Para que façamos os cômodos de uma casa funcionar como devem, precisamos cumprir, através da decoração, alguns pré-requisitos. Colocamos no plano: móveis, acessórios, aparelhos, equipamentos e revestimentos. Então, para tornar os espaços mais agradáveis para nós mesmos, que tal uma parede de quadros?
Rodrigo Kolton. Fonte: Viva Decora
E como isso, de fato, acontece? Bem, tudo começa a partir do momento que enxergamos parte da nossa personalidade - nossos gostos e preferências - retratados nestes objetos. Ou seja, eles nos representam. Então, por conta dessa identificação, melhor do que nunca, conseguimos nos sentir à vontade dentro desse espaço totalmente particular.
Compre agora com até 70% off:
Ao participarmos desta decisão de “como personalizar os ambientes de casa”, estamos controlando quanto queremos também expor dessa nossa intimidade para o mundo. Usar parede de quadros na decoração, por exemplo, é uma forma muito bem sucedida de completar ambientes. Seja com toques de cor, textura e movimento, até preencher áreas vazias e sem graça. Ou, de repente, “jogar” um toque de humor à composição
Qual parede de quadros combina com decoração de residência?
Talvez, por este título, você pudesse pensar que letreiros de neon ou cartazes de publicidades não são permitidos em decorações residenciais. Bem, não é verdade. Mas tudo é uma questão de ser ou não adequado de acordo com o ‘tom’ da própria decoração.
Por exemplo, ambientes com uma pegada mais vintage poderiam fazer bom uso de peças antigas como estas, resgatadas de antiquários.
O que precisa ser enfatizado neste momento é que parede de quadros, assim como outras peças de personalização de Design e Arquitetura, têm o poder de expressar mensagens visuais, gerando as mais diferentes reações de sentimentos e ações nos observadores.
Dito isso, é importante estabelecer quais as mensagens podem e devem ser adequadamente transmitidas pela decoração de uma casa.
Por exemplo, eis o que os quadros decorativos podem revelar:
- ânsia por liberdade, por maiores laços de ternura, desejo de mais fartura, fé, admiração por algo ou alguém, orgulho por conquistas, saudade constante, afinidade por um estilo, entre outras mensagens.
Entender quais as mensagens deseja transmitir na decoração de cada cômodo da sua casa é só o primeiro passo. Também interfere na escolha das peças: a área disponível para instalação; a luz natural e artificial; além de, sobretudo, o estilo de decoração proposto para o local da parede de quadros.
E os modelos que melhor combinarem com isso é que serão os certos, aqueles que podem vir a fazer parte dos planos de personalização dos ambientes.
Quais estilos de quadros decorativos são tendência na decoração contemporânea?
É mais difícil combinar parede de quadros com figuras humanas na decoração de uma casa, salvo alguns modelos mais sensuais, para quartos de casal, ou retratando personagens de histórias, para quartos de solteiro.
Figuras ligadas à natureza ficam bem para ambientes que lidam com o nosso bem-estar, como cozinhas, banheiros e jardins de inverno. E áreas de refeições devem transmitir a ideia de fartura, por isso é que muito se usa em locais assim espelhos refletindo a mesa ou quadros com ilustrações de alimentos.
As recepções podem dar as boas vindas com parede de quadros com imagens florais ou dizeres carinhosos. Para as áreas comuns, como salas e corredores, onde toda a família e os amigos estarão reunidos, representando diferentes gostos e percepções, nada melhor que os quadros abstratos ou mesmo composições ecléticas.
Já no home office, vale molduras com paisagens ou certificados, lembrando os objetivos dos moradores e instigando a criatividade.
Ambientes clássicos pedem fotos em preto e branco ou figuras mais detalhadas e de tons neutros ou suaves. As decorações modernas já ganham mais sentido com quadros em tons vivos, de linhas mais arrojadas, dando ideia de movimento.
Mas excepcionalmente em áreas como ateliers, oficinas, salas de jogos ou salas de cinema em casa, mais importante do que a paleta de cores ou o estilo da decoração são as inspirações, muitas vezes trazidas por posters variados.
Como organizar seus quadros na parede?
Paredes de quadros podem ser organizadas de muitas formas. Há jeitos diferentes de unir, em uma mesma composição, quadros que tenham proporções diferentes ou figuras segmentadas, por exemplo. São algumas opções:
- em linha central – vertical ou horizontal -, organizando todos os quadros;
- em linha superior ou inferior, organizando todos os quadros;
- equilibrando na composição um quadro grande de um lado e outros menores, juntos, do outro;
- equilibrando na composição um quadro grande no centro e os menores ao redor dele;
- criando um desenho na diagonal;
- ou respeitando um quadrante gerado por duas linhas virtuais em ‘X’ ou ‘+’.
Como escolher molduras para quadros decorativos?
Molduras de quadros são outro acessório de decoração.
Mas elas não podem competir com as figuras em seus interiores, só complementando-nas de forma graciosa – mesmo sendo longas, pesadas e imponentes.
Elas devem fazer essa “ponte” de cor e estilo entre as ilustrações e toda a decoração ao redor, retas e neutras. Seja para combinar com um cenário mais moderno e cheias de ornamentos para combinar com um cenário clássico.
Se tudo isso for muito contrastante ao ponto dessa “ponte” não bastar, ainda existe uma peça adicional que se pode adotar, que é o paspatur.
Trata-se de uma moldura extra colocada pelo lado de dentro da própria moldura.
Geralmente, ela é da cor oposta à ilustração e sua moldura, completando o jogo “escuro, claro, escuro” ou “claro, escuro, claro”. E é possível usar isso para aumentar ou diminuir a intensidade da “força” de um quadro na decoração, assim como seu tamanho total.
Ideias não faltam, use toda sua criatividade e crie uma parede de quadros para encantar as visitas na sua casa!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.