É comum que as flores continuem encantando pessoas de todo o mundo com os seus perfumes peculiares, as suas colorações que parecem pintadas à mão, por vezes, e os encantos que elas trazem só de estarem por perto de alguém, como sensações de paz e tranquilidade. E as orquídeas estão entre as prediletas desse seleto grupo de pessoas que não se cansa da beleza exposta em pétalas vistosas jardins afora.
Fonte: Pexels
As orquídeas são tão afamadas que existe um termo para os seus fãs convictos: orquidófilos. E é comum, pode-se dizer, que a maioria deles possui um orquidário em suas residências, visando os melhores cuidados com essa peculiar flor que possui um conceito decorativo rico, podendo ser coadjuvante de festas em geral, expor a elegância dos ambientes internos de casa e, até mesmo, enfileiradas, vívidas, pelo jardim e, claro, em um orquidário. Saiba tudo sobre o assunto com o Westwing!
Compre agora com até 70% off:
Dicas para montar um orquidário
Um orquidário não precisa, necessariamente, ser uma peça suntuosa do seu jardim, tomando todo o espaço. Existem modelos que esbanjam charme e praticidade, sem dominar toda a área externa do lar. Mas, para construir um orquidário digno de fazer florescer as mais belas orquídeas que você gostaria de possuir, é preciso se atentar a algumas dicas:
Coloque, no orquidário, as orquídeas propícias a se desenvolverem ao sol próximas à luminosidade natural, e, por consequência, afaste do Sol as orquídeas menos amistosas ao calor;
- Tenha um sombrite para fornecer luminosidade na medida certa para as suas flores;
- Considere, sempre, a umidade do ar, não deixando que fique, nunca, abaixo de 30%;
- Um vaporizador ajuda a manter a temperatura e umidade adequadas no orquidário;
- Molhe o chão do orquidário, também, em dias de muito calor;
- Os menores detalhes devem ser pensados, como fertilização, cuidados com as orquídeas e mais uma série de fatores, já que um orquidário demanda tempo, disposição e um investimento considerável.
Como cuidar das orquídeas
As orquídeas são versáteis e contam com uma variedade grande de espécies. Por isso, cuidados adequados devem ser tomados, ao se construir um orquidário versátil. Confira, a seguir, algumas dicas para manter as suas flores sempre lindas e dignas de elogios:
- Vasos de barro drenam a água com mais eficiência;
- Sempre mantenha as orquídeas a dois dedos de altura abaixo da boca do vaso;
- Os brotos surgem sempre na parte da frente da flor. Por isso, ao acomodar a orquídea em um novo vaso, considere mais espaço na parte posterior, para que o exemplar se desenvolva.
- Passe canela em pó no local do corte, ao dispensar algumas folhas, pois é um cicatrizante natural;
- Se a folhagem estiver escura, mude-a de local e deixe-a mais próxima do sol.
Siga as dicas do Westwing e faça um orquidário como poucos, em sua casa, privilegiando a área externa para que acomode você e sua família com muito mais conforto, estilo e elegância. Sinta os prazeres de cuidar de um orquidário caseiro e aposte em uma tarefa gratificante e relaxante!