Casa inteligente: o desejo do momento
Conheça as facilidades da casa inteligente que revoluciona o jeito de morar
Já ouviu falar em casa inteligente? Não? Então chegou a hora, pois esse é um dos assuntos do momento quando se fala em jeitos – otimizados! – de morar. Na prática, “casa inteligente” é o jeito informal de falar sobre automação residencial e sistema de dispositivos eletrônicos em que os principais comandos eletroeletrônicos são feitos via assistente de voz, temporizadores ou smartphones.
Ativados e controlados pela voz ou por meio de um aplicativo próprio, esses dispositivos levam mais conforto e comodidade para os usuários. Afinal, basta dizer algumas palavras ou programar determinada atividade para realizar tarefas em segundos.
Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), atualmente no Brasil há de 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes – quantidade três vezes maior que em 2015. A principal explicação para isso? A mudança de hábito das pessoas e o período de isolamento social, com todos passando mais tempo em casa.
Para conhecer mais sobre as casas inteligentes e como montar a sua, leia este artigo da Revista Westwing.
Kit Casa Inteligente: Quais as Vantagens?
O kit casa inteligente tem muitas vantagens e opções. Eles podem colaborar para uma rotina mais prática e até mesmo econômica. Agora, além de belos móveis, você pode ter tecnologia.
#1 Economia de energia
Apesar das casas inteligentes contarem com muitos equipamentos conectados, o sistema integrado pode gerar uma grande economia de energia com a iluminação inteligente. Isso porque, com o acesso remoto, é possível ligar e desligar equipamentos e luzes inteligentes sempre que houver necessidade, além de poder ajustar a intensidade, potência e outras funções do produto.
#2 Controle a Casa Inteligente
Com o sistema inteligente para casas e os softwares é possível controlar as casas inteligentes mesmo quando você não está no local. Então, se esquecer de desligar algum eletrodoméstico ou deixar a luz acesa, pode fazer isso de forma 100% remota, da cozinha ao quarto. Uau!
#3 Segurança
Uma das principais vantagens da casa inteligente é levar mais segurança aos moradores, já que conta com alarmes com sensores de movimento, monitoramento 24h, fechadura digital que só abre com identificação e muitas outras alternativas. Há também sistemas biométricos, comandos de voz e outras facilidades que deixam o morador no controle total da casa, mesmo quando não está presente.
#4 Conveniência
Na casa inteligente, é possível ainda programar um aspirador de pó, por exemplo, para realizar a limpeza antes de você chegar em casa. Há muitas outras tarefas que podem ser programadas e feitas de forma remota, variando de acordo com os dispositivos.
#5 Casa Inteligente é sinônimo de mais conforto
Com a automação residencial é possível controlar o funcionamento dos cômodos com apenas um toque. Isso favorece pessoas com algum tipo de deficiência, havendo a possibilidade de descer prateleiras, dar sinais diferentes ao tocar a campainha, entre muitas outras facilidades na decoração.
Como montar uma casa inteligente?
Lâmpada inteligente, câmeras wi-fi de segurança, plugues de tomada, fechaduras digitais de porta, sensores de movimento e aspirador robô estão entre os dispositivos mais utilizados na automatização de casa. Cada modelo possui especificações próprias, mas a grande maioria conta com um aplicativo compatível para auxiliar na configuração e realização da automação. E fazem parte do sistema inteligente para casas.
A Amazon, por exemplo, possui a Rotina da Alexa, uma assistente de voz virtual que permite configurar diversas ações para serem executadas através do comando de voz ou em um determinado horário.
Já a Apple possui o aplicativo Casa, que funciona com o “HomeKit”, um pacote de desenvolvimento que controla sistemas automatizados. Dessa forma, é possível configurar todos os aparelhos disponíveis na casa e cadastrar tarefas para serem realizadas da forma que desejar.
Já no Google Assistente, há as “Rotinas”, que podem ser configuradas pelo aplicativo do Google Home, e permitem o ajuste dos dispositivos conectados a partir de um comando ou ação, ou em horários específicos.
Dispositivos para casas inteligentes: O que você pode ter?
Existem alguns dispositivos que são muito conhecidos nas casas inteligentes. Desde eletroportáteis a uma iluminação inteligente. Preparamos uma lista dos que são mais comuns e que você pode ter em casa:
- Robô aspirador de pó: o aspirador robô é um dispositivo que usa sensores para aspirar o pó e varrer sua casa, sem necessidade de supervisão. Veja como o robô aspirador funciona:
- Fechadura digital: essa é uma ferramenta muito conhecida no sistema inteligente para casas. É uma espécie de fechadura eletrônica que tranca a porta automaticamente após o fechamento, além de ter uma abertura feita por senha ou digital;
- Câmera wi-fi de segurança: essas câmeras são ligadas a internet e captam imagens em tempo real. Isso se une a facilidade de visualização em smartphones e, também, mudança de ângulos;
- Lâmpada inteligente: a luz inteligente é um dos dispositivos para casas inteligentes mais comuns. Ela pode ser controlada por aplicativos ou comando de voz. A lâmpada inteligente se difere da comum em sua intensidade, variedade de cor e conectividade;
- Tomada inteligente: as tomadas inteligentes são um dispositivo que permite que você controle eletrônicos a distância, pelo smartphone.
- Assistente de voz: usando inteligência artificial, esse dispositivo ajuda na rotina do dia-a-dia, com lembretes, controle de outros dispositivos, e também, informações de clima, trânsito ou compras;
- Cortina inteligente: usando um sistema inteligente e fotossensível, a cortina inteligente se abre ao sentir a incidência de luz na janela e se fecha ao escurecer, sem precisar de comandos.
Existe ainda a possibilidade de se comprar dispositivos separados e controlá-los através de aplicativos próprios. Basta seguir as especificações de cada um para garantir uma casa 100% automatizada. Sim, o futuro chegou!
Gostou da matéria? Leia também: