Quanto custa um projeto de arquitetura?

O mundo do consumo muitas vezes nos leva a encarar a realidade do "barato que sai caro". Você já se viu nessa situação? Trata-se da escolha por serviços ou produtos mais acessíveis à primeira vista, mas que podem resultar em despesas adicionais no futuro (em curto, médio ou até longo prazo).

Quanto custa um projeto de arquitetura? | westwing.com.br

Contar com um arquiteto para desenvolver o projeto previne dores de cabeça e gastos desnecessários. Fonte: AdobeStock

Enquanto isso pode ser gerenciável em compras do dia a dia, como alimentos ou roupas, o cenário muda drasticamente quando se trata de investimentos maiores, como obras ou reformas em casa.

Compre agora com até 70% off:

No Brasil, a prática de autoconstrução é comum, na qual as pessoas assumem a responsabilidade pela construção por conta própria, calculando os custos dos materiais e da mão de obra para a realização dela. Muitas delas se esquecem de incluir no orçamento a contratação de um profissional qualificado e habilitado para a execução do projeto, como um arquiteto ou um designer de interiores.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), em 2022, 82% dos 50 milhões de brasileiros que realizaram obras ou reformas deixaram de contar com a orientação de um arquiteto. 

projeto de arquitetura
Autoconstrução é prática comum e ultrapassa a margem dos 80% no Brasil. Fonte: AdobeStock

No entanto, ao contrário do que pode parecer, investir em um profissional desse calibre não é um luxo. É, sim, uma medida que pode garantir tranquilidade e qualidade ao longo do processo de construção ou reforma e após a conclusão da intervenção no imóvel.

Quanto custa contratar um arquiteto?

Segundo estimativas do CAU do Paraná, o custo para contratar um arquiteto varia, mas historicamente corresponde de 3% a 8% do investimento estimado na obra, dependendo do padrão do imóvel. Esse investimento visa assegurar não apenas a qualidade da construção, mas também a qualidade de vida no espaço projetado e construído.

projeto de arquitetura
Investimento para contratar um projeto de arquitetura gira entre 3% e 8% do valor da obra. Fonte: AdobeStock

Na prática, a contratação de um arquiteto ou designer de interiores contribui para tornar o planejamento e a execução da obra mais eficientes. Isso garante que o resultado final atenda às necessidades e desejos dos proprietários. 

Afinal, para a maioria das pessoas, a casa própria representa o maior investimento da vida. Porém, não é raro que, muitas vezes, ele seja feito sem o planejamento e o acompanhamento adequados.

Benefícios para o projeto de arquitetura

Além de propor soluções criativas, funcionais e esteticamente agradáveis, o arquiteto e o designer de interiores desempenham papel crucial na valorização e otimização do investimento realizado pelo cliente.

João Leão, CRO da Archa, plataforma brasileira de contratação de projetos de arquitetura, destaca que o arquiteto pode influenciar a escolha dos materiais, priorizando aqueles que oferecem melhor custo-benefício e durabilidade. 

projeto de arquitetura
Melhor custo-benefício e durabilidade da obra são algumas das vantagens de se contratar um projeto de arquitetura. Fonte: AdobeStock

Além disso, pode promover a reutilização de materiais e móveis e planejar o processo de forma a distribuir os custos ao longo do tempo, gerenciando os recursos humanos envolvidos na obra.

Contratação deve ser encarada como investimento, não como gasto

Contratar um escritório de arquitetura ou design de interiores é, portanto, um investimento que pode ser comparado à contratação de um gestor de investimentos para cuidar do patrimônio do cliente. Sua prestação de serviço pode incluir desde a compra do terreno ou do imóvel até a realização da construção ou reformas.

projeto arquitetura
Contratempos com mão de obra e problemas em gerir o orçamento são algumas das queixas decorrentes da falta de um arquiteto no projeto. Fonte: AdobeStock

Essa ideia é reforçada por dados de uma pesquisa qualitativa realizada pelo CAU em 2015. O estudo demonstrou que a maioria dos entrevistados relatou experiências negativas devido à falta de contratação de um arquiteto para a realização de sua obra. 

Os problemas mais citados incluíam dificuldades com planejamento e orçamento, contratempos com mão de obra e desperdício de materiais, que costumam elevar o custo total do projeto. Por outro lado, a satisfação entre os entrevistados que contrataram um arquiteto em 2022 foi de impressionantes 84%.

Relacionamento de confiança

Agora que você já entendeu porque a contratação de um arquiteto ou designer de interiores é um investimento, vamos a outro ponto. É necessária a criação do elo de confiança entre o cliente e o profissional contratado. Ele é fundamental para que o projeto de arquitetura ou design de interiores siga sem contratempos e dores de cabeça decorrentes de problemas relacionais ou com a obra. 

projeto arquitetura
Alinhar expectativas é fundamental para o bom andamento e satisfação com o projeto de arquitetura. Fonte: AdobeStock

E você, cliente, é parte importante nisso. Então, seja claro, objetivo e realista quanto aos seus desejos, necessidades, prazos e, principalmente, orçamento disponível para a realização da obra ou reforma. 

Esse alinhamento de expectativas é imprescindível e deve ocorrer já no briefing, na primeira etapa do projeto. É a partir dele que o arquiteto ou designer de interiores irá desenvolver o projeto. Isso inclui selecionar materiais, cores, mobiliário,  itens de decoração e iluminação e contratar mão de obra para a execução de todas as etapas da obra ou reforma. 

Lembre-se que o arquiteto e o designer de interiores desejam o sucesso do projeto tanto quanto você. Mais do que isso, são os profissionais que têm o conhecimento técnico necessário para tirar seu sonho do plano das ideias e materializá-lo em ambientes bonitos, confortáveis e agradáveis.

Por fim, controle a ansiedade e não esqueça que projetos de arquitetura e design de interiores levam tempo para amadurecer, que obras e reformas não são realizadas de um dia para outro. Mas que todo o processo e espera irão valer a pena quando sua obra estiver finalizada e você puder, finalmente, desfrutar seu espaço.

Este conteúdo foi feito em parceria com HAUS.