A escolha do piso para banheiro costuma gerar muitas dúvidas. Afinal, o que não faltam são opções de revestimentos disponíveis no mercado hoje em dia. Além disso, considerando que se trata de um ambiente em contato constante com a umidade, essa decisão deve ser tomada com cuidado para assegurar a funcionalidade necessária. Mas, claro, sem deixar a estética de lado!
Graças à diversidade dos porcelanatos, é possível criar ambientes de todos os tipos, dos tradicionais aos despojados (Projeto: Portobello S.A.)
Compre agora com até 70% off:
Por isso, neste artigo vamos mostrar quais são as especificidades das áreas molhadas e como escolher o melhor piso para banheiro. Você ainda pode conferir algumas dicas interessantes de decoração.
Continue a leitura!
Quais são os principais pontos de atenção em áreas molhadas?
Áreas molhadas é como chamamos os ambientes da casa que estão sempre em contato com a água, como é o caso de banheiros, áreas de serviço e quintais.
Isso significa que elas demandam cuidados especiais para garantir a impermeabilização adequada, evitando infiltrações e manchas no piso.
Umidade
Quando o assunto é água no banheiro, logo pensamos no chuveiro e na pia. No entanto, não podemos nos esquecer da umidade presente em todo o ambiente.
Durante o banho, o vapor se espalha. E, se o piso não for adequado, acaba absorvendo grandes quantidades de água, sofrendo infiltrações indesejadas.
Dependendo do caso, isso pode até trincar o revestimento e afetar a estrutura do espaço.
Além do mais, as infiltrações favorecem o acúmulo de mofo, o que pode causar problemas respiratórios nos moradores da casa.
Ninguém quer ter que lidar com todas essas dores de cabeça, não é mesmo?
Portanto, na hora de escolher o piso para banheiro, tenha certeza de que o produto é resistente à água e à umidade.
Limpeza
Lembre-se também de pensar no momento da limpeza. Revestimentos de madeira ou pedra, por exemplo, são difíceis de higienizar. Por isso, não são os mais indicados para o banheiro.
Mas isso não quer dizer que você tenha que abrir mão da sua estética preferida. Opções como o porcelanato reproduzem a aparência de outros materiais.
Além de terem o mesmo efeito visual, as alternativas em porcelanato são muito fáceis de limpar: basta usar água e detergente.
Sabe o que também influencia a limpeza do piso do banheiro? O tamanho dos revestimentos, já que as sujeiras tendem a se acumular nas emendas e podem até causar manchas.
Portanto, superfícies formadas por placas maiores — como porcelanatos de grandes formatos e lastras — costumam oferecer mais praticidade na hora da faxina.
Segurança
Outro ponto importante é a segurança, pois em áreas molhadas o risco de escorregamento tende a ser grande se o piso não for adequado, especialmente se tivermos crianças e idosos entre os moradores da casa.
Algumas pessoas adoram os pisos brilhantes, por exemplo, que costumam ser escorregadios demais para o banheiro. Eles não são os indicados. Mas nada impede você de misturar revestimentos, deixando essas opções brilhantes apenas para as paredes do ambiente.
Qual é o melhor piso para banheiro?
Agora que você já sabe quais fatores merecem atenção, fica fácil entender por que os porcelanatos são os produtos mais indicados para o piso do banheiro, certo?
Além de ser impermeável, esse material é conhecido pela sua durabilidade e está disponível em diversos tamanhos, estilos e cores. Portanto, é possível combiná-lo com diferentes propostas de decoração.
Os modelos recomendados para os pisos de toda a área do banheiro (fora do box também) são os naturais.
A opção com maior resistência é o porcelanato natural. Ele tem uma superfície mate, que deixa o piso do banheiro menos escorregadio e, ao mesmo tempo, mais aconchegante.
Como combinar o piso com o estilo do banheiro?
O banheiro pode ter tanta personalidade quanto os outros ambientes da casa. Mas o mais importante é que a decoração do espaço tenha a ver com o estilo dos moradores.
Veja, a seguir, algumas dicas interessantes para combinar o piso para banheiro com o restante do décor do lar.
Aposte em bancadas de porcelanato
O que não faltam são opções de bancadas de porcelanato que recriam outros materiais, como madeira, pedra, cimento, aço etc.
Além dos modelos comuns, existem aquelas com design diferenciado, seja por conta de formato, tamanho, bordas ou cubas. Embora pareçam meros detalhes, esses elementos influenciam no resultado.
E o melhor de tudo é que, por se tratar do mesmo tipo de material do piso para banheiro, não é difícil fazer uma bela combinação.
Dê preferência às cores neutras
Apesar de a sujeira aparecer mais nos pisos de cores claras, elas são muito usadas no banheiro.
Há opções de revestimentos em cores como off-white, bege e cinza, por exemplo, que não deixam as sujidades tão evidentes quanto o branco.
Mas é claro que existem ainda alternativas em tons mais escuros, como algumas que reproduzem mármore, madeira e cimento.
Quando se trata da cor, a sua preocupação deve ser em garantir que o tom escolhido ajude a criar o efeito desejado, como aconchego, elegância e modernidade, entre outros.
Explore os elementos decorativos
Ainda que o banheiro tenha algumas limitações por causa da umidade, é possível incrementar a decoração.
Você pode, por exemplo, criar detalhes com revestimentos em áreas mais apagadas, nichos dentro do box e pequenos painéis.
Outra ideia interessante é decorar o banheiro com plantas. Isso porque existem muitas espécies que se adaptam bem aos locais úmidos, deixando o ambiente cheio de charme.
E aí, pronto para escolher o piso para banheiro ideal? Agora que você sabe o que deve ser levado em conta, tem o que precisa para concluir essa missão com sucesso!
Que tal conferir inspirações para decorar outros ambientes? Acesse o Archtrends para conhecer as tendências em uma das melhores fontes de referências em arquitetura e design!