Flores de outono
Outono é outra primavera, cada folha uma flor.
Albert Camus
As águas de março fecham o verão e limpam o cenário para as transições. Na nova estação, a natureza se modifica e nos convida à reflexão. Que tal conhecer as flores de outono que podem te acompanhar nessa temporada?
A artista floral e decoradora de eventos Lou Albuquerque explica um pouco sobre o ritmo e a beleza da estação:
No outono, acontece o que chamamos de hibernação na natureza. As flores adaptam-se com o friozinho que acontece pela manhã e aquele sol fraco que normalmente acontece a tarde. As flores outonais são resistentes e consistentes em suas cores, dando charme e alegria à decoração.
Orquídeas
Existem duas espécies que destacamos para os dias mais frios. A Cymbindium, que é uma orquídea exótica originária da Ásia e Oceania, tem aproximadamente 50 espécies. Lou a recomenda pela ótima durabilidade e dá a dica: “Ela precisa de bastante luz durante o dia e de um lugar fresco à noite”.
O outro gênero de orquídea é a Cattleia, a mais popular do mundo. “As regas para ela, como em todas as orquídeas, deve ocorrer quando o substrato estiver seco. Apesar das flores não terem tanta durabilidade quanto a Cymbindium, após as flores caírem, você pode replantar e aguardar a nova florada”, ressalta a decoradora.
Tulipas
Originária da Ásia Central, as tulipas gostam do frio e são muito encontradas em países como Rússia e Holanda.
Sobre essa flor, Lou explica que o desenho das pétalas dá charme e delicadeza aos ambientes. Apesar disso, sua floração e durabilidade são curtas:
Mesmo plantadas adequadamente, as flores terão um bom aspecto por, no máximo, sete dias. Mas vale a pena admirar a sua beleza.
Lírio-da-paz
A espécie veio da Colômbia e Venezuela, representando a paz na simbologia das flores. A decoradora Lou nos explicou que sua manutenção é relativamente fácil, já que em ambientes internos ela já fica bem perto de uma janela que receba sol matinal.
“Você pode colocá-lo perto de uma janela que tenha sol de manhã. Nada de excessos para o lírio: não pode ser muito frio nem muito calor e nem ser regado em excesso. O equilíbrio funciona. Outra dica é cortar com uma tesoura as folhas murchas. Assim, você impede que a planta se desgaste e canalize sua energia nas folhas novas”, aconselha.
Gérbera
Entre as flores de outono mais apaixonantes está a Gérbera com seu jeitinho campestre. Fica linda em arranjo com várias unidades da mesma cor ou em combinações muito coloridas. Suas pétalas vibrantes dão energia aos ambientes.
As flores podem durar de duas a cinco semanas se estiverem plantadas, dependendo dos cuidados. Para ela, a decoradora indica:
Retire as folhas conforme forem murchando. É um jeito simples de deixar a planta com aparência saudável.
Bela-emília
É muito usada por paisagistas por conta da sua graciosidade e capacidade de crescer até 3 metros de altura. Lou nos conta que seus arbustos passam quase todo o ano cobertos por pequenas flores azuis e que ela deve ser cultivada em solo fértil: “Ela fica bem com sol pleno ou parcial e precisa de uma ótima drenagem de água”.
O conselho final é manter o solo úmido enquanto as raízes estiverem em tempo de fixação, pois ela possui uma intolerância razoável a seca. Depois que as raízes se estabelecem, a Bela-emília é capaz de viver com poucas regas.
Jasmim do cabo
É conhecida como gardênia, aquele arbusto perfumado e envolvente. Original da China, pode ser cultivada em qualquer condição climática. Branca e cheia de pétalas, é uma linda opção para encantar o jardim da sua casa durante os dias de outono. Não é muito indicada para pessoas alérgicas.