8 maneiras de iluminar a casa
A iluminação desempenha um papel importante dentro do lar, pois leva luz aos espaços escuros e ainda consegue criar uma atmosfera especial. Cada ambiente merece um tipo específico que atenda as diferentes necessidades e é por isso que o projeto luminotécnico deve ser pensado com atenção. A Revista Westwing separou 8 maneiras de iluminar a casa da melhor maneira. Inspire-se:
8 soluções para iluminar a casa da melhor maneira
1. Iluminação de níveis
O sistema de iluminação de níveis envolve um conjunto de lâmpadas colocadas em alturas diferentes. A combinação de modelos de teto, parede e piso torna possível ajustar o nível de luz de acordo com as necessidades do ambiente.
2. Spots e luzes decorativas
Nos ambientes amplos os spots funcionam como um guia que delimita cada espaço, dando destaque a diferentes cantos. Já as luzes decorativas servem para valorizar objetos de arte e decorações especiais.
3. Aproveitando os lustres
Um lustre não é apenas um símbolo de luxo, mas também uma peça capaz de refletir a iluminação dentro de um ambiente. Refratando cada raio de luz em suas pedras, o objeto consegue espalhar um efeito brilhante, deixando o cômodo muito mais elegante.
4. Ajustando a intensidade
Será que é possível manter no mesmo ambiente uma iluminação clara o suficiente para uma leitura e leve o bastante para relaxar? Sim! Isso é possível utilizando o dimmer, um controle de potência de iluminação. Com ele é dá para criar a atmosfera desejada, ajustando a intensidade da luz de acordo com necessidades e preferências.
5. Iluminação de ambientes pequenos
Quando um espaço é pequeno a escolha dos móveis se torna limitada, mas a iluminação correta pode ajudar a causar a sensação de amplitude. A primeira regra para esse tipo de local é não utilizar luminárias grandes; a segunda é apostar em uma iluminação caprichada no teto, pois a luz refletida causa o efeito ótico de expansão.
6. LED: uma tendência
Nos últimos anos, a iluminação de LED se tornou uma tendência nos interiores. Existem muitas possibilidades de uso e isso fez com que fosse cada vez mais utilizada, seja para decorar ou iluminar. A dica para quem quer apostar no LED é colocá-lo em corredores escuros ou dentro dos móveis para criar um efeito diferente.
7. Iluminação direta
Nem sempre a iluminação geral é o suficiente para um ambiente. É aí que as luzes diretas entram em cena e ajudam espaços que precisam de precisão nas tarefas, como a cozinha e o escritório. Essa combinação entre pontos gerais e diretos cria um clima agradável e confortável aos olhos.
8. Luz quente e uma atmosfera acolhedora
Se você quiser transmitir a sensação de aconchego em casa, escolha lâmpadas de iluminação quente. As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso.
Não deixe de conferir a campanha “Os gadgets que você precisa“, onde trouxemos jogos de lâmpadas led e luminárias que dão a luz ideal em qualquer ambiente.