Popular no mundo da moda, o matelassê é um tratamento dado a tecidos e couro que ganhou grande espaço no universo da decoração. Macio e com diversas utilidades, o matelassê costumava ser usado em edredons e colchas no geral – por isso eles são tão fofinhos e gostosos! Hoje, no entanto, já encontra diversas aplicações.
Fonte: Unsplash
Criado para imitar o estilo de cobertas feitas à mão na França há muito tempo, o matelassê é um padrão de tecido espesso que parece estar acolchoado ou preenchido, quando na verdade não há preenchimento. Essa técnica dá às peças conforto e elegância, já que combina toda a suavidade do pano com design próprio. Conhecido no mundo todo pela clássica bolsa 2.55 da Chanel, lançada em 1955, o matelassê pode ser obtido por meio de materiais como algodão ou couro. Saiba tudo sobre ele e suas aplicações em casa com o Westwing!
Compre agora com até 70% off:
História
A palavra matelassê vem do conceito de origem francesa “matelasser“, que quer dizer “acolchoar”. Reza a lenda que a técnica foi criada por Robert Elsden, homenageado em 1745 pela Sociedade para a Promoção das Artes, Manufaturas e Comércio por sua inovação. Acredita-se que Elsden tentava copiar o estilo de colchas artesanais encontradas no sul da França, cuja produção era feita à mão com quatro conjuntos de fios em teares.
Como é Feito o Matelassê
Hoje em dia, o matelassê é muito usado na decoração de interiores. Ele consiste basicamente em um processo que pretende obter um efeito acolchoado, apesar de não ser estofado. E como isso é feito? A partir de várias costuras em dois tecidos superpostos, tendo uma lâmina de enchimento entre eles. Ou seja, por meio de pespontos, o matelassê é confeccionado com um tecido de cada lado e um enchimento no meio.
Para alcançar o efeito desejado, normalmente os tecidos matelassados têm linhas de costura aparente que formam losangos. Esse formato junta o tecido, o enchimento e o forro para formar toda a área acolchoada. No entanto, é possível obter o mesmo efeito com outras formas. Por isso, são encontradas variações de matelassê em desenhos geométricos no geral e até em estampas florais mais complexas.
Produzido em diversas cores, o matelassê é na maior parte das vezes fabricado a partir de linho, algodão ou da mistura entre este tecido e poliéster, além do couro.
Usos e Vantagens da Técnica
Além de clássico e bonito, o matelassê produz peças duráveis. A técnica cria um material tão resistente que muitos objetos permanecem em ótimas condições mesmo após muito tempo. Hoje, já existem peças em matelassê até em museus e coleções particulares.
E onde encontrar objetos matelassados? Além das cobertas e edredons, você pode achar o matelassê em almofadas de diversas cores. Cadeiras, sofás e poltronas também recebem a técnica, o que faz com que eles fiquem extremamente confortáveis, seja aplicada no assento ou no encosto.
Mas não são só em produtos ligados ao descanso que o método é usado. Você pode encontrar baús, buffets e caixinhas de cristal matelassados. Até revestimentos de parede são encontrados em matelassê!
Em relação ao estilo mais adequado, o matelassê permite a utilização em qualquer tipo de decoração. Uma dica interessante é compor atmosferas mais ao estilo vitoriano com poltronas e sofás matelassados. Neste estilo, priorize tons mais claros ou neutros e em móveis de curvas fluidas.
Quem prefere o estilo vintage, também pode escolher peças matelassadas para integrar a decoração. Nesse caso, combine móveis mais antigos com estofamento de sofás e cadeiras em matelassê.
Para os mais modernos, o matelassê é também uma ótima opção. Você pode explorar os puffs matelassados com cores diversas, além de incluir nos revestimentos da parede ou na cabeceira para camas. Enfim, as opções são muitas – basta ter criatividade para combinar da melhor forma!
O Matelassê na Decoração
O matelassê pode ser aplicado nos mais variados estilos decorativos, sempre como recurso que ajuda a reforçar a composição do ambiente. Para espaços delicados, românticos e femininos, móveis e artigos em matelassê com estampas florais são perfeitos para compor com estilo, personalidade e conforto.
Tonalidades fortes são ótimas para decorar espaços mais jovens, descontraídos e criativos. Um sofá matelassê em azul royal, por exemplo, é um ótimo investimento para isso. Ele pode ser complementado com almofadas claras, como nas cores nude, branco ou cinza.
Cores escuras ou tons terrosos são ótimos para a decoração rústica, oferecendo conforto, comodidade e toque intimista ao ambiente.Cores clássicas, como preto, branco ou cinza, são ótimas para decorar ambientes modernos, contemporâneos e tradicionais.
Desfrute da maciez da vida com inspiração!
O Westwing é o maior clube de compras de decoração do Brasil! Por conta disso, nossa maior missão é inspirar cada vez mais clientes na transformação de seus lares. Para isso, oferecemos diariamente campanhas repletas de produtos da mais alta qualidade, funcionalidade e beleza.
Para ter acesso as campanhas que promovemos e a todo nosso conteúdo no geral, basta apenas cadastrar-se gratuitamente.