Outubro Rosa: um mês de conscientização
Sensibilizado pela causa, a Westwing não poderia deixar de lado o apoio a esta luta
O Outubro Rosa se tornou um verdadeiro símbolo da conscientização do câncer de mama. E a Westwing não poderia deixar de lado o apoio e solidariedade à causa. Além disso, a nossa marca entende a importância da prevenção desse tipo de câncer e conscientização sobre o tema.
Pensando nisso, reunimos aqui dados super relevantes para ressaltarmos a importância do movimento e nos engajarmos ainda mais na causa. Vem conferir!
O câncer de mama no Brasil
Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) foram estimados para 2020 mais de 66 mil novos casos de câncer de mama. Mas por conta do diagnóstico tardio a taxa de mortalidade no país por este tipo de câncer é de 25%.
O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. E também é 2ª causa de todas as mortes de mulheres no país, atrás somente de doenças no sistema circulatório. Porém, se diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, há até 95% de chances de cura.
Além disso, 75% da população não possui plano de saúde e, assim, dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Um sistema que apesar de ser uma referência no mundo inteiro, não dá conta de atender a todos.
Westwing & Outubro Rosa
Há 100 anos atuando na luta contra esta doença, o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (ICAVC) se tornou referência no país. Se consagrou pelos estudos, atendimento e assistência prestados às mulheres vítimas do câncer de mama. Além disso, a instituição é a única na área oncológica 100% SUS.
Para ter uma ideia da dimensão e da importância do trabalho realizado pelo ICAVC, só em sua unidade principal (situada na Rua Cesário Motta Júnior, 112, em São Paulo), foram realizadas 16.181 aplicações de quimioterapia apenas no primeiro semestre deste ano.
Por isso, sensibilizados pela causa e admirados pelo belo trabalho da instituição, nós daWestwing aderimos à causa e criamos uma campanha, que foi ao ar dia 05/10/2020, em que todo o lucro da venda dos produtos foi destinado ao Instituto de Câncer Dr. Arnaldo.
A origem do movimento
O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Desde então, a data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A primeira ação no Brasil relacionada ao Outubro Rosa ocorreu em 2002 e o cenário escolhido foi o Parque Ibirapuera, localizado em São Paulo, que ganhou uma iluminação cor-de-rosa e chamou a atenção para o assunto. Desde então, diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios, monumentos e realizar ações para transmitir a mensagem de que a prevenção é necessária.