as cores influencia diretamente na ambientação. No espaço de 140 m² situado em Prenzlauer Berg (Berlim), Martin reverteu o lema: “Menos nunca é mais”.
Lá, a paixão, a diversão e grandes doses de bom humor se combinam para criar um “espaço de curiosidades” incomparável, colorido e tão fascinante como a descoberta de um tesouro. A primeira impressão é a positividade que nos leva em uma pequena viagem através do mundo particular do casal.
Cultura pop, artes exóticas e brinquedos da infância fazem parte de uma bela mistura com destaque para o resultado final: uma casa com decoração alegre com cores brilhantes que são pura diversão!
Um mix de estilos
Martin, que trabalha com relações públicas, foi morar com Florian, ilustrador e consultor criativo. O segundo passou algumas semanas em São Francisco e, quando retornou, não reconheceu seu espaço! O companheiro havia feito uma mágica em segredo: paredes pintadas, animais de porcelana de Jonathan Adler, nova mesa de madeira com cadeiras Philippe Starck… Um luxuoso mix de estilos!
As salas de estar e jantar se uniram, enquanto acolhedor sofá de canto foi inundado com a luz natural promovida pelas janelas do terraço. Outra coisa é fato: raposas, aves, veados, ursos e flamingos convivem na mais perfeita harmonia, igualzinho em Alice no País das Maravilhas.
Uma cadeira de balanço Eames serve de contraste para o sofá cinza e a parede de cor suave. A combinação das caixas com as pequenas lanternas é uma outra sacada ótima!
Até a cozinha é inundada de luz. A cristaleira foi garimpada na Baviera, uma loja de antiguidades em Tegernsee. Na hora de combinar, Martin misturou a mesa rústica com as cadeiras de acrílico de Philippe Starck. Uma combinação de estilos que funciona de forma acolhedora.
No buffet desgastado encontramos louças, papagaios de porcelana e vários tipos de chá. Além disso, um cartaz se destaca: desenhado por Florian, ele mostra o cardápio combinado pelo casal.
O office também é colorido! Na mesa antiga, Florian acomoda artigos como um globo, recordações e fotos emolduradas. Há ainda um pequeno zoológico formado por um adorno de poodle e até uma tarântula dentro de um vidro. Ao lado, vemos um pug e uma libélula sobre volumes de livros queridos.
No apartamento não ter regras é uma lei. Martin, que é um grande admirador de Jonathan Adler, baseia-se em um credo: abrace o que você ama!
Os dois são, acima de tudo, amantes do belo ao exótico, do estranho ao precioso. Assim, peixes, aves, aranhas e bichinhos de pelúcia seguem em harmonia. Um home sweet home com inúmeros tesouros que nos oferece uma alma completa.
“Eu não vivo por qualquer ordem da moda”, finaliza Martin. E por que deveria?