Derivado da madeira, o Medium Density Fiberboard (placa de fibra de madeira de média densidade, em sua tradução literal), e popular no Brasil sob a abreviatura em inglês "MDF", tem sido muito utilizado para a criação de cozinhas moduladas, graças à sua perfeita substituição da madeira. Criado nos Estados Unidos na década de 60, o MDF possui grande facilidade na absorção de tinta e é um material superior ao aglomerado, o o que o torna forte candidato a fazer parte da sua cozinha.
Fonte: Unsplash
Entre as vantagens do MDF destaca-se ainda seu peso, inferior ao da madeira, o que acaba ajudando na confecção de cozinhas modulares com gavetas de correr bastante duráveis e leves, além de armários com portas que sobem e descem com apenas um toque — e a ajuda de um excelente sistema pneumático. O Westwing, seguindo as tendências do mercado, mostra excelentes opções de cozinhas modulares para trazer conforto e praticidade à sua casa.
Compre agora com até 70% off:
Benefícios das cozinhas em MDF
Graças à sua superioridade em comparação com outros materiais oferecidos em placas, atrelada às facilidades do material citadas anteriormente, a maioria das cozinhas de alta qualidade têm sido produzidas em MDF atualmente. Devido ao excelente acabamento final após a aplicação de tinta, é possível encontrar cozinhas nas mais diferentes tonalidades, desde cozinhas brancas em MDF, até tons coloridos que mais lembram cozinhas dos filmes de Almodóvar.
Diferentes estilos para combinar com a sua cozinha em MDF
Cozinhas em MDF combinam com a maioria dos estilos utilizados na decoração atual — os itens de design e os detalhes é que vão dar ao local o estilo do dono.
- Estilo Boho: para quem segue a decoração em estilo Boho, fica legal inserir alguns cachepots de crochê colorido, com plantinhas como cactus ou ervas utilizadas na culinária. Peças esmaltadas como chaleiras e xícaras também dão um toque especial.
- Estilo Minimalista: os fãs do estilo minimalista podem colocar uns poucos artigos aramados para cozinha sobre o balcão e deixar o ambiente chic, sem deixar de ser clean.
- Estilo Country: experimente utilizar objetos com cara de gastos, como regadores enferrujados e cestas de fruta levemente desgastadas para compor um visual country na sua cozinha em MDF, além de apostar em ganchos na parede — para pendurar de guardanapos de pano, canecas e panelas.
- Estilo Retrô: aposte em objetos do tempo da sua avó e quadros que remetam aos anos 60, como imagens de pinups, motos e ícones do rock’n roll. Para completar, separe uma bela toalha xadrez.
Acabamentos para cozinhas feitas em MDF
É possível conferir às cozinhas em MDF os mais diversos tipos de acabamento. Como já falamos, os acabamentos coloridos têm sido muito pedidos e combinam com os mais diversos estilos. Um exemplo para te inspirar: uma cozinha vintage pode ser toda feita com MDF pintado de vermelho brilhante.
Embora o MDF não seja madeira pura, seu acabamento pode imitar perfeitamente o material, nas mais diversas cores, do tabaco à cerejeira. Há até mesmo quem prefira o MDF no acabamento cru, lembrando as cozinhas de trailers e motorhomes.