Revestimentos, móveis e outros elementos levam aconchego para a sua casa por meio da decoração orgânica; saiba como aplicar!
Escolhas como cores, formas e texturas são fundamentais para uma decoração orgânica. Imagem: Portobello S.A.
Ter uma casa-refúgio, aconchegante e intimista, está entre as tendências para 2022. E a decoração orgânica pode ajudar nisso. Afinal, alguns materiais, formatos e cores se aproximam de características da natureza, aumentando a sensação de bem-estar nos ambientes.
Compre agora com até 70% off:
Na arquitetura nacional, grandes nomes usaram formas orgânicas em suas obras, como é o caso do arquiteto Ruy Ohtake. Entre os destaques da carreira dele estão o Parque Ecológico do Tietê, o Hotel Unique e o Porto Maravilha.
Mas a verdade é que a decoração orgânica não se restringe a grandes projetos. Ela pode ser incorporada em casa de um jeito bem fácil. Ohtake, por exemplo, também produziu linhas de produtos em parceria com a Portobello, que tornam o design mais acessível.
Nas linhas a seguir, confira as dicas para ter uma decoração orgânica!
O que é a decoração orgânica?
Antes de descobrir como aplicar a decoração orgânica, é importante entender melhor esse conceito.
Basicamente, ele se apropria de elementos da natureza para tornar os ambientes mais agradáveis. São materiais, formas, cores, texturas e tecidos naturais ou que se aproximam das suas características.
Assim, a decoração orgânica surge como uma maneira de aproximar as pessoas do natural, mesmo que estejam em centros urbanos. É um jeito de quebrar o cinza das grandes cidades, levando o frescor do verde para dentro de casa. Ainda que o indivíduo more em um prédio moderno ou uma rua movimentada.
Como ter uma decoração orgânica?
A seguir, confira dicas práticas para aplicar esse estilo decorativo no seu lar!
1. Arquitetura orgânica leva curvas aos projetos
Uma das possibilidades de aderir à decoração orgânica é na hora de projetar os espaços. Desde fachadas até ambientes internos podem ter elementos como curvas que remetam a plantas, nuvens e outros aspectos da natureza.
É possível incluir as linhas curvilíneas em paredes, arcos, pilastras e piscinas, por exemplo.
Além dessa possibilidade, dá para projetar uma estrutura de madeira à mostra, o que cria um aspecto rústico e orgânico.
Inclusive, esse era um recurso muito utilizado por Ruy Ohtake, que disse certa vez em entrevista à Portobello que:
“A arquitetura também tem que provocar uma surpresa e ser inovadora. A exemplo de Einstein, quando todo mundo achava que o universo era reto, ele provou que era curvo. A natureza toda é curva!”.
2. Revestimentos ajudam a compor decoração orgânica
Outra maneira de ter uma decoração orgânica é nos revestimentos. Isso geralmente acontece quando eles reproduzem algum elemento natural, como pedra, mármore ou madeira.
É interessante também considerar produtos decorados ou 3D, que levem movimento por meio de estampas ou texturas.
Outra possibilidade é o concreto, como acontece na linha Oh!Take, cocriação da Portobello com Ruy Ohtake. As peças do kit Soul, por exemplo, formam ondas nas paredes e, assim, contribuem para a decoração orgânica.
3. Móveis em linhas curvas remetem à natureza
Os móveis estão entre os elementos que têm destaque nos ambientes sem precisar fazer obra para conquistar uma decoração orgânica. Podem ser mesas, sofás, poltronas… São muitas as possibilidades de mobiliário.
Dependendo da peça, ela ainda ressalta o perfil dos moradores. É o caso das mesas em porcelanato criadas por Ruy Ohtake em parceria com a Portobello. Com formas orgânicas, elas levam o design renomado para casa de um jeito prático.
Outra dica é adotar o estilo rústico, investindo em móveis de madeira. Eles são capazes de deixar os espaços mais aconchegantes.
Além disso, é possível incluir itens na decoração que remetem à natureza. Esse é o caso daqueles feitos em rattan, vime, sisal, palha, bambu ou fibra natural, por exemplo. E eles podem aparecer em todos os cantos da casa, como produtos de iluminação, têxteis diversos e objetos decorativos.
4. Tons neutros e calmos para a decoração orgânica
Na natureza, encontramos uma infinidade de formas, que geralmente são curvas. Mas também há muitas cores para inspirar uma decoração orgânica.
Se você quer seguir esse estilo, o ideal é preferir neutras e claras, que levem calmaria para o lar. O bege, o marrom e o cinza são exemplos de porcelanatos que reproduzem concreto, uma das marcas de Ruy Ohtake.
No entanto, há algumas cores mais fortes e chamativas que podem estar presentes, como azul, verde, amarelo, vermelho e laranja. Isso sem falar nos tons pastel, que ajudam a compor um estilo fresco e aconchegante, que remete à natureza.
Junte as cores aos tecidos, estampas e outros elementos que citamos para ter uma decoração orgânica para ninguém colocar defeito!
5. Estampas e tecidos também contribuem para o estilo
E que tal ter uma decoração orgânica a partir de colchas, mantas, almofadas, quadros e demais objetos estampados? A padronagem pode remeter à natureza com ondas, frutas, flores, animais e outros elementos, como o caso da estampa étnica.
Além disso, em sofás, poltronas e cadeiras, a escolha do tecido faz diferença. Preferir aqueles como linho e algodão não só torna o toque mais agradável, como também aumenta o bem-estar.
A decoração orgânica está em alta, mas há outras novidades no mundo da arquitetura e do décor. Quer ficar por dentro de todas? Acesse o Archtrends!