Investir em um bom revestimento para parede da sala é fundamental. Afinal, a sala de estar é como se fosse o cartão de visitas da casa, o local que abraça, o primeiro descanso de um dia cheio de trabalho.
Diferentes tipos de revestimento podem trazer resultados mais diferenciados e ousados para sua sala de estar (Projeto: Portobello S.A.)
Ela é o lugar de receber os convidados, o primeiro ambiente que um amigo ou familiar tem acesso quando nos visita. É também onde se brinca com as crianças, assiste-se a um bom filme ou apenas se lê um bom livro.
Compre agora com até 70% off:
Devido a tanta importância, não se pode errar na hora de escolher o revestimento que vai decorar as paredes. É preciso pensar na estética, na segurança e na praticidade da limpeza.
Abaixo você confere cinco opções que unem todos esses critérios!
5 opções imperdíveis de revestimento para parede da sala
Veja opções diferentes para reformar a parede do ambiente mais receptivo da casa!
1. Lastra
Grandes formatos trazem praticidade, rapidez na colocação e, para quem mora em ambientes pequenos, ajudam a ampliar visualmente por não contar com muitos rejuntes. Maior formato atualmente no mercado, a Lastra tem tamanho médio de 120 cm x 170 cm.
A Lastra é uma excelente opção de revestimento para parede da sala, independentemente do tamanho do pé-direito, pois ela consegue tanto ampliar visualmente quanto revestir paredes muito altas.
Outras vantagens que a Lastra oferece:
- Revestimento consegue reproduzir fielmente materiais naturais como madeira, mármore e concreto;
- Tecnologia para mantém a qualidade da superfície por décadas;
- Diversidade de texturas, acabamentos e superfícies;
- Sustentabilidade em todo o seu ciclo de produção e utilização;
- Facilidade de manutenção e limpeza.
2. Azulejo de metrô
O subway tiles ou azulejo de metrô é uma espécie de ladrilho retangular usado para cobrir, principalmente, cozinhas e banheiros. Mas que tal utilizá-lo como revestimento para parede da sala?
Colorido e de estilo retrô, o azulejo de metrô pode ser colocado tanto da maneira tradicional (com o lado mais extenso na horizontal) quanto de outras mais ousadas, criando desenhos. Cores diferentes deixam o ambiente mais divertido.
3. Ripado
O revestimento ripado, como o nome indica, é formado por ripas de madeira dispostas lado a lado, que criam um efeito 3D.
Muito visto em casas de campo e na praia, esse tipo de superfície também pode aparecer como revestimento para parede da sala em residências urbanas. Melhor: feita em porcelanato, mas reproduzindo fielmente a madeira.
Uma das grandes vantagens do revestimento é sua porosidade praticamente nula, ou seja, pode ser usado tanto em ambientes secos quanto úmidos. Portanto, pode ser usado tanto na sala quanto em outros cômodos, dando aquela impressão de casa de madeira.
4. Decorado
Como visto, o revestimento para parede da sala não precisa ser liso. Porém, quem deseja algo diferente também não precisa recorrer apenas à reprodução de elementos naturais. O porcelanato decorado vem para quem deseja um pouco mais de ousadia na hora de revestir seus cômodos.
O mais bacana é que esse tipo de superfície pode ter não apenas cores e grafismos, mas também formatos, texturas e relevos diferentes. Dessa forma, é possível inventar formatos e formar desenhos que a sua imaginação permitir.
5. Tijolinho
Para quem gosta de um toque rústico, os tijolinhos expostos trazem exatamente esse efeito e, ao mesmo tempo, contrastam com elementos mais delicados e refinados. No entanto, eles podem fazer muita sujeira — principalmente se, para obter o efeito, a parede for descascada.
Quem deseja ter um revestimento para parede da sala nesse estilo pode optar pelo porcelanato que reproduz tijolinhos. Assim, há o efeito estético dos tijolos com a praticidade e durabilidade da superfície cerâmica.
Quer deixar sua sala ainda mais convidativa? Confira essas ideias de decoração com plantas.