Não é a toa que uma das primeiras coisas que o casal escolhe para sua lista de casamento são as louças para cozinha. É com elas que servirão a maioria das refeições durante um bom tempo da vida. E é assim em todas as casas. Você começa o dia pegando um prato para servir o pão no café da manhã e termina com uma xícara de chá para relaxar. Com tanta convivência, as louças para cozinha precisam lhe agradar, além de atender a todas as necessidades de um lar.
Quem passa pelo site do Westwing tem a oportunidade de conhecer vários tipos de louças para cozinha, das mais simples e clássicas até as rebuscadas e exuberantes. Há ideias e sugestões de acessórios para todos os tipos de gostos. O Westwing ajuda você a adquirir as peças certas para seu novo lar e lhe inspira na transformação do que já existe na sua casa.
Compre agora com até 70% off:
Como escolher as louças para cozinha
Na hora de escolher suas louças para cozinha, o primeiro fator que deve ser levado em conta é o estilo da casa ou da família. São pessoas tradicionais que prezam pela elegância? Então nada mais chique do que pratos clássicos, com detalhes rebuscados ou estampas francesas, por exemplo, que irão acompanhar todo o restante da aparelhagem – serviço de pratos, sobremesas, chás, cafés – sempre combinando os estilos.
Quando os moradores gostam de louças mais atuais, podem investir em peças mais coloridas ou com formatos arrojados, bastante disponíveis no mercado atualmente. Outra opção, dependendo da família, é simplesmente não combinar nada com nada, comprando cada louça de forma avulsa, o que resulta em uma coleção divertida e inusitada.
Há quem prefira ter dois grupos de louças para a cozinha: um mais simples para usar no dia a dia e, por exemplo, colocar na máquina de lavar louça sem medo; e outro mais chique que fica guardado para os dias de receber visitas e que merecem uma manutenção mais cuidadosa.
Onde guardar as louças para cozinha
Independentemente do tipo de escolha que os moradores fazem, uma coisa é certa: a louça precisa de cuidados e deve ser guardada de uma maneira adequada. O primeiro passo é verificar sempre se ela é feita com materiais que possam ir ao micro-ondas e à lava louça, para que esses eletrodomésticos não a danifiquem.
Outro cuidado muito necessário é na hora de guardar as louças para cozinha. O que é usado diariamente deve sempre ser colocado em armários de fácil acesso e em uma disposição que permita retirar e colocar peças sem prejudicar as restantes que estão no local – isso significa conseguir retirar um prato sem derrubar e quebrar uma xícara guardada ao lado, por exemplo.
O ideal é colocar peças iguais juntas: pratos fundos de um lado, pratos rasos de outro, xícaras junto com os pires. As peças das louças para cozinha que são menos usadas ou aquelas destinadas às visitas podem ficar em prateleiras mais altas ou nos andares superiores do armário, desde que seu manejamento seja feito com cuidado no dia em que se tornarem necessárias.
Quando as louças são muito bonitas, há pessoas que gostam de guardá-las aproveitando para decorar a cozinha. Para isso dispõe as peças em armários com portas transparentes. Ou usam suportes que deixam pratos e xícaras aparentes na parede. Essa é uma excelente ideia para quem prefere não gastar com armários e mantém a cozinha sempre organizada.