Vira e mexe aparece aquela pequena reforma para fazer em casa. Seja pela necessidade de consertar e restaurar um móvel ou simplesmente modificar o ambiente. Para solucionar qualquer um desses casos é essencial ter um bom kit de ferramentas. Sendo assim, um dos instrumentos mais práticos que você pode ter é uma lixadeira. Também conhecida como politriz, ela é uma ferramenta elétrica portátil utilizada para lixar e polir os mais diversos tipos de superfície, como madeira, metal, plástico e gesso.
Fonte: Pexels
As lixadeiras podem ser usadas também para aquele projeto DIY que você e sua família desejam realizar faz tempo. Ela é uma ferramenta muito versátil que te ajuda a deixar qualquer peça ou espaço em seu lar do jeito que você quer. Que tal deixar novo aquele móvel que você herdou da sua avó? Inspire-se com as dicas do Westwing deixadas aquia e transforme sua casa de maneira especial!
Compre agora com até 70% off:
Modelos de Lixadeira
Como qualquer bom material de construção, existe um modelo de lixadeira elétrica ideal para cada uso, seja doméstico ou na construção civil e oficinas mecânicas. Confira os principais tipos de politriz:
- Angular – Usada para desbastar madeira. Não serve para dar acabamento, mas sim “desgastar” a peça.
- Orbital – Utilizada para lixamento de superfícies planas, dando um arremate mais fino.
- Roto Orbital – Apesar de também dar acabamento fino a superfícies planas, ela também permite o lixamento e o polimento de bases não planas, devido a sua base flexível.
- Lixadeira de Cinta – Utilizada em trabalhos mais difíceis, pois retira grandes quantidades de material, por isso é mais utilizada na construção civil.
- Lixadeira Vertical – Menor modelo no mercado, sendo mais fácil de controlar em operações com madeira. Não é a melhor tipo de politriz para dar acabamento, mas é possível fazê-lo.
Cuidados
Para manusear uma politriz é necessário tomar alguns cuidados em vista da saúde do operador e do alcance de bons resultados. Para uma boa manutenção da ferramenta, lubrifique-a regularmente para evitar que as palhetas ressequem e certifique-se que o prato (base da lixadeira) esteja bem encaixado a peça. Nunca retire a coifa do equipamento, ela é uma capa de proteção que impede que partículas derivadas do corte ou lixamento sejam projetadas contra o operante da lixa.
Para tornar seu trabalho mais seguro, o uso de alguns EPI’s – equipamentos de proteção individual – são de extrema importância: óculos de segurança ou viseiras, protetores auricular e máscaras devem ser sempre usados. Dependendo da superfície a ser lixada e da quantidade de substâncias expelidas, pode ser bom utilizar também um avental de raspa. Durante uso não aplique muita força sobre o equipamento, pois o disco é sensível e utilize sempre as duas mãos para manuseá-lo.
O Móvel Ideal
Provavelmente, o melhor uso não profissional para uma lixadeira é a reforma, ou até mesmo construção, de móveis de madeira. Com ela é possível desbastar peças inteiras ou apenas alguns pedaços, deixando-as na medida certa para caber naquele canto desocupado de sua casa e, ainda, receber camadas de tinta, cera e outros produtos. Invista em uma boa lixadeira e cuide de seu lar.