A boiserie é tendência na decoração. Você provavelmente já viu essas molduras enfeitando paredes e portas. Essa é uma técnica muito antiga que, além de ajudar no isolamento térmico, traz um ar clássico e elegante para os ambientes. Antes de saber mais sobre esse assunto — entender o que é e como decorar —, saiba que a pronúncia desse termo francês é “boasserrí”. E então, tudo pronto para descobrir como dar charme à sua decoração com esse recurso? Acompanhe as linhas a seguir!
Diferentes formatos de boiserie podem ser combinados em uma mesma parede (Projeto: Giovanna Sollia)
Compre agora com até 70% off:
O que é parede boiserie?
A parede boiserie funciona como uma espécie de moldura, formando quadrados e retângulos de diferentes tamanhos, que podem ser combinados entre si.
Geralmente, usa-se branco para a textura. Mas esse relevo pode ter tanto a mesma cor quanto um tom diferente da pintura da parede boiserie.
Para muita gente, essa pode parecer uma novidade no mundo da decoração. Mas a parede boiserie é uma técnica muito comum nas construções francesas do século XVIII, inclusive usada pela nobreza.
Agora, é importante não confundi-la com outras técnicas, como rodameios ou lambris.
O primeiro usa materiais semelhantes. No entanto, serve para dividir a parede boiserie em duas partes, na horizontal.
Já o segundo pode ser descrito como réguas de madeira aplicadas na parte inferior das paredes para formar texturas.
Onde usar
Basicamente, a parede boiserie pode ser aplicada em qualquer ambiente, embora seja mais comum em quartos e salas.
O material escolhido faz toda a diferença nesse sentido. Se for um espaço úmido, como banheiro ou cozinha, precisa ter a resistência necessária para não estragar rapidamente.
Como fazer parede boiserie?
É possível empregar diversos materiais. Cada um tem seus pontos positivos e negativos. Por isso, é importante observar o tipo de parede boiserie e o local da aplicação.
Os mais comuns são:
- poliuretano: é uma opção em conta para a parede boiserie. É encontrado em diferentes formatos e texturas. É fácil de instalar. Além disso, pode ser usado em ambientes quentes e úmidos, como banheiros;
- gesso: é o material mais comum hoje em dia. É preciso apenas ter cuidado para fazer o acabamento, de forma que fique bonito e alinhado;
- isopor: tem menor durabilidade, mas também pode ser utilizado na boiserie. O ideal é pintar com tinta acrílica, para dar resistência a ele;
- madeira: era o material mais usado no passado. Porém, ficou para trás por causa da difícil conservação;
- cimento queimado: é outra técnica que é tendência na decoração e serve como base para a boiserie.
Como integrar a parede boiserie à decoração?
Agora, para entender como incluir boiserie no seu ambiente, confira algumas dicas!
Componha com revestimentos de piso e parede
Para ter um ambiente mais elegante, combine a boiserie com pisos de grandes formatos, como porcelanatos e lastras.
Aliás, esses revestimentos cerâmicos também podem ser usados em paredes, de modo a mesclar boiserie e outros elementos, dando um ar moderno.
Leve em consideração o pé direito do espaço
Como a boiserie faz recortes na parede, é importante que o ambiente não tenha pé-direito baixo. Isso porque a técnica pode gerar a sensação de que ele é achatado. Uma dica é aplicar a pelo menos 85 cm de altura do piso.
Combine com a decoração do ambiente
É importante observar se a boiserie combina com o tipo de decoração que você escolheu.
Ela pode não se adaptar ao estilo industrial, por exemplo. Mas, claro, há formas de integrar essa tendência aos espaços.
Já em uma decoração contemporânea, tende a trazer um ar clássico. Uma dica, nesse caso, é usar peças com cantos arredondados e detalhes em arabescos.
Agora, para ter uma atmosfera moderna, prefira a boiserie sem muitos detalhes, com linhas retas e decoração simples.
Fique de olho no equilíbrio
A boiserie pode ser usada para trazer equilíbrio à decoração.
Por exemplo, se você gosta mais do minimalismo em móveis e objetos, aplicar a técnica em tom vibrante, diferente da cor da parede boiserie, pode ser ideal.
Já para quem tem um ambiente cheio de elementos, a boiserie discreta é uma boa pedida. Ela pode ter a mesma cor da parede boiserie ou ser branca. Assim, não há a sensação de excesso de informação.
Adote técnicas para aumentar a durabilidade
Como vimos, alguns materiais são mais frágeis e merecem atenção especial. Por exemplo, se você escolheu fazer uma boiserie de madeira, isopor ou PU, o ideal é cobri-la com tinta acrílica.
Dê preferência a desenhos maiores
A boiserie pode ser usada tanto em espaços pequenos quanto grandes. No primeiro caso, para que não pareça ainda menor, uma dica é optar por desenhos amplos.
Usar a mesma cor na parede boiserie também é uma forma de dar mais amplitude ao ambiente, principalmente se os tons forem claros.
Combine com lambris e rodameios
Outras técnicas podem ser combinadas com a boiserie para enfeitar ainda mais as paredes. Você pode optar por lambris ou rodameios, mas também usar os dois de uma vez só. Para evitar um ambiente poluído, o ideal é utilizar a mesma tonalidade nas peças e na parede boiserie.
Instale quadros no interior da boiserie
Esse é um jeito de deixar a boiserie mais moderna. Por que não aproveitar essas molduras para colocar quadros que enfeitam a parede boiserie e completam a decoração do ambiente? Outra ideia é usá-la como uma moldura para a televisão.
Destaque com um bom projeto de iluminação
Usar arandelas dentro dessas molduras é outra maneira de aproveitar as boiseries para integrar elementos à decoração. Nesse caso, o efeito costuma ser clássico.
Luzes direcionadas para a parede boiserie também ajudam a chamar a atenção para essa textura especial.
Não aplique em todas as paredes boiserie
Use boiserie apenas em algumas paredes para não deixar o visual poluído ou carregado.
De preferência, aproveite superfícies à mostra, sem móveis encostados, para dar mais destaque a esse elemento da decoração.
Outra ideia é usar o mesmo tom da parede boiserie para chamar a atenção para o efeito tridimensional da técnica.
Quando você a coloca atrás de camas ou sofás, chama a atenção para essas partes dos ambientes, dando destaque a elas.
Assim como a parede boiserie, há outras tendências que você pode adotar nos diferentes espaços da sua casa.
Acesse o Archtrends para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da arquitetura e da decoração!