Belos cenários, motivos culturais, animais e paisagens são retratados com maestria no vaso chinês, objeto decorativo que amplia a beleza e a sofisticação de qualquer ambiente. Marcada pela beleza dos vasos de cerâmica pintados, a arte chinesa é uma das mais famosas do mundo, exatamente devido ao fato de esse povo ter dominado a arte da fabricação da porcelana e da cerâmica.
Fonte: Pexels
Utilizado para decorar salas, corredores, enfeitar mesas e compor ambientes, o vaso chinês pode ser utilizado tanto para armazenar flores quanto para servir apenas de peça decorativa, pois apenas sua beleza já basta para encantar a todos. Se você, assim como nós, do Westwing, adora a arte chinesa e a perfeição de seus materiais, vale acompanhar as dicas de vaso chinês que preparamos para que você escolha a opção que mais combina com a decoração da sua casa!
Compre agora com até 70% off:
A Origem do Vaso Chinês
Cerca de 4.000 anos atrás, os chineses combinaram textura, cor e escultura para produzir a primeira forma de porcelana. Na sequência, artesãos fizeram experimentos com argila branca e altas temperaturas para criar objetos como o vaso chinês, retratando cenas quotidianas e da natureza. Além do vaso, criaram pratos, tigelas, bules e estátuas, que são muito reconhecidos até hoje e apreciados em todo o mundo.
Identificando um Vaso Chinês
Há muitas réplicas de vaso chinês no mercado atualmente. Por isso, você precisa atentar para alguns aspectos na hora de adquirir uma peça dessas. Acompanhe, a seguir, as dicas que separamos para identificar um vaso chinês:
- Olhe na parte inferior do vaso chinês em busca de uma indicação da idade da peça. Os vasos feitos no século XIX têm textura rústica e áspera, em vez de um acabamento polido;
- Avalie o esmalte e o verniz do vaso. Procure mais padrões em tons de laranja do que texturas róseas nos vasos chineses. Se o vaso chinês for azul, identifique inconsistências nos vasos azul-cobalto onde houve uma reação da pintura por ter sido feita em forno;
- Geralmente, os vasos chineses têm padrões ou cenas que contam uma história. Os padrões devem ser claros e pintados perfeitamente.
Como Utilizar um Vaso Chinês na Decoração
Você pode utilizar o vaso chinês para colocar flores ou simplesmente para adornar um móvel. Essa peça combina perfeitamente com móveis mais sóbrios, com estilo rústico e até mais requintado, como, por exemplo, os móveis provençais. Suas cores vibrantes deixam o ambiente mais alegre e charmoso e são um convite para momentos de descontração e descanso. Ter um vaso chinês em uma sala de estar é um charme só e certamente impressionará seus convidados!
Compor a decoração de um ambiente valendo-se de um vaso chinês é uma escolha altamente elegante e sofisticada, haja vista que essa peça milenar segue encantando com sua beleza e perfeição. Preste atenção na hora de escolher a peça que mais combina com você e mãos à obra! Integrar um vaso chinês ao ambiente vai deixá-lo incrível!