Símbolos de proteção
Sorte, azar, felicidade no amor, afastar a inveja… Estas são energias presentes na vida humana. Cada pessoa tem uma forma de distanciar as coisas ruins e aproximar as boas. E você, é supersticioso?
Talismã
O trevo de quatro folhas é um dos símbolos de proteção mais conhecidos. Seja por sua raridade na natureza, visto que a planta normal nasce com 3 partes, ou pelo misticismo do número, este é um talismã mundial.
Plantas que curam
Plantas dentro de casa nunca são demais, principalmente quando cuidam do lar. A arruda é uma velha conhecida dos brasileiros pelas propriedades medicinais, além de ser usada para afastar maus espíritos e até doenças graves. Na Idade Média, a população aproveitava os ramos para se proteger das bruxas caçadas pela Igreja Católica. Outra ótima escolha para decorar é a espada-de-são-jorge, espécie africana que se encaixa em qualquer estilo ou lugar. Além de versátil, algumas lendas garantem que ela oferece defesa ao ambiente.
Animais fiéis
Ver com totalidade e sabedoria, é assim a percepção da coruja que enxerga na escuridão com clarividência. Na casa, ela captaria o que é invisível aos olhos humanos e desmancharia energias ruins. Já o elefante é considerado sanção religiosa, principalmente devido à sua associação com Ganesh, o deus elefante chefiado aos panteões hindus. Aqui o animal também simboliza a sorte. Muito usado para atrair riqueza e prosperidade, a escultura costuma ficar de costas para a porta de entrada, pois dizem que é posição que evita a falta de dinheiro.
Energias refletidas
Quem nunca viu o olho grego circulando por aí? Afinal, é possível encontrá-lo em brincos, pulseiras, colares, chaveiros ou pendurados em finas correntes. Na Grécia, as pessoas acreditam que uma pedra azul neutraliza a inveja e o mau olhado: as energias negativas são transformadas em positivas e devolvidas a quem tenha desejado o mal. Outro símbolo comum utilizado como amuleto é a Hamsa, que significa cinco em árabe — uma referência aos cinco dedos das mãos e os cinco níveis da alma. Ele representa fé, oração, jejum, caridade e peregrinação.
Dissipar ao sol
Ter sonhos maravilhosos à noite faz com que os dias comecem com o pé direito. Mas, às vezes, é impossível afastar os temidos pesadelos que tiram nosso fôlego. O apanhador de sonhos é um tipo de mandala de cura de várias etnias indígenas. Segundo estes grupos, o tempo é influenciado por boas ou más sensações, o amuleto afastaria as energias e pensamentos intrusos deixando que fiquem presos na teia e dissipados ao sol.