Dourado na decoração
Antigamente ele era um símbolo de riqueza e poder, hoje é uma expressão do senso de estilo e elegância. Sim, estamos falando do dourado, que fez muito sucesso nas décadas de 20, 60 e 70 e agora reaparece na decoração como uma grande aposta. Nos inspiramos nessa tonalidade brilhante para mostrar algumas dicas de como aplicá-lo na sua casa da melhor maneira possível.
Para destacar
Quando o assunto é colocar o dourado na decoração vale lembrar que menos é mais. A intenção de usá-lo nos ambientes é conquistar um efeito lindo com pequenos detalhes. Peças como vasos, espelhos, almofadas e luminárias são ótimas opções que podem acolher a cor para começar a distribuir requinte nas composições.
Um tom versátil
O dourado não é apenas sofisticado. Ele apresenta versatilidade e pode ser combinado com vários estilos, cores e materiais diferentes. Há quem diga até que esse tom funciona tão bem quanto as nuances neutras, harmonizando em decorações clássicas, modernas, rústicas e até românticas. Para descobrir com o que ele realmente se encaixa, basta perder o medo de ousar e apostar em novas misturas para seu décor.
Diferentes efeito
Assim como as joias, essa tonalidade brilhante foi feita para complementar e valorizar ainda mais uma bela combinação. Em um espaço rosa, por exemplo, a adição do dourado cria um clima glamoroso, enquanto em um ambiente com bases pretas, a atmosfera transmite certo mistério. Também é possível proporcionar uma sensação luxuosa quando combinado com as cores certas.
Para iluminar
Se a ideia é criar um décor que ofereça bom gosto e leveza, você pode escolher um papel de parede neutro com pequenos detalhes dourados e combiná-lo com acessórios em tons pastel ou com uma paleta bege. Desse modo, é possível iluminar o cômodo, criando a sensação de amplitude ao mesmo tempo em que as cores claras refletem o brilho da cor.