Dicas para escolher o colchão perfeito
Qual o melhor acabamento? E o tamanho ideal? Molas ou de látex? Essas perguntas são frequentes quando se trata de comprar um colchão novo. Escolher um modelo perfeito não é fácil já que tal escolha está diretamente relacionada com o descanso e uma vida saudável. A Revista Westwing separou algumas dicas que podem ajudar na hora de optar pelo colchão ideal. Preste atenção em todas as sugestões e bons sonhos!
Perguntas e respostas:
Qual é a sua posição favorita para dormir?
Se você costuma dormir de barriga para cima, precisa de um colchão firme para não afundar nele; se você dorme de lado, é melhor um modelo menos rígido para que seu ombro afunde levemente; Se você costuma dormir de bruços, a opção certa é um meio termo entre os dois exemplos anteriores.
Quanto você pesa?
Peso também é um fator importante. Para os mais magros, o ideal é um colchão flexível e para os acima do peso, um modelo firme é ideal.
Você sente calor e se move muito durante a noite?
Para quem costuma se mexer muito, um colchão firme é a melhor escolha, pois ele permite que os movimentos sejam feitos facilmente. Para os que sentem muito calor a opção certa é um colchão de mola por ser mais frio.
Materiais: Qual o certo para você?
As três regras básicas para o colchão perfeito são as seguintes:
- Não pode ser muito mole
- Não pode ser muito firme
- Não pode ser deformado
Os materiais do colchão
Molas: Elas oferecem firmeza, elasticidade e respiro para o colchão. É possível encontrar modelos com diferentes graus de densidade, garantindo um bom amortecimento e elasticidade.
Vantagem: É o modelo ideal para as costas.
Desvantagem: Com muito peso, as molas podem ceder e afundar.
Espuma de poliuretano: É ideal para crianças ou camas extras que não são utilizadas com tanta frequência.
Vantagem: Isola o calor.
Desvantagem: Perde a firmeza com facilidade.
Látex: É o material mais natural. Os colchões feitos com esse material são higiênicos e dificilmente perdem a elasticidade.
Vantagem: Conforto extremo.
Desvantagem: É mais caro do que a maioria dos colchões.
Viscolatex: é feito de um material com “memória ativa” para que ele se encaixe perfeitamente em nosso corpo. A sensação de leveza e maciez são dois pontos de destaque nesses modelos.
Vantagem: o frescor.
Desvantagem: deve ser utilizado apenas com estrado de madeira.
Cuidados com o colchão
É muito importante ter certos cuidados com o colchão para mantê-lo sempre limpo e no melhor estado possível. Algumas das dicas nós listamos abaixo. Confira!
- Boa Ventilação: Não arrume a cama com pressa. Abra a janela e deixe o ambiente ventilar e depois estique as roupas de cama. Se você fizer isso todos os dias, o seu colchão pode ganhar mais alguns anos de vida.
- Roupas de cama: O ideal é utilizar roupas de cama de qualidade que consigam proteger o contato direto com o colchão. Também é importante lavá-las com frequência para evitar ácaros.
- Vire o colchão: Para não deformar, vire o lado do colchão de três em três meses.
- Data de validade: Sim, os colchões têm um prazo de validade que costuma durar 10 anos. Após este tempo, embora ele mantenha a boa aparência, com certeza estará menos firme e terá alguma deformação.