Aconchego, conforto e proteção. Essas são algumas das sensações geradas por um tapete, item indispensável na decoração de qualquer ambiente. Hoje em dia, variedades de tapetes é o que não falta no mercado. Há opções para todos os gostos e bolsos, mas um tipo de tapete tem se destacado como o queridinho de decoradores: o fofíssimo tapete espaguete.
Por ser bem felpudo e macio ao toque, os tapetes espaguetes são excelentes opções para ajudar a compor um cômodo, pois são oferecidos em diversas cores e formatos. Alguns possuem, ainda, desenhos ou listras, ideais para completar a decoração de locais com móveis e acessórios mais sóbrios. Nós, do Westwing, selecionamos algumas dicas para você acertar na hora de escolher o melhor tapete espaguete e impressionar a todos na decoração. Confira o guia que preparamos e inspire-se!
Compre agora com até 70% off:
A história do tapete
Que o tapete é um aliado na decoração todos sabemos e que o tapete espaguete é uma opção incrível para dar um toque de conforto à sua casa também, mas você sabe onde e quando o tapete se originou? Embora não seja possível determinar o exato momento em que um tapete surgiu, pesquisadores dizem que o primeiro exemplar de tapete do qual se tem notícia foi feito há cerca de 2.500 anos, no Irã. O tapete mais famoso e conhecido dessa época é o persa, que retratava ramos de videira, arabescos, palmeiras, nuvens e figuras geométricas e era feito de lã de algodão.
Os materiais utilizados no tapete espaguete
Os tapetes do tipo espaguete podem ser feitos com diversos materiais. Para começar, há a opção de possuírem antiderrapante – indicados para ambientes com crianças ou idosos. Já a parte de cima do tapete, os espaguetinhos, podem ser confeccionados de lã, lycra, tecido ou barbante. São inúmeras texturas e variações de materiais e cabe a você escolher o que mais combina com o estilo do restante do espaço. Se ele for mais rústico, que tal o tapete espaguete de barbante? Se for mais aconchegante, opte pelo de lã.
Posicionando o tapete espaguete
Não há regras exatas para se colocar um tapete em um cômodo, mas algumas dicas podem te ajudar a posicionar seu tapete espaguete da melhor forma. Por exemplo: se você for colocá-lo na sala de jantar, deixe-o no centro e calcule o espaço para as cadeiras. Para aumentar a harmonia na sala de estar, deixe uma margem de até 30 cm ao colocá-lo sob o sofá. Nos quartos, o ideal é que o tapete seja posicionado ao lado da cama para evitar pisar no chão frio ao acordar.
Cuidando do seu tapete espaguete
O tapete espaguete é lindo e super aconchegante, mas pode acumular poeira entre suas tramas. Por isso, limpá-lo da forma correta é fundamental para evitar alergias. A seguir, listamos algumas dicas para manter o seu tapete espaguete sempre limpo e gostoso.
- Se possível, aspire diariamente o tapete espaguete para retirar a gordura e o pó. Além de evitar problemas respiratórios, esse cuidado ajuda a conservar o material;
- Se deixar algum líquido ou comida cair no tapete, limpe-o imediatamente. Há diversos produtos anti-manchas no mercado que poderão ser usados para prevenir estragos permanentes. Esponja com sabão neutro também é uma ótima opção de limpeza;
- Procure deixar seu tapete em um local ventilado e que pegue um pouco de sol. Isso o manterá bem seco e livre de ácaros.
Com os cuidados certos e uma composição harmônica seu tapete espaguete ficará incrível em qualquer cômodo. Experimente esse aliado na decoração e faça bonito em casa!