Deixe a natureza entrar: plantas para ambientes internos
O estilo natural está cada vez mais em alta. O uso de plantas na decoração traz frescor ao ambiente, filtra o ar e ainda ajuda a criar uma estética relaxante. Por isso, a Revista Westwing selecionou algumas dicas para que você tenha uma verdadeira selva particular em casa. Veja como!
De fora para dentro
Mesmo nas áreas internas, é possível parecer como se estivesse ao ar livre. A selva urbana foi uma grande tendência em 2015 e continua em voga em 2016. E o melhor: com aquela sensação gostosa de ter um jardim dentro de casa!
Uma casa mais saudável
Com uma vegetação ao redor, o nível de umidade do ar aumenta e fica mais puro. Além disso, estudos apontam que levar vegetais para dentro do lar traz inúmeros benefícios à saúde dos pulmões, do cérebro e do coração.
O oxigênio que elas produzem ainda ajudam na produtividade. Se você tiver um home office, não deixe de colocar um vasinho por lá.
Tendência verde
A nova moda quando falamos de folhagens é o contrário do minimalista: mais é mais! Grandes, numerosas e por todos os cômodos: é possível encontrar a natureza na sala, quarto, cozinha, banheiro e até no corredor. Neste ano, algumas tendências vegetais prometem se espalhar por todos os cômodos. Conheça-as:
- Cactos e suculentas em uma redoma de vidro ou em um mini terrário;
- Criar um cantinho botânico com um monte de plantinhas em uma bandeja;
- Suportes de macramé;
- Jardins verticais;
- Pedestais para vasos.
As plantas da moda
Qualquer forma de natureza é bem-vinda. Porém, algumas espécies estão na moda atualmente. Veja quais são para deixar seu jardim atualizado:
Palmeira-de-kentia: super tropical e muito fácil de cuidar;
Hortênsia: dá flores em pequenos buquês azuis, brancos ou rosas;
Suculentas: decorativas e muito resistentes;
Orquídeas asiáticas: elegante e forte, ela pode vir em diversas cores e formatos;
Samambaias: ícone nos anos 80, elas voltaram com tudo.
Uma espécie para cada cômodo
Assim como cada cantinho da casa tem um uso distinto, existe uma variedade certa para todos os tipos de cômodo. Confira!
Banheiro:
Como o ar desse espaço é úmido, opte por tipos tropicais. As escolhas certeiras são bambu, babosa e palmeiras. Todas elas adoram luz, por isso coloque-as perto das janelas.
Quarto:
A maioria dos dormitórios é bem ventilado, então eleja tipos que não precisam de calor. Evite flores com cheiros fortes para não atrapalhar o sono. Aposte em pequenas figueiras ou um vaso com espada-de-são-jorge.
Sala:
Se você possui bastante espaço, é possível usar artigos grandes e exóticos, como palmeiras, bananeiras ou yucca. Em cômodos pequenos podem ser dispostos alguns recipientes com suculentas.
Cozinha:
O que poderia ser melhor para uma cozinha do que ervas? Como elas são leves e pequenas, dá para criar uma jardineira ou colocar diversos vasinhos em uma bandeja.
Para quem não tem experiência
Se você não tem experiência com as plantas, não se preocupe! A natureza tratou de criar espécies para pessoas que precisam de ajuda. Cactos, suculentas, antúrios, espada-de-são-jorge, violeta e bromélia não precisam de muita manutenção e são resistentes até à donos de primeira viagem.
Gostou? Então não deixe de conferir nossa curadoria de vasos, hangers e cachepots e traga de vez o verde para a sua casa, clique aqui e confira.