10 Ervas Aromáticas Essenciais na Cozinha
Primeiramente, quem não sonha em comer alimentos frescos todos os dias, além de saudáveis e recém-colhidos? As ervas aromáticas podem potencializar o sabor de uma receita e também são bastante utilizadas em chás.
A Westwing listou 10 tipos de ervas aromáticas que são essenciais na horta de um cozinheiro e algumas dicas para quem quer cultivar em casa. Vem aprender!
Ervas Para Temperar Comida
Antes de tudo, existem tantos tipos de ervas aromáticas que sempre nos surpreendemos ao encontrá-las! A propósito, a maioria delas podem ser cultivadas em casa, sabia? Não tem nada melhor do que colher alimentos frescos ao invés daqueles prontos e industrializados no mercado.
Veja como criar a sua própria horta caseira:
Quer saber quais são as plantas aromáticas que você pode ter no seu lar? Confira 10 opções de ervas para temperar comida!
Alecrim
É a erva aromática ideal para o tempero de carnes assadas de todos os tipos, principalmente em carne de porco e carneiro, batatas douradas e manteiga aromática.
Além disso, o alecrim pode ser cultivado por todo o ano. O que é ótimo para garantir esse tempero em todas as estações, deixando os pratos ainda mais saborosos!
Manjericão
O manjericão é um tempero coringa para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. Não somente, o tempero é uma erva muito associada à culinária italiana.
É recomendado que seja utilizado fresco, para que não perca seu sabor e aroma e valorizem ainda mais sua receita. É possível encontrar diferentes tipos de manjericão, como, por exemplo, o manjericão miúdo, tailandês, roxo e limão!
Orégano
O orégano é uma erva que pode ser utilizada fresca ou seca. Combina com pizzas, tomates, torradinhas assadas e é um ótimo tempero para carnes e legumes com sabores mais intensos, como: pimentão, berinjela e cordeiro.
Essa erva aromática ainda tem ótimas características antioxidantes. O tempero de orégano é perfeito para dar aquela finalizada em pratos salgados e seu aroma deixa o prato com um cheiro muito mais marcante.
Coentro
As folhas frescas do coentro vão muito bem nos pratos de frutos-do-mar e caldos de peixe. Além disso, o tempero também é muito utilizado em pratos típicos do nordeste. Suas sementes podem ser utilizadas no preparo de pães e para aromatizar bebidas.
O coentro é uma erva aromática que tem o sabor levemente picante, o que pode causar estranhamento em alguns. Porém, é considerado imprescindível para outros. O gosto único do coentro é uma maravilha para guisados, cozidos e carne seca.
Tomilho
A princípio, o tomilho é uma erva utilizada como tempero, mas também é conhecido por suas propriedades medicinais. Pode ser usado como tempero para carnes de aves e carnes bovinas grelhadas, feijão de todos os tipos, cozidos, marinados de carnes e azeitonas.
No entanto, se diferenciando um pouco das outras ervas citadas, o tomilho é pouco aromático. Apesar disso, continua sendo muito versátil para uma variedade gigante de receitas. Para além das carnes e cozidos, o tomilho é uma erva aromática que combina muito com pratos com queijo e tomate.
Salsa
A salsa ou salsinha, é uma das mais populares ervas aromáticas para culinária, combina com alimentos ricos em amido, como: feijão, batata e grãos. Fica uma delícia com legumes, sopas, carnes, molhos e complementa o sabor de ingredientes picantes.
É uma boa usar a salsa bem fresca e ela deve ser incorporada aos pratos bem no final da receita. Há dois tipos de salsa: a salsa lisa e a salsa crespa. Ambas têm um sabor característico e que faz toda a diferença na hora de cozinhar!
Hortelã
O hortelã ou menta é uma erva extremamente conhecida no solo brasileiro. Muito usada para temperar carne de carneiro, mas, principalmente, por conta do seu chá.
Além disso, para além dos usos culinários, o hortelã é uma erva aromática valorizada pela medicina. Usada para tratar problemas como má digestão, náusea e produzir efeito calmante. Sem contar sua refrescância e o gosto deliciosamente peculiar que essa erva tem!
Cebolinha
A cebolinha também é um dos tipos de erva aromática mais populares na cozinha. O tempero pode ser uma alternativa saborosa e natural para otimizar o gosto de patês e até de manteigas.
Da mesma forma do alecrim, a cebolinha pode ser cultivada o ano todo. Precisa de bastante contato com a luz solar e solo fértil para garantir uma boa colheita.
Louro
Colocar uma folhinha de louro na receita de feijoada é essencial, não é?
O louro é mais uma erva aromática conhecida por temperar diversos pratos populares, mas também prevenir doenças. Ou seja, é o pacote completo. As folhas de louro ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e contém muita fibra, potássio e vitamina C.
Seja como for, aposte nessa erva aromática para temperar carnes de porco, cordeiro, grão-de-bico, feijões e muito mais!
Sálvia
Por último, as folhas de sálvia são usadas por completo no tempero de carnes de frango, de porco, sopas, caldos e molhos.
Além disso, essa erva aromática ainda tem propriedades anti-inflamatórias antimicrobianas. Na hora de plantar a sálvia é necessário situá-la em um espaço com solo bem drenado e luz direta do sol por algumas horas do dia!
Dicas Para Cultivar Ervas Aromáticas Para Culinária:
Junto ou separado?
- Cultive em vasos separados: cebolinha, salsa, hortelã e louro.
- Cultive no mesmo vaso: alecrim, manjericão, tomilho, orégano, sálvia.
Controle de luz
- Luz natural: orégano e hortelã.
- Sol por algumas horas: alecrim, cebolinha, manjericão, tomilho, coentro, louro, salsa, sálvia.
Frequência de regas
- A cada dois dias: tomilho e sálvia.
- Diária moderada: alecrim, orégano, hortelã, salsa, louro e coentro.
- Diária abundante: manjericão.
Gostou das dicas? Portanto, aprenda também como fazer uma Hortinha em casa e veja 2 deliciosas receitas vegetarianas que vão te ganhar pelo sabor!