Paredes escuras - por que não?
Sabemos bem o poder de uma lata de tinta na decoração. Capaz de criar um impacto visual excepcional, a cor pode ser o plano de fundo perfeito para os adornos e móveis escolhidos para o espaço. Você já pensou em deixar de lado os tons clarinhos e apostar na excentricidade das paredes escuras? Veja algumas dicas que farão você repensar as nuances da sua casa.
Não tenha medo do escuro!
Há diversas lendas que fazem com que algumas pessoas não consigam imaginar suas casas com uma parede escura. Há quem acredite que os tons fortes não deixam a luz alcançar o local e que transformarão o cômodo em um breu. A verdade é que cuidados devem ser tomados, mas nada que não valha a pena para um efeito extravagante e elegante.
Esse clima dark, se aplicado corretamente, pode ajudar a aumentar o ambiente, trazer sofisticação, calor e sensação de aconchego.
O poder do oposto
Se você pensa que deve ter um ambiente todo branco só porque o seu espaço é pequeno, prepare-se para mudar de ideia. Uma única parede pintada de preto, grafite, petróleo ou marrom é capaz de trazer sensação de profundidade. Certifique-se que a cor seja aplicada no fundo do cômodo. Assim, ele parecerá bem maior.
O contraponto de tonalidades também confere uma posição de destaque para móveis e objetos decorativos. Um sofá branco com um plano de fundo azul marinho, por exemplo, cria um contraste interessante.
Toque dramático
Para fazer com que a sua morada pareça um palco de teatro, aposte em contrastes de texturas sofisticadas, usando tecidos como veludo, seda e cetim.
Ao optar por esse estilo, é necessária uma atenção maior com a iluminação, para suavizar o poder das cores. Vale colocar um foco de luz nas partes que possuem sombra e ir brincando com a claridade para um clima exótico e refinado.
Uma cor, diversos tons
Combinações monocromáticas são apostas quase sempre certeiras. Se a sua parede será preta, opte por nuances de cinza pelo espaço. Assim, o contraste será criado de forma gradual e discreta.
É fácil conquistar o mesmo resultado com outras cores. Já imaginou um espaço inteiro em tons de azul, finalizado com uma parede em marinho?
Qualquer casa pode receber uma ou mais paredes escuras. É só planejar com cuidado, escolher bem os tons e combiná-los com muito bom gosto.