O estilo dado a uma casa não está apenas no modo como se compõe o seu décor com móveis, cores e objetos decorativos, mas na escolha certa de cada utensílio e na união de três fatores fundamentais para a hora de adornar: bom gosto, harmonia e funcionalidade. Por essas razões, a travessa refratária é peça-chave em um lar, já que, além de multifuncional, embeleza com seus diferentes modelos.
Fonte: Rawpixel
Quer tenha sido um presente, quer seja aquele refratário lindo de uma loja, ela sempre será parte integrante de uma cozinha! E por mais que seu tipo seja delicado, a travessa refratária aguenta com firmeza a altas temperaturas, devido aos seus materiais resistentes. Quer saber mais com o Westwing sobre esse componente doméstico útil e versátil? Acompanhe nosso artigo e descubra que uma travessa refratária vai muito além de um simples recipiente!
Compre agora com até 70% off:
TIPOS DE TRAVESSA REFRATÁRIA
Dos mais simples aos mais requintados, os modelos de travessa refratária são variados e existem na maioria das cozinhas. E não é de hoje: elas surgiram em meados de 1950, armazenando alimentos. e adornando mesas não somente daqui, como de outros países.
Inclusive, as travessas refratárias retrô são atuais referências do mercado de utilidades domésticas. Modelos deste tipo acompanham as cores e os formatos usados na época que, na maioria, eram ovalados, rasos e com desenhos de flores vistosas e coloridas.
Para os que preferem uma peça moderna, a travessa refratária também existe em linhas contemporâneas e com cores cleans, sendo que os tipos mais comuns têm tampa de vidro e suporte de metal, para apoiar a travessa enquanto quente. Também existem as mais básicas, sem tampa e com ou sem alças.
Dos materiais, porcelana e vidro são os que mais configuram uma travessa refratária. Os formatos são retangular, oval e redondo; quando de porcelana, sua cor é branca, mas alguns modelos podem ser brancos por dentro e coloridos por fora.
AS UTILIDADES DA TRAVESSA REFRATÁRIA
A travessa refratária ajuda a cozinhar os alimentos, tanto no forno quanto no micro-ondas, assim como a congelá-los, no freezer. A recomendação para esses casos é retirar a tampa da travessa quando for exposta a temperaturas elevadas; se estiverem no freezer, não devem ser colocadas imediatamente no forno já quente.
À mesa, as travessas refratárias são super decorativas. Sua leveza e versatilidade ajudam a combinar a peça com sousplats e demais elementos. De poás, são graciosas e oferecem charme por onde estejam! Experimente!