Trabalhando em casa: segredos para o home office perfeito
Quando se tem a intenção de trabalhar de casa, não basta ter espaço para montar um escritório. É preciso ser organizado e centrado o suficiente para conseguir cumprir todas as tarefas necessárias. Para aqueles que querem investir no home office, trouxemos algumas dicas. Vem ver!
Especialista no assunto
Cumprir toda a rotina de trabalho em casa não é uma tarefa fácil, mas existem maneiras de tornar essa missão um pouco mais simples e, claro, prazerosa. Quem nos ajuda com as dicas é Ana Soares, consultora de estilo e dona do blog Hoje Vou Assim Off, que é adepta do home office há 4 anos.
Ela nos conta que a maioria das pessoas acredita que terá tempo de fazer tudo que não consegue quando precisa cumprir o horário: passear na hora que bem entende, encontrar os amigos, se dar ao luxo até de pegar uma prainha durante a semana. Mas a realidade é outra.
Trabalhar de casa é também cumprir horários, seguir regras, responder e-mails quando todo mundo está trabalhando – e não só durante a insônia da madrugada.
Mesmo não tendo a suposta liberdade, nem horários completamente flexíveis, a blogger diz que não trocaria sua maneira de trabalhar por nada.
Dicas infalíveis
Ana diz que existem pequenas regras para fazer o home office perfeito e não deixar a rotina uma bagunça. Confira:
- Todos os fornecedores e clientes seguem o horário comercial. Por isso, é preciso começar o dia cedo para dar conta da quantidade de trabalho.
- Logo em seguida, é preciso estabelecer um horário de trabalho fixo, sabendo que as vezes você precisará se dedicar algumas horas a mais, como se estivesse fazendo hora extra em uma empresa.
- É bem comum se deixar levar e parar tarde de noite, mas limite é essencial para não entrar em estafa.
- Procure estipular um prazo para terminar cada tarefa, anotando tudo para não esquecer.
- Para manter o foco, desligue-se das redes sociais.
- Uma das partes ruins, é não ver ninguém e não ter colegas de trabalho. Para resolver isso, vale marcar um encontro com os amigos pelo menos uma vez por semana.
- Na hora de marcar reuniões com outras pessoas, você tem a liberdade de escolher um horário livre de transito e que não atrapalhe o seu dia.
- Logo que acordar, tome banho, troque de roupa e comece a trabalhar só depois do café da manhã. Assim, você não passa o dia de pijama correndo o risco de ser tomado pela preguiça.
- No almoço, você pode reservar um tempo para fazer a própria comida e descansar.
A blogger também destaca o quanto essa rotina pode ser enriquecedora: “Trabalhar por conta própria nos torna multifunção: sou office boy, moça do cafezinho, secretária, redatora, financeiro, modelo, tudo em uma pessoa só! É cansativo, mas penso que aprendo um bocado sobre se colocar no lugar do outro exercendo outras funções”.