Cada detalhe da sua casa deve ser pensando com todo o carinho. Usar peças duradouras, elegantes e de fácil aplicação e manutenção é uma necessidade nos dias de hoje. E para quem tem um tempo livre e gosta de botar a mão na massa, criar artigos para todos os ambientes está cada dia mais fácil, sendo além de muito divertido, sustentável. E com isso em mente, um detalhe que com certeza vai agregar valor ao seu lar é a moldura de bambu.
Fonte: Unsplash
Estas molduras são muito práticas de ser feitas e podem ser utilizadas para as mais diversas funções, dentro e fora de casa. A moldura de bambu é muito versátil e combina principalmente com o estilo de decoração rústico, mas não somente, se encaixando também em ambientes contemporâneos e zen. No Westwing você recebe o melhor da curadoria de móveis e design. Confira nossas dicas e inspire-se com a gente!
Compre agora com até 70% off:
Onde Usar
Uma moldura de bambu pode ser usada tanto na área interna, em salas, quartos, banheiros e cozinhas, quanto na área externa, na varanda, quintal ou jardim. O que vale é sua intenção e o que será emoldurado.
Dentro da casa, as molduras de bambu podem acompanhar quadros, fotos, espelhos, pinturas, colagens e o que mais sua criatividade permitir. Fora, entre outras coisas, elas são perfeitas para emoldurar jardins e hortas verticais ou mesmo detalhes de sua decoração externa, como fontes e flores.
Como fazer sua Moldura de Bambu
Agora é a hora de aprender a fazer sua própria moldura de bambu. É muito fácil! Aqui te mostraremos como confeccionar uma no estilo oriental, com duas fileiras de bambu separadas por um vão de cada lado. Confira:
- Antes de mais nada, você vai precisar de 8 varas de bambu medindo 50cm de altura e 3cm de diâmetro (nesse projeto a moldura tem tamanho médio, mas dependendo do que for emoldurado, os bambus podem ser maiores ou menores), pinos de bambu de 3cm,serra de arco, tesoura, cipó sintético ou juta, alicate e furadeira.
- Corte os bambus com a serra, caso eles já não tenham o tamanho ideal.
- Com o maçarico queime as pontas e os nós das plantas. Isso é útil caso você queira mudar a cor de sua moldura, que pode ir de marrom claro até o tom de café, depende de quanto você queimar.
- Cruze uma vareta sobre a outra, em ângulo de 90 graus, a 10cm das extremidades de ambas.
- Faça furos, do tamanho dos pinos, com a furadeira, na parte onde os bambus ficaram sobrepostos e a 15cm das extremidades.
- Coloque um pouco de cola nos furos que vão unir as peças e encaixe um pino de bambu em cada um. Bata cuidadosamente com um martelo para encaixar melhor.
- Amarre os bambus com cipó sintético dando quatro voltas nas varetas. Prenda bem.
- Ao final serão dezesseis furos e amarrações com cipó sintético, um para cada vértice, nesta moldura de bambu. Em modelos mais simples, com apenas 4 varetas, serão 4 vértices.
Sua moldura de bambu está pronta! Para arrematar, você pode aplicar fundos de vime, tecido e até fibra de coco. Agora é só relaxar e deixar esta linda e relaxante moldura ser o destaque de sua parede.