Usados para proteger as paredes do ambiente do preparo das refeições da umidade, respingos de água da pia e do óleo usado no fogão, os revestimentos para cozinha são importantes artifícios adotados para compor a decoração do espaço de forma única, repleta de charme e estilo. Encontrados em diferentes formas, materiais e visuais, os diferentes tipos de revestimento são investimentos essenciais na hora de montar, criar ou elaborar qualquer projeto de decoração de interiores.
Quer conhecer melhor a variedade dos tipos de revestimentos para cozinha, suas características e resultados que proporcionam ao acabamento do cômodo? Então navegue aqui no Westwing e aproveite tudo o que preparamos. No conteúdo dessa página você saberá mais sobre as classificações dos revestimentos para cozinha, dicas para a aplicação no ambiente e muito mais. Confira, inspire-se e comece a se programar para renovar a sua composição!
Compre agora com até 70% off:
Por Que Usar Revestimentos para Cozinha?
O revestimento na cozinha é indicado pelo fato deste ambiente contar com muito vapor devido o cozimento dos alimentos, incidência de água da pia constantemente aberta para lavar louça e ingredientes, além dos respingos de óleo usados durante a fritura de alguns pratos.
Todas estas ações podem, com o tempo, danificar o aspecto das paredes e, exatamente por isso, os revestimentos para cozinha são essenciais. Não há necessidade de colocar revestimentos para cozinha nas quatros paredes do ambiente da casa, pode-se investir apenas na instalações dos espaços próximos ao forno, fogão e pia.
Cores de Revestimentos para Cozinha
A escolha das cores dos revestimentos para cozinha é sempre feita de acordo com as preferências, gosto e estilo dos moradores. Uma dica é sempre levar em consideração a imagem que se deseja passar para o espaço com a colocação dos novos revestimentos para cozinha. Enquanto tons claros nas paredes ajudam a transmitir maior amplitude e limpeza aos cômodos, as cores vibrantes oferecem energia, toque acolhedor e podem até estimular o apetite, como a cor amarela.
Tipos de Revestimentos para Cozinha
Há uma grande variedade de modelos de revestimentos para cozinha, mas os mais utilizados são: azulejos, pastilhas de vidro e pedra. Enquanto o azulejo, que é feito de cerâmica, é bastante popular no mercado de casa e construção, as pastilhas podem ser utilizadas tanto na parede inteira quanto em apenas alguns pontos de destaque do ambiente.
Azulejos de porcelana são o tipo de revestimentos para cozinha favorito, pois combinam praticidade e beleza. A porcelana é resistente e à prova de umidade, sendo uma superfície fácil de limpar perto de fogões e pias. O azulejo de porcelana é um exemplo de revestimentos para cozinha que você pode encontrar em diversos estilos e cores, escolhendo o ideal para a sua decoração.
Já a pedra, por sua vez, é um revestimento para cozinha mais indicado para uso em cozinhas externas, pois seu desnivelamento natural impede instalações de armários, prateleiras e outros móveis nas paredes do cômodo.
Além desses revestimentos para cozinha, ainda tem o revestimento de madeira, opção também indicada para locais externos e que quando aplicada em ambientes internos transforma o cenário completamente.
Revestimentos para Cozinha x Pisos
A escolha do revestimento para cozinha precisa estar em harmonia com o do chão. Por isso, uma boa sugestão é optar por tonalidades diferentes em cada parte, ou seja, se o chão for claro, considere investir numa cor escura de revestimento para cozinha ou o contrário.
Inspire-se com as ideias do Westwing e escolha o revestimento ideal para a sua cozinha!