Os tons mais acolhedores e quentes, como os terrosos, estão sendo priorizados na decoração nos últimos anos - provavelmente por influência da pandemia. E a cor terracota despontou dentre as demais da cartela terrosa.

O terracota e outros tons terrosos ganharam popularidade por darem um toque de acolhimento aos ambientes (Projeto: Mauricio Arruda para a Portobello)
O mapeamento de tendências que a Portobello fez no Salão do Móvel de Milão 2022 identificou justamente essa predominância do terracota.
Compre agora com até 70% off:
A cor que é tendência para decorar e revestir ambientes passeia entre o laranja e o marrom, e lembra muito o aspecto natural da argila.
Para saber como incluí-la na decoração da sua casa, confira as próximas linhas deste artigo.
Explore revestimentos em terracota
Graças à sua aparência natural, é muito comum que o terracota apareça em revestimentos.
Além disso, é uma cor muito fácil de se ter como “base”, pois ela vai super bem tanto com objetos e móveis mais coloridos – como mostarda, verde, azul marinho e rosa envelhecido – quanto com tons neutros e complementares, como o marrom e magenta.

Revestimento na parede da coleção Terralma, da Portobello, traz aconchego com a tonalidade terracota (Projeto: Portobello S.A)
Algumas opções bacanas de revestimento são: os tradicionais tijolinhos (ou revestimento cerâmico que faça essa reprodução), em lastras menores ou sem rejunte aparente no piso e azulejos, pedras ou base simples nas paredes.
Vale lembrar que, ao usar o terracota nos revestimentos, ele vai ficar bem expressivo no ambiente. Portanto, é imprescindível que você curta a cor e não só a escolha porque é tendência.
Aposte em objetos
Essa é uma opção para quem quer começar a incluir a cor aos poucos na decoração. Assim como no caso dos revestimentos, é muito fácil encontrar objetos de decoração no tom terracota que façam referência a um material mais natural.

O piso revestido com Terralma Jalapão ganham outro significado no contraste com a parede em mármore preto interpretado em porcelanato (Projeto: Portobello S.A)
Se você curte vasos, uma opção é investir em materiais de cerâmica e argila no tom terracota.
Caso queira ir um pouco além, os sofás, poltronas, nichos, armários da cozinha e até cabeceira de cama em terracota são oportunidades de acrescentar pontualmente muito mais graça e acolhimento ao ambiente.
Já se a sua vontade é ter um ambiente mais clean, complete o espaço com outros objetos, paredes e móveis off-white.
Para um caminho mais “boho” e acolhedor, é o momento de se jogar no rosa queimado, mostarda, verde e tecidos naturais como palha.
Para uma proposta moderna, as cores e móveis complementares podem ser azul marinho ou amarelo vivo.
Vale lembrar sempre que o terracota pode ser inserido apenas como mais uma cor no ambiente e não somente como protagonista.
Priorize elementos naturais
Ah, os tecidos em terracota! Eles são responsáveis por acrescentar muito charme em qualquer ambiente.
Podem vir no tapete (o que é uma ótima opção, visto que não é uma cor que suja com muita facilidade), no mix de almofadas intercalando com tecidos em cores cruas, na roupa de cama e no estofado do sofá.
Tecidos mais leves e menos encorpados tendem a combinar mais com a cor terracota do que tecidos mais volumosos.

Uma forma de usar o terracota é explorar seu fit com elementos mais naturais, como plantas e folhas (Projeto: Portobello S.A)
Outra alternativa é apostar em elementos próprios da natureza, como as plantas, para fazer par com objetos e revestimentos em terracota.
Ambientes “all terracota”
Em muitas referências, é comum ver o ambiente todo em terracota: paredes, móveis, objetos de decoração e até o piso.
É possível fazer essa combinação sem que o ambiente fique over. Basta optar por materiais naturais ou que tenham essa aparência.
Sala de estar e cozinha são ambientes que casam muito bem com toda a decoração em terracota. Eles se tornam ainda mais aconchegantes, com um toque de atualidade.

Ambiente com diversas tonalidades terrosas na parede, sofá e objetos de decoração (Projeto: Portobello S.A)
Independentemente da sua escolha, o importante é brincar com a cor. Seja com um pequeno objeto de decoração ou com uma parede toda, dê uma chance para o terracota. Sua casa vai ficar ainda mais acolhedora e bonita.
Quer incorporar outros tons na decoração? Que tal começar pelo azul? Confira sugestões para usar essa gama de tons na decoração.