Não importa o tipo de madeira em que for feito, o piso de madeira é maravilhoso por si só. Ele traz todo um calor e aconchego para o cômodo que só poderia ser criado por um material em madeira verdadeira. Mas não é apenas o charme que o torna lindo, e sim o efeito que proporciona ao ambiente com suas grandes tábuas de madeira, sem mencionar a sensação agradável que provoca quando andamos descalços sobre ele.
Seja escuro, claro, mais liso ou com a imagem de largas tiras, há pisos de madeira válidos para cada composição, estilo e espaço. Para saber mais sobre o artigo, os tipos que existem no mercado e seus diferenciais, o Westwing preparou especialmente essa página. Navegue com a gente, confira todo o conteúdo abaixo e comece a pensar na escolha do piso de madeira ideal para renovar a sua composição!
Compre agora com até 70% off:
Parquet e Laminado: Principais Diferenças
Muitas pessoas acreditam que o laminado e o parquet são o mesmo tipo de piso de madeira. Por isso, abaixo esclarecemos mais sobre o assunto, já que entre um piso de madeira laminado e o parquet existem diferenças fundamentais.
Laminado: o piso de madeira laminado funciona normalmente como uma espécie de “papel de parede”, uma vez que é colado a um suporte, como uma placa de madeira compensada ou sobre o próprio piso anterior. Este “papel de parede” que na verdade decora o chão, contém uma estrutura de madeira real, razão pela qual o laminado é muitas vezes confundido com tábuas de madeira.
Parquet: ao contrário do piso laminado, o parquet é feito totalmente de madeira. Ele pode, portanto, também ser descrito como piso de madeira parquet. Com um piso em madeira parquet original sua casa exibirá um autêntico e distinto charme.
Tábua Corrida e Parquet são a mesma Coisa?
Apesar de o piso convencional de madeira – também chamado de tábua corrida – e o parquet serem ambos feitos de madeira, existem profundas diferenças entre esses revestimentos para o chão. A principal delas é que o parquet geralmente é colocado apenas em pequenos “pedaços” e as tábuas corridas aparecem em formato muito maior e alongado. Além disso, o parquet normalmente é colado ao chão e as tábuas de madeira são pregadas. Assim, a distinção entre estes dois pisos está em seu tamanho e na forma como eles são colocados.
Espécies de Madeira para Piso de Madeira Maciça
O piso de madeira maciça é provavelmente um dos pisos mais populares pelo fato de os revestimentos feitos em madeira maciça chamarem atenção para sua excelente qualidade logo à primeira vista. E também porque, mais tarde, quando você andar descalço sobre o seu piso de madeira maciça, você saberá que o investimento valeu a pena.
Mas é claro que não existem apenas pisos de madeira maciça. Há uma grande variedade de diferentes tipos de madeira que podem ser processadas e transformadas em um belo piso de madeira. Carvalho, pinho, abeto, faia, freixo, bordo, vidoeiro e mogno são apenas algumas espécies de madeira que são muitas vezes transformadas em pisos de madeira maciça. Mas, graças a vários tratamentos com óleo, cera ou esmalte, as espécies de madeira podem desenvolver uma aparência de alto brilho, ficando completamente diferentes e em tons variados.
Lixando o Piso de Madeira
Após o uso prolongado, para manter a verdadeira beleza do piso de madeira, além de deixá-lo sempre com a aparência de “novo”, ele deve ser lixado. Enquanto este pode ser um trabalho tedioso, ele certamente irá valer a pena, já que logo em seguida você perceberá que a beleza própria deste tipo de piso voltará à tona! Com a ajuda de uma lixa apropriada, o revestimento em madeira pode ser renovado. Em seguida, basta cumprir os passos abaixo:
- Nivelar: Se o seu piso de madeira está irregular, então inicialmente ele deve ser lixado em um mesmo ângulo, garantindo que esteja completamente no mesmo nível;
- Bordas: O piso de madeira é cortado em tábuas corridas retas, portanto elas devem ser lixadas de forma que possam ser colocadas no chão sempre de maneira reta e paralela;
- Espessura da lixa: A madeira bruta deve ser lixada com uma lixa mais grossa e, em seguida, com uma lixa mais fina para acabamento;
- Bordas: Com uma máquina de aparar as bordas, as sobras do piso de madeira poderão ser lixadas. Se o piso de madeira for sempre tratado adequadamente, lixado e encerado com bons óleos e ceras regularmente, então você poderá desfrutar deste revestimento maravilhoso por muitos anos.
Os Tipos de Piso de Madeira x Decoração
Há diferentes tipos de piso de madeira no mercado que podem ser usados para reforçar as variadas tendências decorativas que existem. Em qualquer uma delas, o uso do piso de madeira é ótimo para levar aconchego, comodidade e toque de conforto ao ambiente. Para promover equilíbrio visual no espaço que adota o piso de madeira, uma boa maneira de decorar é investir na utilização de cores claras no restante do décor. O uso das paredes brancas, com estofados e adornos de tons suaves é aconselhável. O piso de madeira dará o charme, destaque e beleza na medida certa para o espaço.
Inspire-se nas dicas do Westwing e deixe sua casa cada vez mais charmosa!